A Justiça julgou procedente um pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e anulou concurso público Prefeitura de Serraria, no Brejo paraibano. A decisão também determinar a realização de um novo certame dentro de um prazo máximo de 10 meses.
O pedido para a anulação do concurso anterior foi formulado em Ação Civil Pública (ACP), na Promotoria de Bananeiras, que recebeu diversas denúncias anônimas, relatando irregularidades.
Após a apuração das denúncias, a Promotoria de Bananeiras confirmou as ilegalidades no antigo concurso. Entre os problemas constatados estavam o efetivo favorecimento a candidatos parentes do círculo de amizade e apoiadores do prefeito.
Além disso, o edital do concurso foi retificado diversas vezes, acrescentando e retirando determinadas exigências para alguns cargos. Também foi aumentado o número de vagas para cargos específicos.
Segundo a Justiça, candidatos teriam entregado gabaritos em branco, apenas com o nome assinado, e saíram com provas antes do horário permitido.
Caso a Prefeitura de Serraria não cumpra a decisão de realização de outro concurso, será multada diariamente em R$ 5 mil, limitada a R$ 200 mil, e sem prejuízo das demais sanções.
Por G1/PB