Em 13 municípios da Paraíba, o número de votos válidos foi maior que o número de habitantes, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Levando em conta o número de eleitores, são 31 os municípios paraibanos que têm mais eleitores que habitantes.
No Sertão, a cidade de Lastro teve 1.249 votos válidos a mais que a população total. Segundo os dados, o candidato Dr. Athaíde (Cidadania) foi eleito com 2.050 votos, representando 52,86% do total de votos. O segundo colocado, Dr. Licon (Avante) teve 1.828 votos, porém o município só tem 2.700 habitantes.
Em Santa Terezinha, o candidato eleito Arimatéia (Republicanos) teve 2.353 votos e Terezinha de Zé Afonso (PSDB) 2.286, um total de 4.805 votos válidos enquanto tem 4.562 habitantes.
Os votos válidos são mais volumosos que a população em 13 municípios.
De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a distorção entre número de habitantes e eleitorado não quer dizer que haja fraude. Isso ocorre porque o conceito de domicílio eleitoral é muito amplo. As pessoas podem votar onde moram, trabalham ou veraneiam. É admitido também o domicílio eleitoral afetivo e familiar. O último cadastramento dos eleitores nos municípios foi encerrado em 2018.
Por G1/PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário