segunda-feira, novembro 30, 2020

Secretaria de Educação entrega o último ciclo de atividades didáticas

 
   A Secretaria de Educação do município de Pirpirituba começa a entregar, a partir desta terça-feira (Iº/11), o último ciclo de atividades didáticas do ano letivo aos alunos da rede de ensino municipal. A distribuição se estenderá até o dia 7 de dezembro. 
  Os alunos da Escola Municipal Deputado Humberto Lucena, situada no Centro da cidade de Pirpirituba, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são os primeiros a receberem as atividades nesta terça-feira (1º/12). 
  Enquanto os alunos das Escolas Municipais Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Caixa D’água; Monsenhor José Coutinho (Centro) e as unidades situadas na zona rural vão receber as atividades didáticas de 2 a 3 de dezembro. 
  E por fim, na segunda-feira (7/12), serão os pequenos da Creche Josélia Lucas de Pontes (Conjunto Novo).

Estado da PB é condenado a indenizar mulher vítima de revista íntima inadequada


  O Estado da Paraíba foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5 mil para uma mulher que sofreu uma revista íntima inadequada em Sousa, no Sertão da Paraíba. De acordo com a decisão, a mulher foi indevidamente submetida ao procedimento por suspeita de tráfico de entorpecentes. 
  Segundo o Tribunal de Justiça da Paraíba, em 24 de maio de 2018, a mulher foi submetida a uma revista íntima "inadequada e vexatória" por agentes penitenciários na Colônia Penal de Sousa. Os servidores públicos denunciaram que ela estaria com entorpecentes escondidos na cavidade genital, o que não foi comprovado durante exame feito no Hospital Regional do município. 
  Considerando que a mulher passou por um exame invasivo sem justificativa, a Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba condenou o Estado por danos morais, com indenização de R$ 5 mil. Na decisão, o relator afirmou que a situação "lesionou o direito fundamental à inviolabilidade da intimidade da autora (art. 5º, X, da CF/88) causando abalo de ordem moral". 
  O G1 entrou em contato com a Procuradoria Geral do Estado, mas não obteve posicionamento sobre o caso até a última atualização desta matéria. Vídeos mais assistidos

Detran da PB suspende transferência de veículos de outros estados

 
  A Direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) comunicou que o serviço de transferência de veículos originários de outros estados será suspenso do próximo dia 11 até 31 de dezembro. A suspensão tem o objetivo de evitar que os processos não concluídos em tempo hábil gerem débitos de licenciamento e de IPVA aos usuários, no próximo exercício. 
  Segundo a Instrução de Serviço nº 22/2020, a direção resolve “estabelecer a data de 10/12/2020 como prazo-limite para a recepção, no âmbito deste departamento, de processos de transferência veicular originário de outra unidade da federação”.
  A instrução de serviço determina ainda que os Certificados de Registros de Veículos (CRVs) com vencimentos nesse período (11/12/2020 a 31/12/2020) tramitarão sem a incidência da multa referente ao vencimento do recibo de compra e venda do veículo até 30 dias após vencido.

domingo, novembro 29, 2020

Homem é assassinado a tiros em Alagoa Grande, Brejo da Paraíba


  Um homicídio foi registrado no início da tarde deste domingo (29/11), por volta das 14h30, na cidade de Alagoa Grande, Brejo paraibano. A vítima trata-se de Edilson Cavalcante dos Santos, de 33 anos. 
  De acordo com a ocorrência, a vítima foi morta a tiros nas proximidades do povoado de Barros, situado na rodovia PB-079. Ainda conforme a ocorrência, um homem em uma motocicleta quem teria deflagrados diversos tiros contra Edilson vindo a óbito no local. 
  O irmão da vítima chegou a contar aos militares que Edilson, que já foi preso por furto em 2016, há uma semana ele tinha sofrido uma perseguição, mas conseguiu escapar. 
  As guarnições policiais realizaram diligências, porém até o momento não houve prisão.

Cícero Lucena recebe 53,16% dos votos e é eleito prefeito de João Pessoa

  Cícero Lucena (PP) foi eleito o 45º prefeito de João Pessoa com 53,16%, o que representou 185.055 votos, tendo como vice-prefeito o vereador Léo Bezerra. O segundo colocado, Nilvan Ferreira (MDB), que tinha como candidato a vice-prefeito o Major Milanez, recebeu 46,84%, o que representou 163.030 votos. O segundo turno do pleito ocorreu neste domingo (29/11). 
  A apuração em João Pessoa foi totalizada pontualmente às 18h11, sendo a Paraíba o primeiro estado a concluir o processo eleitoral no país.

Por PortalCorreio

Beneficiário do Bolsa Família receberá por poupança digital

   
  A Caixa Econômica Federal inicia, a partir de dezembro, o pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família por meio da Conta Poupança Social Digital. Mais de 9 milhões de pessoas que ainda não possuem nenhuma conta bancária poderão receber o benefício por meio de crédito na conta digital, sacar com o cartão Bolsa Família e movimentar os valores pelo aplicativo CAIXA Tem. 
 A modalidade permitirá que o beneficiário tenha conta bancária sem obrigatoriedade de saque integral das parcelas. A abertura das contas será feita de forma automática e escalonada pela Caixa sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências.
 Além de movimentar o benefício pelo aplicativo, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão. 
  Calendário
  A abertura das contas digitais para crédito do Bolsa Família será feita de forma escalonada. Os primeiros a receber os recursos com os serviços da Conta Poupança Social Digital serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do Programa. 
  Nesta primeira etapa, que ocorrerá em dezembro, cerca de 1,5 milhão de pessoas receberão os valores pelo CAIXA Tem. Mês a mês, de acordo com o último digito no NIS, os beneficiários passarão a receber o benefício do Bolsa Família com os serviços da Conta Poupança Social Digital, conforme o seguinte calendário:
  – Beneficiários com NIS final 6, 7 e 8 receberão em janeiro (2,25 milhões de pessoas) 
  – Beneficiários com NIS final 3, 4 e 5 receberão em fevereiro (2,25 milhões de pessoas)
  – Beneficiários com NIS final 1, 2 e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e outros) receberão em março (3 milhões de pessoas)

Eleitores de 57 cidades voltam às urnas neste domingo no 2º turno

 
  Após o resultado do primeiro turno das eleições municipais, ocorrido no último dia 15, eleitores de 57 cidades brasileiras irão retornar às urnas hoje (29/11), para decidir, em segundo turno, quem ficará à frente do Executivo municipal pelos próximos quatro anos. Pela legislação, o segundo turno ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores. 
  Os eleitores devem comparecer às urnas entre as 7h e as 17h deste domingo. Nas primeiras três horas do pleito (das 7h às 10h), a prioridade é para pessoas com mais de 60 anos. 
  Do total de municípios onde ocorrerá o segundo turno, 18 são capitais. Sete capitais brasileiras elegeram seus prefeitos no primeiro turno, pois os primeiros colocados obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Foram reeleitos os prefeitos de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com mais de 63% dos votos válidos; de Curitiba, Rafael Greca (DEM), com quase 60%; de Natal, Alvaro Dias (PSDB), com 57%; de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), e de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), ambos com cerca de 53% dos votos. Em Salvador, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) venceu com 64%. Em Palmas, a atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB) foi reeleita com 36%. 
  Macapá teve a eleição suspensa em razão do apagão que atingiu o Amapá. O primeiro turno na capital amapaense será em 6 de dezembro e o segundo turno, caso o primeiro colocado não obtenha mais de 50% dos votos válidos, será em 20 de dezembro. Já a capital federal, Brasília, não tem disputa para o cargo de prefeito, uma vez que o chefe do Executivo é o governador. 
  Ainda de acordo com o TSE, o índice de abstenção no primeiro turno no país foi de 23,14%. Nas eleições municipais de 2016, o índice de abstenção no primeiro turno foi de 17,58%. 
  Confira as 18 capitais onde haverá segundo turno: 
  Aracaju: Edvaldo Nogueira (PDT) e Danielle Garcia (Cidadania) 
  Belém: Edmilson Rodrigues (PSOL) e Delegado Eguchi (Patriota)
 Boa Vista: Arthur Henrique (MDB) e Ottaci (Solidariedade) 
 Cuiabá: Emanuel Pinheiro (MDB) e Abílio Júnior (Pode) 
  Fortaleza: Sarto Nogueira (PDT) e Capitão Wagner (Pros)
 Goiânia: Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD)
 João Pessoa: Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB)
 Maceió: Alfredo Gaspar (MDB) e JHC (PSB) 
 Manaus: Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante)
 Porto Alegre: Sebastião Melo (MDB) e Manuela d'Ávila (PCdoB)
 Porto Velho: Hildon Chaves (PSDB) e Cristiane Lopes (PP)
 Recife: João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT)
 Rio Branco: Socorro Neri (PSB) e Tião Bocalom (PP)
 Rio de Janeiro: Marcelo Crivella (Republicanos) e Eduardo Paes (DEM)
 São Luís: Eduardo Braide (Pode) e Duarte Júnior (Republicanos)
 São Paulo: Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL)
 Teresina: Dr. Pessoa (MDB) e Kleber Montezuma (PSDB)
 Vitória: Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT);

  Confira os 39 municípios onde haverá segundo turno:
 Anápolis (GO): Roberto Naves (PP) e Antonio Gomide (PT)
 Bauru (SP): Suéllen Rosim (Patriota) e Dr Raul (DEM)
 Blumenau (SC): Mário Hildebrandt (Pode) e João Paulo Kleinübing (DEM) 
 Campinas (SP): Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL)
 Campos dos Goytacazes (RJ): Wladimir Garotinho (PSD - sub judice) e Caio Vianna (PDT)
 Canoas (RS): Jairo Jorge (PSD) e Luiz Carlos Busato (PTB)
 Cariacica (ES): Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT)
 Caucaia (CE): Naumi Amorim (PSD) e Vitor Valim (Pros) 
 Caxias do Sul (RS): Pepe Vargas (PT) e Adiló (PSDB)
 Contagem (MG): Marília (PT) e Felipe Saliba (DEM)
 Diadema (SP): Filippi (PT) e Taka Yamauchi (PSD)
 Feira de Santana (BA): Zé Neto (PT) e Colbert Martins (MDB)
 Franca (SP): Flávia Lancha (PSD) e Alexandre Ferreira (MDB)
 Governador Valadares (MG): André Merlo (PSDB) e Dr Luciano (PSC)
 Guarulhos (SP): Guti (PSD) e Elói Pietá (PT)
 Joinville (SC): Darci de Matos (PSD) e Adriano Silva (Novo)
 Juiz de Fora (MG): Margarida Salomão (PT) e Wilson Rezato (PSB) 
 Limeira (SP): Mario Botion (PSD) e Murilo Félix (Podemos)
 Mauá (SP): Átila Jacomussi (PSB) e Marcelo Oliveira (PT) 
 Mogi das Cruzes (SP): Marcus Melo (PSDB) e Caio Cunha (Pode) 
 Paulista (PE): Yves Ribeiro (MDB) e Francisco Padilha (PSB) 
 Pelotas (RS): Paula Mascarenhas (PSDB) e Ivan Duarte (PT) 
 Petrópolis (RJ): Rubens Bomtempo (PSB) e Bernardo Rossi (PL)
 Piracicaba (SP): Barjas Negri (PSDB) e Luciano Almeida (DEM)
 Ponta Grossa (PR): Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD)
 Praia Grande (SP): Raquel Chini (PSDB) e Danilo Morgado (PSL) 
 Ribeirão Preto (SP): Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB)
 Santa Maria (RS): Sergio Cecchim (PP) e Pozzobom (PSDB)
 Santarém (PA): Nélio Aguiar (DEM) e Maria do Carmo (PT) 
 São Gonçalo (RJ): Dimas Gadelha (PT) e Capitão Nelson (Avante)
 São João de Meriti (RJ): Dr João (DEM) e Leo Vieira (PSC) 
 São Vicente (SP): Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (Pode)
 Serra (ES): Sergio Vidigal (PDT) e Fabio Duarte (Rede)
 Sorocaba (SP): Rodrigo Manga (Republicanos) e Jaqueline Coutinho (PSL)
 Taboão da Serra (SP): Engenheiro Daniel (PSDB) e Aprigio (Pode) 
 Taubaté (SP): Saud (MDB) e Loreny (Cidadania) 
 Uberaba (MG): Elisa Araújo (Solidariedade) e Tony Carlos (PTB)
 Vila Velha (ES): Arnadinho Borgo (Pode) e Max Filho (PSDB)
 Vitória da Conquista (BA): Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão (MDB).

Por Agência Brasil

sábado, novembro 28, 2020

Pesquisa Ibope em João Pessoa: Cícero Lucena, 58%; Nilvan Ferreira, 42%

 
 Pesquisa Ibope encomendada pela TV Cabo Branco e divulgada neste sábado (28/11) aponta os seguintes percentuais de votos válidos para o segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de João Pessoa: 
  Cícero Lucena (PP): 58% Nilvan Ferreira (MDB): 42% 
  O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.   
  Evolução 
 Em relação aos votos válidos do levantamento anterior do Ibope, de 24 de novembro: 
  Cícero Lucena foi de 55% para 58% 
 Nilvan Ferreira foi de 45% para 42% 
 Votos totais 
 Cícero Lucena: 47% 
 Nilvan Ferreira: 35% 
 Branco/nulo: 14% 
 Não sabe/prefere não opinar: 5% 
 Evolução dos votos totais
 Em relação aos votos totais do levantamento anterior do Ibope, de 24 de novembro: Cícero Lucena foi de 44% para 47% Nilvan Ferreira foi de 36% para 35% Branco/nulo foi de 16% para 14% Não sabe/prefere não opinar foi de 3% para 5%
 Sobre a pesquisa 
 Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos 
 Quem foi ouvido: 602 eleitores da cidade de João Pessoa 
 Quando a pesquisa foi feita: 27 e 28 de novembro 
 A pesquisa foi encomendada pela TV Cabo Branco 
 Número de identificação na Justiça Eleitoral: PB 00983/2020 
  O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Por G1/PB

sexta-feira, novembro 27, 2020

Ex-presidiário é assassinado com pelo menos quatro tiros, em Arara

 
 Um ex-presidiário morreu vítima de homicídio, na manhã desta sexta-feira (27/11), na cidade de Arara, interior da Paraíba. Contra ele, os criminosos deflagraram pelo menos quatro tiros atingindo a região da cabeça. 
  A vítima identificada apena como Nino, de 27 anos, segundo notícia, encontrava-se sentado na calçada das imediações da rua da Palha, próximo à sua residência, quando foi surpreendido e assassinado a tiros pela dupla de criminoso. Após ação criminosa, os assassinos deixaram o local. O ex- presidiário não resistiu aos ferimentos e veio óbito no próprio do crime. 
  A polícia foi acionada, realizou diligências, no entanto até o momento nenhuma noticia da dupla.

Homem morre de infarto fulminante na cidade de Alagoinha

  Um infarto fulminante tirou a vida de José Vieira dos Santos, conhecido como ‘Ximba’, supostamente de 35 anos, na cidade de Alagoinha no Brejo paraibano. A noticia da morte ocorreu na quinta-feira (27/11). 
  Ximba ainda chegou a ser socorrido, conforme informações, para o posto de saúde noturno do município, onde a equipe de plantão tentou reanimar, porém ele não resistiu e vindo a óbito. 
 José residia no sítio Ribeiro Grande, zona rural de Alagoinha.

quinta-feira, novembro 26, 2020

Viatura da PM se envolve em acidente durante perseguição em João Pessoa


  Uma perseguição policial terminou em colisão entre carro e viatura na noite desta quinta-feira (26/11), na Zona Sul de João Pessoa. O caso aconteceu por volta das 21h, na Rua Domingos José da Paixão, nas imediações do acesso à praia do Sol, bairro Muçumagro. 
 Informações preliminares, os policiais estavam perseguindo uma dupla de suspeitos que teriam assaltado um motorista de aplicativo. A abordagem à vítima aconteceu no conjunto João Paulo II. O motorista foi colocado no porta malas do carro. 
  O veículo em que vítima e suspeitos estavam foi interceptado e começou a ser perseguido por uma viatura do 5º Batalhão da Polícia Militar. Em determinado ponto, perto da ONG Cicovi, os veículos colidiram violentamente.
  Os bandidos atiraram contra a polícia, que não revidou para não ter o risco de acertar a vítima, que estava no porta malas. A polícia conseguiu capturar um dos assaltantes e cercou outro, que se embrenhou em uma região de mata.
  Policiais que estavam na viatura foram levados para o hospital de emergência e trauma de João Pessoa, sem gravidade, para fazer exames e receber atendimento. Eles estão fora de perigo.

Por PortalT5

Pety e Nina de Ailtinho anunciam apoio à prefeita de Borborema (PB)

Pety, Nina de Ailtinho e prefeita Gilene

  Wallef Soares de Farias ‘Pety’ (PSDB) e Magda Natalia Gomes Xavier ‘Nina de Ailtinho’ (PSDB), vereadores eleitos pela oposição de Borborema (PB) na eleição de 15 de novembro, anunciaram apoio ao grupo político da prefeita reeleita Gilene Cândido.
  A confirmação das adesões dos dois vereadores foi anunciada durante a entrevista de Gilene Cândido ao programa jornalistico 'Jornal Correio da Manhã', da rádio Guarabira FM, sob o comando do radialista Rafael San, na manhã desta quinta-feira (26/11), pelo vereador eleito, com 237 votos, Bisneto Leite.
Momento em que sela o acordo.
O atual vereador Ailtinho se fez presente

  Com o anúncio da ida dos vereadores para o grupo politico, a prefeita reeleita Gilene passa a ter a maioria de cinco
 (Pety, Nina de Ailtinho, Bisneto Leite, Dilsinho e Célia de Lino) dos nove parlamentares na Câmara de Vereador de Borborema em 2021. 
  Com a maioria na Casa, a prefeita assegura a Presidência da Câmara em 2021, quando inicia o seu segundo mandato. Cuja eleição para os dois biênios.   
  Pety foi o primeiro vereador mais votado do município, com 325 votos; enquanto Nina de Ailtinho obteve 243 dos votos, sendo a terceira candidata mais votada. Eles pertenciam ao bloco politico da candidata à prefeita Paula Maranhão (Avante) cujo vice Ailtinho Maia Lucena. 
  No município, três candidatos disputaram à prefeitura de Borborema: Gilene Cândido, que foi eleita com 1.305 votos (35,17%), Paula Maranhão, sendo a segunda mais votada com 1.239 votos (33,39%) e Rubinho, com 1.167 votos (31,45), ficando em terceiro na colocação.  

Jovem morre ao perder controle do carro e derrubar árvores em João Pessoa

 
 O motorista de um carro morreu após perder o controle da direção, na noite dessa quarta-feira (25/11), em João Pessoa. 
  O acidente ocorreu na Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira, por volta de 22h. 
  De acordo com o Corpo de Bombeiros, Márcio Greik dos Santos Freitas, 26 anos, em alta velocidade, pode ter invadido o canteiro central e derrubado dois coqueiros. O veículo parou ao bater na terceira árvore. O carro ficou destruído e o condutor morreu no local. As causas do acidente devem ser investigadas.

Por Portal T5

Ministro do STJ anula pedido de aposentadoria de Arthur Cunha Lima

  O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), cancelou o pedido de aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) entregue na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A decisão ocorre após pedido feito pela subprocuradora da República, Lindôra Araújo. 
 O STJ entendeu que o pedido pela aposentadoria estaria sendo usada como ‘subterfúgio para tentar escapar da jurisdição do STJ’. De acordo com o STJ, o conselheiro só pode se aposentar caso seja absolvido do julgamento. Arthur Cunha Lima é um dos investigados na nona fase da Operação Calvário, deflagrada no final do mês de outubro. 
  Sobre a operação 
  Segundo divulgado pela CGU, o objetivo da nona fase da Calvário é aumentar o conjunto probatório das fraudes constatadas em etapas anteriores da operação, principalmente no que diz respeito aos indícios de crime de lavagem de dinheiro por parte de empresários e agentes públicos. 
  De acordo com as investigações, o Governo da Paraíba empenhou, entre 2011 e 2019, R$ 2,4 bilhões em favor de OS, tendo pago cerca de R$ 2,1 bilhões. Estima-se que R$ 134 milhões tenham sido desviados.

terça-feira, novembro 24, 2020

Morre aos 69 anos, em São Paulo, o jornalista Fernando Vannucci

  Morreu nesta terça-feira (24/11) em São Paulo, aos 69 anos, o jornalista Fernando Vannucci. Locutor, apresentador e comentarista esportivo, Vannucci deixa quatro filhos. A causa da morte não foi divulgada. Velório e sepultamento devem ocorrer no Rio de Janeiro.
 O jornalista passou mal pela manhã, socorrido pela empregada e levado ao Pronto Socorro Central de Barueri, na Grande São Paulo. No entanto, ele não resistiu.
 Vannucci havia sofrido um infarto em 2019 e colocado um marca-passo. Desde então, tinha à saúde comprometida. 
  Nascido em Uberaba, no Triângulo Mineiro, Fernando Vannucci trabalhou na Globo Minas entre 1973 e 1977. Em seguida, passou a trabalhar no Rio de Janeiro, apresentando diversos programas, como Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico.
  Na passagem pela Globo, Fernando Vannucci cobriu seis Copas do Mundo: 1978, 1982, 1986, 1990, 1994 e 1998. Ainda ficou marcado pela criação do bordão "Alô, você!". 
  Ele também trabalhou em TV Bandeirantes, TV Record, Rede TV e Rede Brasil de Televisão.

Por GloboEsporte

Polícia investiga morte de bebê com marcas de espancamento, em CG


   A Polícia Civil está investigando a morte de um bebê de 1 ano e 2 meses, que chegou ainda sem vida ao Hospital da Criança de Campina Grande, na noite de segunda-feira (23/11). De acordo com as informações da polícia, a criança tinha vários hematomas pelo corpo, e alguém da família é suspeito de espancá-lo.
 A equipe da Polícia Militar foi acionada por volta das 19h50, no conjunto habitacional Aluízio Campos, onde a criança morava. Em depoimento à polícia, a mãe da vítima informou que tem outros quatro filhos.
  Segundo a PM, a criança foi levada ao hospital por familiares. Em seguida, o Conselho Tutelar foi chamado, e foi quem acionou a Polícia Civil. Foram conduzidos até a Central de Polícia os pais, a avó e outras testemunhas para serem ouvidas, pois havia contradição entre o relato do pai, da mãe e da avó. 
  Testemunhas relataram à polícia ter conhecimento sobre a criança ter sido espancada, sendo esta a possível causa da morte. Ainda segundo relatos, a mãe tinha envolvimento com questões de violência com os outros filhos. O padrasto da criança tem passagem pela polícia.
  Segundo o delegado André Rabello, a criança apresentava graves sinais de espancamento. Durante toda a madrugada, familiares da criança foram ouvidos. "A criança tinha vários hematomas e estamos ouvindo pessoas desde a madrugada", disse.

Por G1/PB

Composto sintético criado na PB é promissor no combate ao câncer

 
 Um composto anticancerígeno desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) levanta a possibilidade de cura para alguns tipos da doença. O A398, como foi chamado o composto, já foi patenteado pela universidade, que busca parceria com empresas farmacêuticas ou biotecnológicas para a realização de testes em seres humanos. A pesquisa tem a colaboração de pesquisadores do Instituto Butantan, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 
  O coordenador do estudo e professor do Departamento de Biotecnologia da UFPB, Demetrius Araújo, que se dedica a pesquisar o assunto há pelo menos dez anos, destaca que, apesar de o estudo ser uma relevante contribuição no combate ao câncer, não se pode afirmar que o composto, que só foi testado em laboratório até agora, representa a cura da doença.
  Além disso, ele acrescenta que é difícil haver uma única droga que sirva para os muitos tipos de câncer existentes. “Em todo o mundo, tem se buscado uma perspectiva de cura, mas é muito difícil. São muitas vacinas sendo testadas, procedimentos cirúrgicos, radioterapia, enfim, existe um arsenal muito grande contra uma doença de grande complexidade.” 
  Demetrius Araújo explica que o composto é uma molécula sintética (totalmente produzida em laboratório) que tem origem a partir da estrutura química da podofilotoxina, uma molécula natural e muito tóxica extraída de uma planta. 
  Essa toxina, já usada há muitos anos no tratamento do câncer, causa fortes efeitos colaterais (neurológicos e para o sistema renal do paciente, por exemplo). Junto com o professor do Departamento de Química da UFPB, Petrônio Filgueiras, o pesquisador decidiu verificar se era possível substituir alguns elementos da estrutura da podofilotoxina e manter a ação anticancerígena. 
  Após testes laboratoriais em camundongos e em células que mimetizam determinadas células do organismo humano, fase pré-clínica do estudo, a descoberta foi animadora: os tumores – em fase aguda ou inicial – regrediram consideravelmente, com muito menos efeitos colaterais, em casos variados, a exemplo do câncer de mama e alguns tipos de leucemia. Outra revelação positiva foi que o composto A398 não tem efeito inflamatório, comum em muitas drogas usadas contra células cancerígenas. “Isso é um ganho para o conforto do paciente, que já está debilitado pelo tratamento”, comemorou o coordenador do estudo. No entanto, ele alerta que os resultados ainda precisam ser comprovados em humanos, fase clínica do estudo. 
  Quanto a uma possível parceria para o desenvolvimento dos testes clínicos, Demetrius Araújo mostrou-se otimista. “Os resultados, que foram criteriosamente analisados, são muito bons. Nosso grupo de pesquisadores deu a contribuição da descoberta. O conhecimento obtido na UFPB, com essa pesquisa, gerou um produto útil para a sociedade. Agora, para a pesquisa avançar, precisamos de parceria com alguma empresa interessada em desenvolver os testes”. 
 Os testes clínicos, que, a princípio, seriam realizados em voluntários saudáveis para, somente depois, no caso de resultados favoráveis, incluírem pacientes com a doença, precisam ser autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
  Dependendo do progresso dos testes, essa fase clínica pode durar, em média, de três a cinco anos, até que os fármacos possam finalmente ser disponibilizado para pacientes com câncer. 
  Interessados na pesquisa devem entrar em contato pelo e-mail demetrius@cbiotec.ufpb.br.

Homem morre carbonizado em incêndio na própria casa, em Lagoa Seca, PB


  Um homem de 60 anos, identificado como José da Silva Maciel, morreu carbonizado em Lagoa Seca, no Agreste da Paraíba. O incêndio na residência da vítima começou por volta das 22h30 dessa segunda-feira (23/11) e ele já estava dormindo. 
  Na casa onde o homem morava, que fica na zona rural da cidade, não tinha energia elétrica e ele utilizava velas para iluminar o local. Ele era catador de material reciclável e, por isso, tinha bastante entulho dentro da residência, o que pode ter facilitado o rápido alastramento das chamas. 
  Quando os vizinhos perceberam a situação, tentaram conter o fogo com água de uma cisterna próxima, mas as chamas só foram contidas por volta as 3h30, depois de horas de trabalho do Corpo de Bombeiros.

Por G1/PB

Morre, aos 83 anos, Francisco Camargo, pai dos sertanejos Zezé e Luciano

  Pai de Zezé di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, de 83 anos, morreu na noite de segunda feira (23/11), após dias internado em hospital particular em Goiânia. A informação foi confirmada pela assessoria da dupla na manhã desta terça-feira (24/11). 
  Por meio de nota, a assessoria dos sertanejos afirmou que o velório deve ser às 10h no Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O sepultamento está marcado para as 17h. Veja o comunicado na íntegra ao fim da reportagem. 
  Também de acordo com a assessoria, Zezé já está na capital goiana. Luciano, que mora em São Paulo, testou positivo para Covid-19 e está em isolamento em casa. 
  Seu Francisco estava internado desde o último dia 10 de novembro, quando sentiu dores no intestino e precisou ser internado para fazer exames. 
  Quatro dias depois, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência para estancar um sangramento no órgão. No dia, Zezé e Luciano estavam em Goiânia para acompanhar de perto a evolução do quadro. 
 Segundo o irmão dos cantores, Emanoel Camargo, o pai havia começado a retirada dos sedativos na quinta-feira (18/11).

Por G1

Homem é assassinado a tiros quando chegava ao trabalho, em Cabedelo


  Um homem foi assassinado a tiros, na manhã desta terça-feira (24/11), quando chegava ao trabalho, no bairro do Poço, em Cabedelo, na Paraíba. Maciel Antônio de Lima, 31 anos, morava em Santa Rita e trabalhava na construção civil na cidade de Cabedelo. 
  De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, a vítima chegava ao trabalho quando foi abordada por quatro homens encapuzados. A vítima tentou correr, mas foi atingida pelos disparos e morreu ainda no local. 
  A Polícia Militar isolou a área para chegada da perícia. A motivação e autoria do homicídio ainda são desconhecidas.

Por ClickPB

domingo, novembro 22, 2020

Mais de 50 anos dividem a prefeita mais velha e o mais jovem eleitos na PB em 2020

Aline e Vicente


  Mais de 50 anos de idade separam a prefeita mais velha e o prefeito mais jovem eleitos na Paraíba. Aline Barbosa de Lima (PDT) nasceu em 25 de fevereiro de 1942 e tem 78 anos, enquanto que Vicente Antônio da Silva Neto (PL) nasceu em 2 de setembro de 1995 e tem 25 anos. Ela vai comandar o município de Belém e ele vai comandar o município de Serra Grande. 
  Quando terminarem seus mandatos, no fim de 2024, Aline terá 82 anos. Já Vicente não terá nem mesmo 30 anos de idade. 
  Dona Aline, tal como consta o seu nome na urna eletrônica, teve uma disputa percentualmente mais acirrada entre os dois. Talvez por Belém ser uma cidade maior (registrou mais de 10 mil votos válidos, contra 2.697 de Serra Grande), talvez porque Aline enfrentou e venceu a atual prefeita, Renata Christinne. Fato é que ela conquistou 58,58% dos votos, contra 39,38% da atual prefeita. Belém ainda teve uma terceira candidatura, a do Professor Hidalberto, que conquistou apenas 1,74%. 
  Vicente, por sua vez, teve uma disputa aparentemente mais tranquila.Aliado do atual prefeito Jairo, conseguiu manter o seu grupo no poder. Levou 72,27% dos votos, contra 27,73% do adversário, Doutor Marquinhos.
  Belém é uma cidade localizada na região polarizada por Guarabira, já Serra Grande está no Sertão paraibano. Ambas estão separadas por 377km de distância.

Por G1/PB

sábado, novembro 21, 2020

TSE acha R$ 60 mi em irregularidades nas contas de candidatos

 
  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encontrou indícios irregularidades no valor de R$ 60 milhões nas prestações de contas de candidatos às eleições municipais deste ano. A informação faz parte de uma investigação realizada pelo núcleo de inteligência da Justiça Eleitoral.
  A maior parte das irregularidades envolve doações feitas por pessoas que não têm emprego formal. Nesse caso, houve 9.068 casos que somaram R$ 33 milhões. Também foram registrados R$ 17 milhões em repasses incompatíveis com a renda e 15 doadores que aparecem como falecidos em um sistema de controle de óbitos. 
  O TSE também encontrou 1.289 prestadores de serviços que são beneficiários do Bolsa Família, além de 1.227 doadores que recebem outros benefícios sociais do governo. 925 empresários que são parentes de candidatos receberam R$ 1,6 milhão das campanhas. 
  As irregularidades encontradas pelo grupo inteligência da Justiça Eleitoral serão enviadas para providências dos tribunais regionais eleitorais e do Ministério Público. 
  O grupo é composto por representantes do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Receita Federal, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério da Cidadania, entre outros.

Por Agência Brasil

Deputados Edna e João Henrique testam positivo pra Covid-19, na PB

 
 A deputada federal Edna Henrique, o deputado estadual João Henrique e a filha do casal Micheila Henrique, que foi candidata à prefeitura de Monteiro, no Cariri da Paraíba, testaram positivo para Covid-19. A família está em tratamento em um hospital de João Pessoa. 
  De acordo com informações da assessoria dos parlamentares, a deputada Edna Henrique (PSDB) já recebeu alta nesta sexta-feira (20/11). A filha e o marido continuam internados. 
  Micheila Henrique (PSDB) está sob observação. Já o deputado João Henrique (PSDB), está recebendo cuidados mais intensos por ter diabetes, mas está estável e seu estado de saúde é positivo, de acordo com a assessoria. 
  A médica Micheila ficou em segundo lugar nas Eleições 2020 para a prefeitura de Monteiro, com 42,07% dos votos válidos. Como estiveram em campanha, a assessoria alerta aos que tiveram contato direto com eles nos últimos dias, para que se mantenham em distanciamento social e se apresentarem algum sintoma procurem uma unidade de saúde para realização do teste que diagnostica a Covid-19.

Por G1/PB

sexta-feira, novembro 20, 2020

Agricultor morre após acidente entre caminhão e motocicleta, no Sertão da PB

  
 Um agricultor de 59 anos morreu após um acidente entre caminhão e motocicleta, na manhã desta sexta-feira (20/11), em Sousa, no Sertão da Paraíba. De acordo com informações da Polícia Militar, os veículos trafegavam em sentidos opostos quando colidiram. 
  O acidente aconteceu na altura do quilômetro 468, na BR-230. Com o impacto da batida, a moto ficou parcialmente destruída. O motorista do caminhão fugiu do local.
  A vítima morreu ainda no local em que o acidente aconteceu. O corpo dele foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Cajazeiras, também no Sertão.

Por G1/PB

Mulher é esfaqueada por marido na frente dos filhos em Campina Grande

 
 Uma mulher de 25 anos foi esfaqueada pelo marido na madrugada desta sexta-feira (20/11), no bairro do Catolé, em Campina Grande. Os dois filhos do casal, que têm 7 e 2 anos de idade, presenciaram o crime. O 
agressor, de 39 anos, foi preso em flagrante. De acordo com a Polícia Militar, há indícios de que o casal estaria consumindo bebidas alcoólicas antes do crime. O motivo do conflito não foi revelado pela PM. 
  A vítima foi atingida por golpes de faca no pescoço, tórax, abdômen e perna. Segundo a Polícia Militar, houve demora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro à vítima. Ela foi levada para o Hospital de Emergência e Trauma da cidade. O estado de saúde dela é considerado grave. 
  O agressor, que apresentava um corte no pulso, também foi levado ao hospital. Ele mesmo teria provocado o ferimento, que não possui gravidade, conforme análise médica. O agressor está no hospital, sob custódia da polícia e deve passar por audiência de custódia nas próximas horas. 
  O casal é de Manaus, Amazonas, e não tem parentes ou amigos na Paraíba. Profissionais do Conselho Tutelar não puderam ir ao local do crime, por falta de motorista, e as crianças foram levadas à sede do órgão pela polícia. Uma irmã do agressor, que mora em Fortaleza, Ceará, foi localizada e informada sobre a situação. Ela se comprometeu a providenciar um acolhimento aos sobrinhos.

quinta-feira, novembro 19, 2020

Em 13 municípios da PB, total de votos válidos é maior do que número de habitantes

 
  Em 13 municípios da Paraíba, o número de votos válidos foi maior que o número de habitantes, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Levando em conta o número de eleitores, são 31 os municípios paraibanos que têm mais eleitores que habitantes. 
   No Sertão, a cidade de Lastro teve 1.249 votos válidos a mais que a população total. Segundo os dados, o candidato Dr. Athaíde (Cidadania) foi eleito com 2.050 votos, representando 52,86% do total de votos. O segundo colocado, Dr. Licon (Avante) teve 1.828 votos, porém o município só tem 2.700 habitantes. 
  Em Santa Terezinha, o candidato eleito Arimatéia (Republicanos) teve 2.353 votos e Terezinha de Zé Afonso (PSDB) 2.286, um total de 4.805 votos válidos enquanto tem 4.562 habitantes. 
  Os votos válidos são mais volumosos que a população em 13 municípios.
  De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a distorção entre número de habitantes e eleitorado não quer dizer que haja fraude. Isso ocorre porque o conceito de domicílio eleitoral é muito amplo. As pessoas podem votar onde moram, trabalham ou veraneiam. É admitido também o domicílio eleitoral afetivo e familiar. O último cadastramento dos eleitores nos municípios foi encerrado em 2018.

Por G1/PB

Campeão de votos: Ricarlleson se torna o vereador mais votado e jovem da história de Pirpirituba

Ricarlleson Ferreira, do PSDB, obteve 492 votos


  Com uma votação bastante expressiva de 492 votos, Ricarlleson Ferreira, do PSDB, quebrou paradigmas e se tornou o vereador mais votado e jovem do município, com 27 anos. Colocando assim, portanto, o seu nome na história política de Pirpirituba.

Roberto, Ricarlleson, Didiu e Marcos

  Para o campeão de votos, que assume uma das nove cadeiras na Câmara de Vereadores ‘Casa António Leopoldo Batista’ em 2021, Ricarlleson disse que o resultado positivo da sua campanha foi fruto de muito trabalho, junto da família e amigos parceiros, inclusive do seu sogro, ex-vereador Roberto Sebastião.
  “Meu coração é muita gratidão a Deus e ao povo de Pirpirituba pela confiança em mim depositada”. Quero honrar com cada voto que recebi com trabalho para o povo, ao lado do Prefeito Didiu e vice Marcos. Quero deixar meu agradecimento também a minha equipe que batalhou diariamente comigo e saímos vitoriosos. A minha família pelo apoio irrestrito, toda gratidão. "NUNCA FOI SORTE, SEMPRE FOI DEUS". 

Clara, Raí e Ricarlleson

  Antes de se lançar candidato, o mais jovem vereador da história de Pirpirituba contou que consultou à família e os amigos, tendo, portanto, total apoio da sua candidatura, com também recebeu a confiança do padrinho do seu filho, o prefeito Didiu. A partir daí, ele lançou o seu nome, pela primeira vez na política, e foi abraçado pela população. Sendo ele, dos nove eleitos, o campeão de votos. 
    Breve histórico 
  Natural de Guarabira, filho mais velho de Marlene Ferreira e Ricardo Alexandre, cursando Ciências Contábeis, o jovem comerciante Ricarlleson Ferreira é casado com Clara Ismenya e pai de Raí Miguel.

Corpo de Bombeiros lança edital do CFO 2021; são ofertadas 12 vagas

 
  O Corpo de Bombeiros lançou, nesta quinta-feira (19/11), no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso público para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2021. São ofertadas 12 vagas, sem distinção de sexo para candidatos.
  O concurso será composto por três fases: exame intelectual (Enem 2020), exames complementares (saúde, aptidão física e psicológica) e avaliação social (somente para os candidatos convocados para pré-matrícula). Só será considerado candidato quem se inscrever nos exames complementares pelo site do Corpo de Bombeiros, entre os dias 3 e 18 de dezembro. 
  Para disputar as vagas, é necessário ser brasileiro nato; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; não ter antecedentes criminais; estar em gozo de direitos civis e políticos; ter idoneidade moral e conduta pregressa compatível com o cargo de oficial; ter entre 18 e 32 anos de idade; possuir curso de nível superior; e ter altura mínima de 1,65m (se o candidato for homem) ou 1,60m (se for candidata mulher). 
  Os aprovados no concurso frequentarão o curso de formação de oficiais por três anos letivos, em período integral e regime de dedicação exclusiva. As remunerações durante o curso são de R$ 3.124,23 (1º ano); R$ 3.433,41 (2º ano) e R$ 3.813,27 (3º ano). Ao atingir a condição de aspirante a oficial, a remuneração sobe para R$ 6.061. Formados, os novos 2º tenentes vão receber R$ 7.791,20.

Travesti é achada morta em quarto de pousada de João Pessoa

   Uma perícia preliminar comprovou que a transexual encontrada morta embaixo da cama de um quarto de uma pousada foi assassinada estrangulada com uma toalha. A informação foi confirmada pela Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira (19/11).
  O corpo foi encontrado na noite dessa quarta-feira (18/11), durante a limpeza do ambiente, localizado na Rua da República, região central de João Pessoa. 
 Testemunhas afirmaram que Marcos Paulo de Oliveira da Silva, 27 anos, chegou à pousada, durante a madrugada, acompanhada por um homem, que deixou deixou o local 20 minutos depois do check in. 
  Ainda não há informações sobre o suspeito do crime.

Por Portal T5

quarta-feira, novembro 18, 2020

Corpos de família morta em desabamento são enterrados em Pipa


  Os corpos da família que morreu soterrada após parte de uma falésia desabar na praia de Pipa foram enterrados nesta quarta (18/11), por volta das 10h, no cemitério público de Tibau do Sul. 
  Stella Souza, de 33 anos, Hugo Pereira, de 32, e o filho deles, Sol, de 7 meses, aproveitavam um dia de folga nesta terça (17/11) na praia de Pipa quando parte de uma falésia desabou sobre eles. Os três morreram na hora. O cachorro da família, que estava com eles, também morreu. 
  "Eles eram muito alegres, uma família muito feliz. Hugo era um homem maravilhoso que cuidava muito bem de Stella e de Sol, eles se amavam muito. Eram pessoas que só deixaram felicidade", disse a mãe de Stella, Sânzia Maria. 
 "A família está destruída. Foi uma fatalidade. Ninguém poderia esperar que isso acontecesse. Os dois partiram muito cedo, mas deixaram a consciência em cada um dos que ficaram de que eles viveram bem, aproveitaram a vida e que nós saibamos também aproveitar a vida", disse Éder Jofre, primo de Stella. 
  Hugo Pereira era paulista e morava em Pipa há pouco mais de dois anos. O pai dele chegou a Pipa na noite de terça, mas não quis falar com a imprensa. Pedro Holanda, gerente do hotel onde Hugo trabalhava, lamentou a morte do amigo e disse que ele era "uma alma especial". 
  "O Hugo era um ser humano espetacular, sempre com um sorriso no rosto, alto astral, estava muito feliz de ser pai. Era um cara muito família, gostava muito de animais, da natureza. Era um ser humano iluminado. A gente fica consternado, sem entender o porquê de tudo isso estar acontecendo", disse Pedro.  
 O acidente 
  Hugo aproveitava um dia de folga na praia com a mulher, Stella Souza, o filho de 7 meses e o cachorro da família quando aconteceu o acidente por volta de meio dia. 
  Igor Caetano, empresário de passeio náutico, viu o acidente e disse que Hugo, Stella e o filho estavam sentados perto da falésia. 
  "Ainda deu tempo de a mãe tentar segurar a criança, por isso que os adultos estavam mais machucados, porque a mãe estava abraçada com ele [o bebê]."
  "A gente cavou até encontrar o pai, e depois encontramos a mãe e a criança. O menino ainda estava respirando. Por coincidência, uma médica estava passando aqui na hora, ela tentou reanimar a criança, mas não teve mais jeito", disse Igor. 
 Os moradores da região dizem que a falésia é um risco para banhistas e costumam alertar sobre o perigo de acidentes. Conforme as marés enchem e atingem a falésia, sua base vai sendo desgastada, o que deixa a parte de cima mais vulnerável a desabamento.

Por G1/RN e TV Cabugi

Daniel Beltrammi confirma alta na taxa de transmissão da covid-19 na Paraíba

  O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, confirmou que há uma tendência de crescimento de casos de covid-19 no estado. Em vídeo, Daniel Beltrammi falou sobre a taxa de transmissibilidade de doença, chamada de taxa 'R', que demonstra tendência de crescimento nos últimos 15 dias. 
   A taxa R representa a capacidade de uma pessoa que tem covid-19 de transmitir a doença. Se a taxa for igual a 2, por exemplo, significa que uma pessoa com covid-19 tende a infectar mais duas pessoas com a doença. 
  De acordo com Daniel Beltrammi, em outubro a taxa R na Paraíba estava tendendo a 1 e, em alguns momentos, menor do que 1. Nos últimos 15 dias, porém, uma análise feita pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Laboratório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mostra que a taxa está apresentando tendência de crescimento, chegando a 1,3.
  ''Esta questão é preocupante'', disse Beltrammi. Segundo ele, essa evolução, somado ao aumento da ocupação dos leitos adultos, mostra uma tendência de crescimento de casos, e consequentemente de internações e óbitos pela doença.
  O secretário pediu que a população mantenha o distanciamento social e os cuidados como uso de máscaras e lavagem de mãos. ''Todo esforço agora vale a pena. Não precisamos viver o que os Estados Unidos, a Europa e, agora, São Paulo estão vivendo''.

Por ClickPB