Pirpirituba, município situado no Agreste paraibano, alcançou um marco importante na área da saúde pública neste primeiro quadrimestre: um crescimento e consolidação do 2º lugar na lista dos Indicadores de desempenho do Previne Brasil 2025, A lista analisa o desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios. O índice subiu para 9,88 no Indicador Sintético Final (ISF), que é um indicador que sintetiza o desempenho dos municípios dentro da avaliação técnica do Ministério da Saúde.
Esse resultado demonstra a responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento de ações e campanhas que viabilizam à saúde de qualidade para o município.
Esse avanço dentro da 2ª Região de Saúde da Paraíba, posiciona Pirpirituba em uma colocação de destaque entre uma lista de 25 municípios, considerando tanto o alcance dos indicadores quanto a eficiência na gestão e execução dos serviços oferecidos à população pelas equipes de saúde da família.
Os indicadores avaliados incluem critérios fundamentais, como o número de consultas de pré-natal realizadas, a cobertura vacinal infantil, o acompanhamento de hipertensos e diabéticos, exames de prevenção, e o cadastro atualizado da população. Todos esses fatores refletem diretamente no acesso da população a uma saúde básica de qualidade.
"Esse crescimento é o resultado na prática do trabalho eficaz de uma equipe comprometida e de uma gestão que entende que à saúde pública se faz com organização, responsabilidade e profissionais capacitados. Nos primeiros dias de nossa gestão assumimos o compromisso de fortalecer a Atenção Básica, assegurando uma saúde de qualidade em nosso próprio município”, ressaltou o prefeito de Pirpirituba, Danilo Rocha.
A secretária municipal de Saúde, Erika Pontes, também comemorou o avanço: "Esse índice indica que estamos seguindo no caminho certo e fazendo o nosso trabalho da melhor maneira. A nossa equipe, agentes de saúde e agentes de combate a endemias trabalham firme no apoio e elaboração dessas ações, que divulgam e colocam em prática o nosso serviço. O nosso maior foco é trabalhar ainda mais para manter esse padrão e buscar novas melhorias".
Da Assessoria

Nenhum comentário:
Postar um comentário