segunda-feira, julho 31, 2017

Mulher sofre tentativa de homicídio em bairro da cidade de Pirpirituba

  Uma mulher, residente na cidade de Pirpirituba, sofreu na noite do último domingo (31/07) uma tentativa de homicídio. A vítima acusa um rapaz de 29 anos, que mora também no município, da agressão.
  A vítima contou que foi agredida na testa a golpes de faca pelo rapaz, e precisou levar sete pontos. Porém, antes da agressão, vitima e acusado chegaram a discutir. Cuja alegação da agredida que o acusado não aceita amizade dela com a esposa dele.  
 Segundo a mulher, que levou a facada, o caso teria ocorrido no bairro Alto Damião, após o agressor encontrar ela na companhia de sua esposa, já que ambas teriam indo juntas  a festa de casamento de uma amiga em comum.  
  A mulher disse que já deu queixa do rapaz na Delegacia de Pirpirituba e manhã (terça-feira) estar indo a Guarabira para fazer exame de corpo delito.

Homem morre ao receber descarga elétrica na zona rural de Araçagi

 Um homem morreu na manhã do último domingo (30/07) após sofrer uma descarga elétrica quando utilizava uma máquina para soldar uma peça em um ônibus. A fatalidade ocorreu na zona rural da cidade de Araçagi.
 Segundo notícia, a vítima trabalhava realizando reparos de solda no ônibus, o qual estava estacionado na frente da sua residência, quando aconteceu a fatalidade. A mulher dele ainda tentou socorrê-lo tentando retirá-lo debaixo do veiculo, mas ela terminou desistiu após a descarga só com menor intensidade.
 A vítima identificada como Jailton morreu no local antes mesmo que recebesse atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
 Jailton, que era proprietária de dois ônibus e fazia transporte de passageiros entre cidades vizinhas, sendo também motorista, deixa esposa e dois filhos.
 Até o momento não foi apurado o que teria causado o acidente. A Polícia Civil seguirá investigando o caso através do trabalho de peritos.

domingo, julho 30, 2017

Botafogo-PB perde para CSA pela Série C do Campeonato Brasileiro


 O Botafogo-PB perdeu mais uma partida pelo grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. O Belo enfrentou o CSA, em Alagoas, neste domingo (30/07), mas perdeu de virada pelo placar de 2 a 1.
 Dico, abriu o placar aos 43 minutos do primeiro tempo para o Belo. Aos 10 minutos do segundo tempo Thalles empatou para o CSA e ao 32, Dawhan marcou a garantiu a virada do time alagoano.
 Com o resultado, o Belo continua com 14 pontos e na sexta colocação do grupo.

Com maisPB

Jovem de 23 anos tenta matar os pais a pauladas no Espírito Santo

 Um jovem de 23 anos foi preso, após tentar matar os próprios pais a pauladas, enquanto eles dormiam, dentro de casa, na madrugada deste domingo (30/07). O crime aconteceu no bairro Novo Horizonte, em Cariacica, no Espírito Santo. Antes de começar as agressões, Jhonathan Rosa Oliveira ligou para a polícia, avisando que iria matar o casal.
 As vítimas, um encarregado de produção de 49 anos, e uma doméstica, de 55, foram socorridas para o hospital Jayme Santos Neves, na Serra, com diversas lesões no rosto. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas e a Secretaria de Saúde do Espírito Santo não informa mais o estado de pessoas internadas.
 O jovem foi autuado por tentativa de homicídio na delegacia e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV), na manhã deste domingo.
 O crime
 Jhonathan disse à reportagem que havia passado a noite bebendo com os pais do lado da casa onde moram e, em um determinado momento, o casal disse que iria dormir e foi para o quarto. Após a saída dos pais, o jovem contou que começou a consumir cocaína.
 Segundo Jhonathan, a quantidade não foi muito grande, mas a mistura com o álcool que já havia ingerido acabou o deixando completamente alterado. “Bateu uma loucura e veio na minha cabeça que eu tinha que matar os meus pais. A mistura da cocaína com a bebida me deixou muito louco”, relatou.
 Foi então que o jovem pegou um toco de madeira maciça. Antes de ir até o quarto dos pais, ele ligou para o Ciodes 190 e disse que iria cometer o crime. “Eu falei com a polícia que ia matar meus pais. Eu tinha pegado o toco do lado de fora da minha casa. Enquanto a viatura vinha eu fui para o quarto”, contou.
 As vítimas estavam dormindo quando foram surpreendidas por diversos golpes na cabeça. Poucos minutos após o ataque, um carro da Polícia Militar chegou ao local e foi recebida por Jhonathan.
 Ele pediu aos policiais que checassem se ele realmente havia matado os pais. Assim que chegaram ao quarto, os militares encontraram o casal agonizando na cama.

Com G1/PB

Casamento coletivo realiza sonho de 25 casais na cidade de Pirpirituba


 Um total de 25 casais se uniu, oficialmente, em um casamento coletivo, neste sábado (29/07). A cerimônia, que foi precedida pelo vigário Adauto Tavares, aconteceu na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Pirpirituba, cidade situada no Agreste paraibano.  
  Antes de oficializar o casamento no religioso, todos os noivos contraíram o matrimônio no civil. Para isto, tendas foram instaladas no calçadão da Praça Padre Ricardo, onde cada um deles, juntamente de seus padrinhos, assinou o livro oficializando o casório.  
  Na celebração religiosa, a igreja ficou totalmente lotada, além dos casais, que estavam se cassando; contou também com a presenças de familiares, amigos e padrinhos. A cerimônia levou quase três horas. 
 A união deles aconteceu tanto no civil quanto no religioso gratuitamente. Nesse caso, a taxa de pagamento do casamento teve a liberação do vigário da paróquia. Enquanto no civil, a prefeitura de Pirpirituba quem arcou com o pagamento. Só assim os noivos puderam concretizar o sonho de se casar.
 A maioria dos cassados já tinha uma vida conjunção há anos e deste relacionamento até filhos. 

 



































sábado, julho 29, 2017

Policiais prendem homem com revólver dentro de feira em Guarabira


  Policiais da Rotam e Força Tática do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), sob o comando do CPU (Comandante de Policiamento da Unidade), tenente Jerônimo, realizaram neste sábado (29/07), a Operação Feira Segura, na cidade de Guarabira, e prenderam um homem com um revólver calibre 38 com seis munições e um canivete. 
 O homem, ao visualizar os policiais realizando abordagens na feira, passou a andar rapidamente na direção contrária a dos militares, mas foi perseguido e, na abordagem, a arma foi encontrada com ele. 
  O acusado, que tem 47 anos de idade e reside em Sertãozinho, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma.
 A Operação Feira Segura é realizada todos os sábados, desde as primeiras horas da manhã, na tradicional feira de Guarabira, que atrai pessoas de toda a região do Brejo.

Com Karina Araújo

Grupo de assaltantes explode Bradesco e arromba Correios de Belém


 Um grupo de assaltantes, de aproximadamente 20 homens, fortemente armados explodiu a agência do Banco Bradesco como também chegou arrombar os Correios da cidade de Belém, no Agreste paraibano. Ação ocorreu nas primeiras horas da madrugada deste sábado (29/07), por volta de 1h25. O valor levado pelos ladrões não chegou a ser divulgado.
 Duarte ação, o grupo se decidiu em dois; enquanto um aterrorizava a sede da Companhia da PM atirando contra o prédio, o outro agia no banco do Bradesco, onde explodiu agência;  além de arrombar os Correios, ambos situados na Praça 6 de Setembro, Centro da cidade.  
 Segundo moradores, que chegaram acordar com o barulho da explosão, dava-se para ouvir a quilômetros de distância do local os estrondos dos explosivos. Com o impacto, o prédio da agência Bradesco ficou parcialmente destruída. Ainda de acordo com informações, nos Correios eles chegaram ai arromba.

  O bando de assaltantes, conforme populares, ainda chegou a fazer algumas pessoas de reféns, que se circularam pelas imediações, mas elas foram liberadas depois.
 Na fuga, os ladrões antes de deixaram a cidade de Belém saíram atirando para cima pelas ruas e tomaram a estrada do vizinho Estado do Rio Grande do Norte. Além disso, eles também jogaram muitos grampos pela rodovia e incendiaram um veículo para dificultarem a perseguição policial.
 Polícias da Paraíba seguem em diligência e enquanto os do estado já estão em alertas. Até o fechamento desta matéria não havia notícia de prisões.

sexta-feira, julho 28, 2017

4º BPM abre inscrições para escolinha de futebol "Bola Solidária"


 O 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) inicia na próxima segunda-feira (31/07), as inscrições para a escolinha de futebol Bola Solidária, que é um dos projetos sociais desenvolvidos pela Polícia Militar em alguns batalhões do Estado. As inscrições serão realizadas até a sexta-feira (4/08), das 8h às 12h30, na sala da coordenação do Bola Solidária, que fica na sede do 4º BPM.
 Estão sendo oferecidas 40 vagas para crianças e adolescentes que tenham entre 11 e 15 anos de idade. As aulas da escolinha de futebol começam no dia 8 de agosto e serão realizadas duas vezes por semana, no turno da tarde, nas terças e quintas-feiras, no Centro Desportivo 2º Sgt R/R Geraldo Cirino Oliveira, localizado no 4º BPM.
 Os pais ou responsáveis deverão apresentar, no momento da matrícula, cópia da certidão de nascimento e uma foto 3x4. O Bola Solidária, que tem como instrutores do 4º BPM o Sd F. Fomes e o Sd Borges, visa contribuir, através do esporte, com a inserção social e cidadania das crianças e adolescentes, além de estreitar os laços entre a Polícia Militar e a comunidade.

Com Karina Araújo

Ricardo volta a negar 'terceirização' na Educação e anuncia concurso para professores

 O governador Ricardo Coutinho se reuniu no início da tarde desta quinta-feira (27/07) com integrantes da Associação dos Professores de Licenciatura Plena da Paraíba (APLP-PB). A reunião aconteceu no Gabinete do Governador na Granja Santana. Em entrevista depois da reunião, o governador disse que se comprometeu com a APLP em fazer um novo concurso para professores.
"Hoje a pedido da APLP, eu me comprometi a fazer um novo concurso para professores, que eu direi depois quando vai ser", disse.
 O governador também voltou desmentir informações que estaria promovendo terceirizações no Estado. "Não tem conversa fiada de privatização, de terceirização,de nada. Tem sim é a implantação de direitos trabalhistas a quem hoje não tem absolutamente nenhum. estamos na contramão da precarização, afirmou.
 Ricardo falou ainda que não tem problemas com professores e que eles sempre o apoiaram, tratando como "mentiras" as informações de que estaria promovendo terceirização na Educação.
 "Eu ouvi aqui o apoio da APLP, que é o apoio da grande maioria, esse debate está vencido porque é um debate que se baseou na mentira. E eu ouvi aqui o apoio da APLP, o apoio a gestão pactuada e isso é uma coisa importante", disse.
 O Estado anunciou processo de seleção pública de Organizações Sociais (OSs) para atuar nas escolas da rede estadual. Segundo o Tribunal de Contas de Estado (TCE-PB), esse novo modelo de educação trará economia de R$ 22 milhões à Paraíba.

Com PortalCorreio

quinta-feira, julho 27, 2017

TJ condena Estado a indenizar mãe que teve bebê raptado em hospital na PB

 O Estado da Paraíba deve pagar R$ 25 mil de indenização por danos morais a uma mãe que teve o filho recém-nascido raptado em Guarabira, região Agreste, em novembro de 2014. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (27/07) na Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba. Na época, uma mulher que se passou por parente de outra paciente do hospital e estava ajudando a mãe, sequestrou a criança.
 O G1 tentou entrar em contato com o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, mas as ligações para o celular dele não foram atendidas.
 No mesmo dia ela foi encontrada junto com o bebê no bairro Alto da Boa Vista em Guarabira. Ela afirmou à polícia que sequestrou a criança porque não queria voltar para casa sem um filho, já que tinha abortado o seu, mas a família ainda estava com expectativas de conhecer a criança.
 O TJ tinha decidido antes uma indenização de R$ 10 mil para a mãe que teve o filho sequestrado, mas ela e o Estado recorreram. A mãe pedia R$ 176 mil e 20% dos honorários, já o Estado afirmava que não tinha o dever de indenizar a mãe.
 A criança foi sequestrada dentro do Hospital Regional de Guarabira enquanto a mãe tomava banho, em 27 de novembro de 2014. A suspeita foi encontrada pelos policiais através do taxista que a deixou em casa.
 A indenização fixada pelo Tribunal de Justiça é de R$ 25 mil e 15% dos honorários advocatícios, para Maria da Conceição Batista Oliveira.

Com G1/PB

Operação desarticula quadrilha que comanda tráfico a partir de presídios na PB


 Uma organização criminosa responsável por comandar o tráfico de drogas de dentro de presídios na Paraíba está sendo desarticulada na manhã desta quinta-feira (27/07) durante uma operação da Polícia Federal. Além da Paraíba, os mandados estão sendo cumpridos no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
 A Operação Gerônimo pretende cumprir 86 mandados judiciais, sendo 31 de prisão preventiva, 36 de busca e apreensão e 19 de condução coercitiva, além de ordens judiciais de bloqueio de valores depositados em contas correntes.
 Segundo a PF, o grupo também é responsável por crimes patrimoniais, conhecido por ações de extrema violência e homicídios em série. Mais de 330 kg de drogas pertencentes à facção foram apreendidos, o que ajudou a provar que o grupo era o autor dos crimes e também a entender as várias etapas do tráfico, coordenadas de dentro dos presídios.
 A investigação identificou que o grupo envia drogas a partir da região de fronteira até a distribuição em pontos de venda de drogas na Paraíba. O trabalho permitiu também identificar os mecanismos usados para lavagem de dinheiro e os valores identificados como sendo dos membros da facção foram bloqueados. As investigações começaram há cerca de um ano.
  Alusão a Operação que encontrou Bin Laden
 O nome da Operação faz alusão à ação militar da CIA e do grupo SEAL da Marinha Americana, desencadeada no Paquistão, que tinha por objetivo capturar o líder do grupo terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden.
 De acordo com a PF, a operação envolve cerca de 120 policiais federais nos estados de Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além da Paraíba. Até as 7h15, a Operação Gerônimo ainda estava em curso.
Os presos devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de  drogas e organização criminosa armada. Após, interrogados, vão ser encaminhados para realização de audiência de custódia e posteriormente ao sistema prisional paraibano, onde devem ficar à disposição da Justiça.

Com G1/PB

quarta-feira, julho 26, 2017

Foragida da Justiça por tráfico de drogas é presa embaixo de cama em Caiçara

 Uma denúncia anônima feita ao 197 levou policiais militares e civis a prender, na cidade de Caiçara, na tarde desta quarta-feira (26/07), uma mulher de 26 anos de idade, foragida da Justiça e que cumpria pena por tráfico de drogas no presídio feminino Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa. Ela estava escondida embaixo da cama, em um dos quartos da residência do irmão, no Sítio Valentim, mas foi localizada e presa pelos policiais militares do Núcleo de Inteligência e guarnição do Comando do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e agentes do GTE (Grupo Tático Especial) da Polícia Civil. 
 A acusada tinha sido presa no ano de 2011, em João Pessoa, quando transportava droga em um veículo, junto com o seu então marido, que também foi preso. Ela foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e, condenada a 4 anos e 7 meses, chegou a cumprir parte da pena. Depois que recebeu o benefício da Justiça de progressão de regime, quando deveria apenas comparecer ao presídio para dormir, descumpriu a determinação judicial e passou a ser considerada foragida.
  De posse das informações sobre a localização da foragida, os policiais chegaram na casa do irmão dela, que negou que ela estivesse no local e disse que ela poderia estar na casa do namorado, na cidade de Logradouro. Os policiais se dividiram em equipes e foram na residência do namorado dela e também do pai e ambos confirmaram que ela estava morando com o irmão. Diante disso, ele acabou autorizando a entrada dos policiais na sua residência, onde ela estava escondida. 
 A mulher foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil, onde aguardará os trâmites judiciais para que possa cumprir o restante da pena.

Com Karina Araújo

TJPB condena prefeita de Serra da Raiz por crime de responsabilidade e determina a perda do cargo

 O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba condenou, na manhã desta quarta-feira (26/07), a prefeita de Serra da Raiz, Adailma Fernandes da Silva, a quatro anos de reclusão em regime inicial aberto, à perda do cargo público, à inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, bem como a sua inelegibilidade por oito anos.
 A decisão unânime do Tribunal Pleno, nos autos da Ação Penal nº0797641-75.2008.815.0000, teve como relator o desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior. A condenação foi nos termos do artigo 1º, inciso II, da Lei 201/67, que trata dos crimes de responsabilidade, por parte de prefeito, que se utiliza, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos.
 Segundo a peça acusatória, Adailma Fernandes teria, no exercício financeiro de 2003, deixado de realizar licitações públicas em cerca de 11,76% da despesa total, apontando: a contratação do Posto Santo Antônio para o fornecimento de combustível no ano de 2002, utilizando-se da modalidade licitatória “tomada de preços”, mas prorrogando o contrato em patamar superior a 25%; a contratação de assessor técnico jurídico e contador sem concurso público; a contratação de diaristas para a realização de limpeza urbana; e o fracionamento na compra de medicamentos e materiais de construção.
 O Ministério Público também acusou a prefeita de efetuar pagamentos com dinheiro público, sem comprovar, mediante documentos contábeis próprios, as despesas respectivas, no valor de R$ 43.750,00, além de realizar despesas de forma irregular na importância de R$ 14.998,00, por haver sido indevidamente empenhadas “consignações referentes à amortização de empréstimos dos servidores locais junto a CEF”.
 A ré, através de seus advocados, negou todas as acusações. Dentre as alegações estão: No caso das despesas não licitadas superior a 11,76%, disse que o parecer normativo TC 47/2001 não figura dentre as coisas ensejadoras de reprovação a não realização de procedimentos licitatórios. Argumentou que a denúncia aponta falha no que se refere ao termo aditivo na recontratação do Posto Santo Antônio, mas que o assunto não foi ventilado no relatório da Corte de Contas. Sobre os assessores jurídico e de contabilidade, alegou a inexigibilidade na contratação.
 Ao proferir seu voto, o desembargador Ramalho Júnior afirmou que o pedido deveria ser “julgado parcialmente prescrito e, na parte não prescrita, julgado procedente”. Foram considerados prescritos a contratação do Posto Santo Antônio, o fracionamento na compra de medicamentos e materiais de construção, a contratação dos assessores e das diaristas.
 No mérito, o relator disse que a ré não comprovou, documentalmente, a sua inocência quanto à legalidade de pagamentos de despesas com dinheiro público no valor de R$ 43,7 mil, bem como com relação ao empenho indevido das consignações referentes à amortização de empréstimos dos servidores públicos locais junto a Caixa Econômica Federal.

Com Assessoria TJPB

Operação da PM apreende pássaros e prende duas pessoas em Guarabira


 Uma operação do Batalhão de Polícia Ambiental, com o apoio de policiais do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), realizada no início da manhã desta quarta-feira (26/07), na cidade de Guarabira, resultou na prisão de duas pessoas e apreensão de 65 aves que estavam sendo comercializadas de forma ilegal na feira de troca e no bairro do Cordeiro.
 As duas pessoas presas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil para a lavratura do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), e também pagarão multa pela posse dos pássaros. Entre as aves apreendidas estão espécies como golado, papa-capim, azulão, sabiá, bigodinho, sangue de boi e galo de campina. 
 Vinte policiais participaram da operação, que foi comandada pelo Ten Renan. Além do Batalhão de Polícia Ambiental, participaram da operação o CPU (Coordenador de Policiamento da Unidade) do 4° BPM, Ten Jerônimo, e guarnições da Rotam e Núcleo de Inteligência. A operação teve como objetivo coibir crimes ambientais em Guarabira e elas serão intensificadas em outras cidades da área do 4º BPM, conforme o cronograma do Batalhão de Polícia Ambiental. 
 No dia 8 deste mês, também em Guarabira, outros 143 pássaros tinham sido apreendidos e seis pessoas foram presas na Operação Voo Livre, realizada na feira livre da cidade.

Com Karina Araújo

Juíza de Pirpirituba deixa comarca para assumir a 7ª Vara de Patos

Juíza Flávia Fernandes 
  A juíza titular da Comarca de Pirpirituba, Flávia Fernandes de Aguiar Silvestre (foto), deixa a cidade para assumir a 7ª Vara Mista de Patos, da 2ª Entrância. Ainda não foi divulgado o nome do magistrado (a) que fará a sua substituição. 
  A juíza Flávia Fernandes há quatro anos que já estava na comarca de Pirpirituba. Acredita-se que ela tenha assumido o o Fórum Gilson Guedes em 2014 para substituir a outra magistrada Giuliana Madruga Furtado. 

Quadrilha especializada em roubo de celulares é presa em Belém

 Uma quadrilha especializada em roubo de aparelhos de telefone celular que atuava em Solânea, Borborema e outras cidades da região foi presa nesta terça-feira (25/07), em Belém. Além dos quatro acusados presos, os policiais militares apreenderam seis telefones celulares, um simulacro e um veículo utilizado por eles para praticar o roubo. 
  A investigação teve início com os policiais da 3ª Companhia do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), sediada na cidade de Belém, que tomaram conhecimento do roubo de alguns aparelhos de telefone celular na noite de segunda-feira (24/07), em Borborema. 
  O veículo utilizado por eles para praticar os crimes, de acordo com as vítimas, foi um Kadet descrito como em mau estado de conservação. O carro foi encontrado em uma oficina na entrada da cidade de Belém e a partir dele, o proprietário foi identificado e localizado. 
 Inicialmente, o acusado negou a participação no roubo, mas quando os policiais enviaram fotos e dados do veículo para o Destacamento de Borborema e as vítimas fizeram o reconhecimento, ele acabou confessando o crime e apontou os demais envolvidos. 
 Os quatro homens, que têm entre 21 e 23 anos de idade, todos residentes em Belém, foram transferidos para a 7ª Companhia da Polícia Militar de Solânea e em seguida, conduzidos para a delegacia, onde foram autuados por roubo e formação de quadrilha.

Com Karina Araújo

terça-feira, julho 25, 2017

Fies abre nesta terça inscrições para 75 mil contratos; veja onde encontrar vagas

  As inscrições para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta terça-feira (25). Segundo o Ministério da Educação, serão oferecidas 75 mil contratos de financiamento de cursos de ensino superior em faculdades particulares.  As inscrições podem ser feitas no site do Fies até sexta-feira (28/07).
 O Ministério da Educação divulgou, em uma página, a lista de instituições participantes (veja aqui).
 Os estudantes interessados em um contrato do Fies do segundo semestre de 2017 terão que arcar, na hora de pagar a dívida, com uma taxa de juros de 6,5% ao ano. 
 Requisitos
 Podem participar da seleção candidatos que tiverem concluído o ensino médio e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. É preciso ter feito ao menos 450 pontos nas provas objetivas, além de ter tirado nota maior que zero na redação. Os estudantes devem ser de famílias com renda mensal bruta per capita é de no máximo três salários mínimos.
     Veja o cronograma do Fies do segundo semestre:
  • Início das inscrições: terça-feira (25)
  • Fim das inscrições: sexta-feira (28)
  • Resultado: 31 de julho
  • Abertura da lista de espera: 31 de julho
  • Conclusão da inscrição: de 1º de agosto a 3 de setembro
  • Inscrições para vagas remanescentes: 11 de setembro
   Simulação de valores 
O que muda no Fies a partir de 2018 (Foto: Editoria de Arte/G1)  No site do Fies, é possível simular os valores devidos. Para isso, o estudante precisa saber o valor da semestralidade do curso, e informar o número de semestres, se já tem bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e a porcentagem da mensalidade que deseja financiar, variando entre 10% e 100%.
Por exemplo: se um estudante pretende iniciar um curso de quatro anos (oito semestres) no segundo semestre de 2017, com uma mensalidade de R$ 500 (ou semestralidade de R$ 3 mil), não é bolsista e quer financiar 100% da mensalidade, ele vai ter previsão de formatura em agosto de 2021 e 18 meses de carência. Isso quer dizer que ele só precisará começar a pagar essa dívida em fevereiro de 2023. Sua dívida será de cerca de R$ 26 mil, e ele terá até janeiro de 2035 para devolver o dinheiro ao governo. 
 Novas regras para 2018
 Este é o último semestre do Fies no modelo antigo. No início do mês, o Ministério da Educação (MEC) anunciou novas regras para o programa, com três categorias diferentes de financiamento, variando de acordo com a renda familiar do candidato, região do curso e juros. 

Com G1