quarta-feira, novembro 30, 2016

Brasil tem 827 mil vivendo com HIV; 112 mil não sabem que estão infectados

  Dados divulgados hoje (quarta-feira/30/11) pelo Ministério da Saúde revelam que 827 mil pessoas vivem com HIV/aids no Brasil. Dessas, cerca de 112 mil não sabem que estão infectados.
Imagem ilustrativa/Reprodução da internet
 Do total de pessoas soropositivas identificadas no país, 372 mil ainda não estão em tratamento, apesar de 260 mil delas já saberem que estão infectadas.
 Transmissão de mãe para filho
  De acordo com o boletim, a taxa de detecção da aids em menores de 5 anos caiu 36% nos últimos seis anos, passando de 3,9 casos para cada 100 mil habitantes em 2010 para uma taxa de 2,5 casos em 2015.
 A taxa em crianças nessa faixa etária é usada como indicador para monitoramento da transmissão vertical do HIV (transmissão de mãe para filho durante a gestação ou no momento do parto).
  Epidemia estabilizada
  Segundo a pasta, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 19,1 casos para cada 100 mil habitantes. Ainda assim, o número representa cerca de 41,1 mil novos casos ao ano.
   Queda na mortalidade
  Os números mostram também uma queda de 42,3% na mortalidade provocada pelo HIV/aids no Brasil nos últimos 20 anos. A taxa caiu de 9,7 óbitos para cada 100 mil habitantes em 1995 para 5,6 óbitos em cada 100 mil habitantes em 2015.
  Metas
  A cobertura do diagnóstico de HIV/aids no país passou de 80% em 2012 para 87% em 2015, o equivalente a 715 mil pessoas. A meta é chegar a 90% até 2020.
Os maiores incrementos, de acordo com os dados, foram observados na meta relacionada ao tratamento, que passou de 44% em 2012 para 64% em 2015. O número representa 455 mil pessoas.
 Na meta referente à redução da carga viral, o país passou de 75% em 2012 para 90% em 2015, o equivalente a 410 mil pessoas.

Com Agencia Brasil

Homem de 40 anos é brutalmente assassinado dentro de bar, em Arara

  Um homem de 40 anos foi brutalmente assassinado dentro do próprio bar, na cidade de Arara, no Curimataú do interior da Paraíba. A polícia acredita-se que o crime tenha ocorrido, provavelmente, na madrugada desta quarta-feira (30/11). Até momento não se tem notícia quem praticou o homicídio.
A vítima e a residência onde
 morava. Foto:Reprodução/WhatsApp
 O corpo de Aderaldo Estanislau da Silva foi encontrado dentro da sua própria residência, onde funcionava um bar, já sem vida, caído numa poça de sangue, com ao esquerda decepada e apenas de short.
 Para a polícia, supostamente, um desentendimento entre vítima e acusado pode ter sido o pivô da brutalidade sofrida pelo comerciante. Nele, nota-se  pelas imagens, cujo arma do crime utilizada para matá-lo tenha sido algo do tipo perfurocortante.
 Segundo informação, a vítima morava apenas com a filha na residência onde cruelmente foi morto. Portanto, não se sabe se a filha chegou a presenciar o crime. Aderaldo era separado da esposa já algum tempo.   
 A Polícia Cível já começou a investigar o crime. 

Após protestos, Senado aprova em 1º turno PEC que congela gastos por 20 anos


 O plenário do Senado Federal aprovou na noite desta terça-feira (29/11), em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Teto, que limita os gastos públicos: 61 senadores votaram a favor e 14 foram contrários. A matéria será submetida a uma segunda votação.
  No início da sessão, na tarde de hoje, os senadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para disputar a final da Copa Sul-Americana, na Colômbia. Setenta e uma pessoas morreram no acidente ocorrido na madrugada de hoje.
  Durante a discussão da matéria, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), autor do parecer aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), defendeu a PEC e rebateu as críticas de que a proposta vai provocar a redução das verbas para as áreas da saúde e da educação.
  "Em relação à saúde, o novo regime fiscal elevará o piso já em 2017 de 13,7% da Receita Corrente Líquida para 15%. (...) Já em relação à educação, haverá garantia da manutenção do piso. Para 2017, o piso será aquele previsto no art. 212 da Constituição Federal, de 18% da arrecadação de impostos. A partir daí, tal como ocorrerá com o piso dos gastos da saúde, os valores serão corrigidos pela inflação, garantindo os seus valores reais".
  A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou o projeto. "Se nós não fôssemos reduzir recursos para a saúde e para a educação, não precisaríamos mexer na Constituição. (Com essa PEC) vamos congelar em um primeiro momento e, depois, se a economia voltar a crescer, o que for de crescimento não vai mais proporcionalmente para a saúde e para a educação; vai para outras despesas, para as despesas financeiras, para as despesas com juros, que consumiram, só em 2015, mais de R$400 bilhões. Não é possível um país ter isso de prioridade".
  Anteriormente, a PEC tramitou na Câmara. Em 10 de outubro, a matéria foi aprovada em primeiro turno, com 366 votos favoráveis, 111 contrários e duas abstenções. Quinze dias depois, a proposta passou por uma segunda votação, como determina a legislação, sendo novamente aprovada. Foram 359 votos a favor, 116 contra e duas abstenções.

Com Uol

terça-feira, novembro 29, 2016

PM frustra ação de assaltantes aos Correios de Juarez Távora, na PB


  A Policia Militar da Paraíba frustrou um assalto, na tarde desta terça-feira (29/11), agência dos Correios e Telégrafos, na cidade de Juarez Távora, no Agreste paraibano. De acordo com a Polícia, seis pessoas foram feitas reféns e os assaltantes armados exigiram a presença da imprensa no local para liberação das vítimas. Na ação, um assaltante foi preso e dois adolescentes apreendidos em flagrantes.  
 O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Guarabira, tenente coronel Arílson Valério, informou que um dos suspeitos, que é da cidade de Juarez Távora, chegou a pé à agência, enquanto os outros dois, que são da cidade de Cabedelo, chegaram em uma moto roubada.
  Após à agência dos Correios ficar cercada pelo policiamento, os suspeitos exigiram a presença da imprensa para libertarem os reféns e, em seguida, se entregarem. Durante as negociações, um dos assaltantes chegou a atirar para o alto, mas não chegou atingir ninguém.
 Com a chegada da imprensa, eles começaram a liberar os reféns e depois se entregaram. Os adolescentes envolvidos têm 17 e 16 anos, tendo o primeiro já cumprido medida socioeducativa por tráfico de drogas. 
 Com a prisão dos três, com eles, a policia aprendeu três revólveres, um deles subtraído do próprio vigilante juntamente com colete, além da motocicleta roubada. O trio foi conduzido para a Delegacia da Polícia Federal, em Campina Grande.

Acidente de avião com time da Chapecoense mata 76 na Colômbia


  As autoridades colombianas confirmaram a morte de 76 pessoas no acidente aéreo com a delegação da Chapecoense na madrugada desta terça-feira (29/11), na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Ainda não há confirmação oficial do nome das vítimas.
 Cinco pessoas foram resgatadas com vida do acidente, sendo três jogadores da Chapecoense: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o goleiro Follmann e o zagueiro Neto. O jornalista Rafael Henzel e a comissária de bordo Ximena Suarez completam a lista de sobreviventes. As informações são de hospitais da região e de familiares dos jogadores.
 Já o goleiro Danilo, herói da classificação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, foi retirado vivo dos destroços, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. 
 Inicialmente o general José Acevedo Ossa, membro da polícia local e responsável pelo resgate, e o prefeito de Medellín, Federico Guitiérrez Zuluaga, divulgaram que cinco pessoas haviam sido encontradas vivas. Posteriormente, porém, o corpo de bombeiros divulgou o resgate do zagueiro Neto.
 "Milagres existem. Temos que tirar todos da aeronave. Encontramos mais uma pessoa viva na aeronave", disse um dos bombeiros envolvidos, sobre o resgate de Neto.
 "Estamos trabalhando também para resgatar os corpos dos mortos e entregar às suas famílias. Conseguimos resgatar cinco pessoas com vida. Quando amanhecer, vamos retirar os corpos e iniciar o processo para enviar ao país de origem das pessoas. O procedimento do resgate de corpos estará a cargo da polícia", disse Ossa.
 "Socorristas trazem a informação deste lugar de muito difícil acesso. Estou fazendo a coordenação dos transladados dos corpos e chamando a polícia legal. São quase cinco da manhã. Vamos trabalhar toda a noite. Expressamos nossa solidariedade às famílias, estamos de luto. Algumas vítimas têm diferentes nacionalidades. Prestamos solidariedade total. Lamento muito, estamos solidários. É muito duro. Não cabe tanta gente que está querendo trabalhar nos resgastes. Não cabe mais ambulância, mais carros. Temos que valorizar o trabalho de toda essa gente", disse Zuluaga.
 O presidente do Atlético Nacional destacou solidariedade à Chapecoense à Telemedellín, TV colombiana. "Estamos falando com todos os departamentos administrativos e de crise que temos para ajudar e estamos trabalhando junto aos organismos de socorro. No momento podemos nos solidarizar. Desejamos o melhor. Creio que não temos cabeça no momento (para falar de jogo)", comentou.
 No voo estavam 81 pessoas, incluindo 72 passageiros e nove tripulantes. No total, eram 48 membros da Chapecoense, incluindo 22 jogadores, 21 jornalistas e três convidados, além da tripulação.
 O modelo do avião é o Avro Regional Jet 85, também conhecido como Jumbolino, de matrícula CP-2933, produzido pela British Aerospace. O avião tem lugar para 95 pessoas, mas segundo as autoridades colombianas, tinha 72 passageiros e 9 tripulantes no momento do acidente.
 Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a delegação. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior. Entre todo o time, o goleiro Nivaldo é o mais antigo do elenco e está no grupo desde que a equipe estava na Série D.
 Na lista de convidados da Chapecoense para a viagem à Colômbia, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, não estava no voo. Outros dois membros da delegação, Rodrigo Ernesto e Pablo Castro, também não estavam com o restante da equipe. Ambos cuidam da logística do time, chegaram antes a Medellín e estavam no aeroporto para o receptivo.

Com Uol

segunda-feira, novembro 28, 2016

Marcelinho é apresentado pelo Treze para o Paraibano de 2017

 O jogador Marcelinho Paraíba foi apresentado, nesta segunda-feira (28/11), em Campina Grande, como novo jogador do Treze para o Campeonato Paraibano 2017.
 Antes tido como uma das apostas do Campinense para a temporada do próximo ano, o meia de 41 anos acabou dando um verdadeiro drible e  acabou ficando com o arquirrival da raposa, o Galo da Borborema.
 Marcelinho conseguiu  hoje  se desvincular do Internacional de Lages-SC, com quem tinha contrato até o fim de 2017. Uma liminar da 4a vara de Campina Grande obriga que o time catarinense libere o jogador para assinar contrato com o Galo da Borborema. A decisão da juíza Maria Igis Diógenes Bezerra entende que o Inter não tem cumprido com suas obrigações legais com o jogador
 Treze e Marcelinho chegaram a um acerto financeiro há uma semana mas ainda restava a liberação do Inter de Lages.
 A contratação de Marcelinho pelo Treze agita o mercado da bola já que há menos de mês o Campinense fracassou na tentativa de acertar com o ex-selecionável brasileiro.

Com maispb

Fluminense contrata o atacante Ebinho para reforçar à equipe 2017

  O jogador pirpiritubense, José Edipo Deodato dos Santos, "O Ebinho Paraíba", é o mais novo contratado do Fluminense de Feira (BA), 'Touro do Sertão', para reforçar à equipe na temporada de 2017. A diretoria quem confirmou a sua contração, na semana passada. O time vai disputar a 1ª divisão do campeonato baiano. 
  A contratação de Ebinho Paraíba teve a indicação do técnico Arnaldo Lira. Além dele, a diretoria também busca a contrataçao de outros jogadores para fazer parte do elenco 'Touro do Sertão'
Jogador natural de Pirpirituba
  Este ano, o atacante, inicialmente, atuou pela Juazeirense e, posterior, defendeu o Juazeiro no Campeonato baiano da 2ª divisão. 
 “É um jogador experiente. Já jogou, inclusive, fora do Brasil. O atacante foi uma indicação do nosso treinador e com certeza pode nos ajudar muito em 2017”, afirmou Luís Paolilo Filho, vice presidente do Fluminense de Feira.
 Carreira
 Com a profissionalização, o jogador iniciou a carreira em 2008. Começou no Auto Esporte (PB), onde ficou por dois anos. Saiu em 2010 para o Guarabira(PB), onde ficou até 2012. Depois jogou no futebol do Rio Grande do Norte defendendo as equipes do Corinthians, América e Globo. Em 2014 jogou no Sergipe e teve passagem no futebol maranhense defendendo o Americano de Bacabal. 
 Ainda no mesmo ano foi para Portugal, onde jogou no Marítimo. Ebinho  voltou ao Brasil no ano passado, onde jogou também no Tiradentes(CE). 

Funcionários do BB e Correios paralisam atividades nesta terça

 Os trabalhadores do Banco do Brasil e dos Correios farão protestos nesta terça-feira (29/11) em toda a Paraíba. O objetivo é chamar a atenção da população para o prejuízo que as pessoas terão com o fechamento de agências das duas empresas. No estado, cinco agências do BB serão fechadas, enquanto 11 serão transformadas em postos de atendimento. O número de fechamento dos Correios não foi anunciado, mas o sindicato fala em mais de duas mil pelo país.
 Os funcionários destas agências que terão os serviços encerrados ou transformados em postos farão uma paralisação durante todo o dia. Serão 130 do BB de braços cruzados em João Pessoa, Campina Grande, Aroeiras, Barra de Santa Rosa, Caiçara, Ingá, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Salgado de São Félix, Tacima e Umbuzeiro.
 Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcus Henriques, será feito um ato público denunciando à sociedade os atos anunciados pelos banqueiros. Ele salientou que esta é uma tentativa de segmentação do serviço, priorizando as pessoas com maior poder aquisitivo e excluindo as menos favorecidas.
 “Vamos lutar pela manutenção das agências porque esta atitude irá sobrecarregar outras agências que vão assumir a responsabilidade, sobrecarregar os demais trabalhadores e aumentar o tempo do cliente na espera”, falou Marcus. O sindicato cobra ainda a reabertura de seis agências que tiveram caixas eletrônicos explodidos e não foram reabertas em toda a Paraíba.
 O presidente do Sindicato dos Bancários em Campina Grande, Rostand Lucena, informou que reuniões estão sendo feitas por agência e a terça-feira será aproveitada para esclarecer a população quanto aos prejuízos de atendimento. “Além dos funcionários concursados do Banco, ainda tem pessoal da segurança, do apoio, da limpeza que ficarão sem trabalho. Serão demitidos”, lembrou.
 O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba, Empreiteiras e Similares (Sintect-PB), Roosevelt Tavares, disse que todas as agências dos Correios terão os serviços paralisados. Os servidos farão protestos em frente às agências pelo estado.

Com PoeralCorreio

Polícia prende dupla suspeita de planejar "Saidinha de Banco", na PB



  A PM da cidade de Solânea, no Curimataú da Paraíba, prendeu, na manhã desta segunda-feira (20/11), Alisson Fernandes Silva, de 28 anos, e José Ricardo Oliveira de Morais, de 26 anos. A prisão da dupla se deu próximo à agência do Bradesco. Com ele, os policiais apreenderam uma arma calibre 38.
 Acredita-se a polícia, cujos homens suspeitos planejavam realizar ação criminosa, do tipo ‘saidinha de banco’, pois eles aguardavam dar início o expediente da agência.
 Segundo policiais da 7ª Companhia Independente de Solânea, Alisson Fernandes, que é natural da cidade de João Pessoa, já tem passagem por tráfico de drogas e furto. Enquanto outro comparsa, José Ricardo, é presidiário do regime semiaberto, da cidade de Solânea, e responde por roubo.
 A dupla foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil, em Solânea, onde vi ficar a disposição da Justiça.

Projeto “Acordo Legal”, do Empreender/PB, chega à Guarabira

  O projeto Itinerante “Acordo Legal”, do Empreender Paraíba, vai está na cidade de Guarabira a partir desta terça-feira (29/11).  O "Mutirão de Renegociação" para mutuários com débitos em atraso funcionará na 2ª região geoadministrativa do Estado. Ação se estende até  a próxima sexta-feira (2/12), prazo final da renegociação de dívidas. 
  Os mutuários interessados em renegociar as dívidas devem comparecer à Gerência Regional da Saúde, localizada na rua Padre Hildebrando Marques, Centro de Guarabira. Na terça-feira (29/11), o atendimento será das 13h às 17h. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no período da manhã, o horário será das 8h30 às 12h e, à tarde, de 13h30 às 17h. Já no último dia de atendimento ao público, sexta-feira (2/12), o serviço ficará disponível das 8h30 às 12h.
 Na negociação, o mutuário pode conseguir reduções de 30% a 50% no valor da multa e dos juros que integram a dívida e uma redução de 60% no pagamento à vista para os interessados que se encontrarem inadimplentes e tenham interesse em renegociar o seu débito junto ao Empreender-PB. Entretanto, será monitorado todo o período da contratação até o pagamento, de forma que caso o mutuário retorne à situação de inadimplência será primeiramente comunicado e, em seguida, o nome deverá ser incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
  Atualmente, o procedimento de renegociação do crédito tem sido realizado na sede de João Pessoa, no posto de atendimento de Patos e de Bananeiras. Portanto, o projeto visa beneficiar aqueles que não possuem disponibilidade de tempo ou condições financeiras suficientes para se deslocarem até um desses locais.
 O projeto iniciou-se na região com Bananeiras, no fim de outubro, e Guarabira é o próximo município a receber o atendimento. O Acordo Legal ainda seguirá adiante por diversos municípios do Estado.

Filho tenta matar pai de 84 anos a pauladas, em Cacimba de Dentro

  Um aposentado de 84 anos sofreu tentativa de homicídio, na noite do último domingo (28/11), às 20h, na cidade de Cacimba de Dentro, no interior do Agreste da Paraíba. O filho da vítima, segundo a PM, é o principal acusado da agressão.
 Rosinaldo Rodrigues da Silva, de 30 anos, quem agrediu o pai a pauladas na região da cabeça. A motivação no qual levou o filho agredi-lo ainda é desconhecida. O fato teria transcorrido na própria residência da família, na rua Manoel Olegário.
 A vítima de 84 anos foi socorrida por uma equipe do Serviço Móvel de Urgente (SAMU) para uma unidade hospitalar da região.
 A guarnição da PM local foi acionada e chegando ao local, o agressor já não se encontrava mais. Depois de algumas rondas, Rosinaldo foi localizado, preso e conduzido para à Cadeia de Solânea.

domingo, novembro 27, 2016

Homem é preso suspeito de estuprar sobrinha deficiente mental, na PB

 Um agricultor foi preso, no início da tarde deste domingo (27/11), suspeito de estuprar a sobrinha. Segundo a Polícia Civil, o crime teria acontecido há pelo menos dois anos, na cidade de Pombal, Sertão paraibano, a 371 km de João Pessoa. O suspeito foi preso por força de um mandado judicial, na zona rural do município de São Francisco, situado na mesma região.
 A polícia informou que o suspeito, que se recupera de uma tentativa de homicídio, não reagiu à abordagem. Dias atrás, um cunhado dele o esfaqueou durante uma briga. A discussão não teria relação com a violência sexual cometida contra a sobrinha do suspeito. A idade da vítima na época do crime não foi divulgada, mas a polícia informou que ela é deficiente mental.  
 O agricultor foi levado para a delegacia de Pombal e, em seguida, encaminhado para a Cadeia Pública da cidade.
Da Redação do PortalCorreio

Empresário patoense morre carbonizado após bater em caminhão

O estado que ficou o veículo. Foto: João Carvalho

  O empresário Rogério Silva Santos, proprietário da empresa de eletrificação GENLUX, que presta serviço a Prefeitura de Cajazeiras morreu carbonizado na noite de sexta-feira (25/11), após bater no fundo de um caminhão no quilômetro 112 da BR-407, em Jaguarari, no norte da Bahia.
  De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) os dois veículos seguiam da cidade de Senhor do Bonfim a Juazeiro, ambas também no norte do estado.
  O caminhão transportava cebola e também foi atingido pelas chamas, queimando totalmente. O motorista do caminhão conseguiu abandonar o veículo.
  O corpo do empresário Rogério Silva Santos foi encaminhado para Instituto Médico Legal de Juazeiro (IML) e aguarda ser reconhecido pela família (que só tomou conhecimento da fatalidade na noite desse sábado (26/11). O reconhecimento deve ser feito através de exame de DNA.
  O empresário residia na cidade de Patos, no Sertão do Estado, além de prestar serviços a prefeitura de Cajazeiras, a GENLUX atendia a outras prefeituras no Estado da Bahia.
Segundo informações o sepultamento do empresário será na cidade de Campo Formoso, na Bahia, cidade natal de Rogério Silva Santos.

Com G1/`PB e Diário do Sertão

Romaria da Penha leva mais de 420 mil fiéis em procissão pela ruas da Capital

 Mais de 420 mil fiéis percorreram 14 km e participaram da 253ª Romaria da Penha, realizada entre a noite desse sábado (26/11) e madrugada deste domingo (27/11) em João Pessoa.
Divulgação/PMJP
 A romaria começou por volta das 22h, quando a imagem de Nossa Senhora da Penha saiu da igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e iniciou a procissão dos fiéis, que seguiu por ruas dos bairros de Jaguaribe, Torre, Bancários, Mangabeira e terminou na Praia da Penha.
 Durante o percurso, o administrador da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, falou sobre a primeira romaria dele como administrador da Arquidiocese.
 “É com muita alegria que eu vivo essa Romaria com a minha presença física, com a minha presença espiritual, rezando pelo povo desta romaria”, contou o administrador. 
 A romaria terminou com a chegada da imagem e dos fiéis ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, onde houve celebração de uma missa especial de bênção aos fiéis.
 Ao portal, o Centro Integrado de Operações Policiais informou que a romaria foi realizada com “tranquilidade” e que nenhuma ocorrência policial relevante foi registrada.

Com PortalCorreio

sábado, novembro 26, 2016

Paraíba registra mais de 500 casos de sífilis em 2016, diz Secretaria de Saúde

 Foram confirmados 514 casos de sífilis congênita e em gestantes no ano de 2016 na Paraíba, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Até 7 de novembro de 2016, foram confirmados 311 casos de sífilis em gestantes, menos que em todo o ano de 2015, quando foram registrados 421 casos.
Se a incidência permanecer nesta média até o fim do ano, 2016 deve ter a menor quantidade de casos de sífilis desde 2011, último ano em que a Atenção Básica não disponibilizou o teste rápido para detectar a doença, com 306 registros. 
 Apesar disso, a pasta mantém o alerta em todo o estado diante da epidemia que o país enfrenta. “A gente não pode relaxar. A sífilis é uma doença com a qual se tem que se ter muita cautela. Se a população não usar preservativo, esses números podem multiplicar”, disse a chefe do Núcleo de DST/Aids da SES, Joanna Ramalho.
 Em relação aos casos congênitos, a SES contabilizou 203 casos em 2016 e 341 no ano passado. Para Joanna Ramalho, essa diminuição é um reflexo do diagnóstico precoce da doença nas mães, que leva ao tratamento oportuno das gestantes e de seus parceiros, evitando a sífilis congênita. 
 “A SES avalia essa diminuição em decorrência de um trabalho de sensibilização que está sendo feito aqui no estado para o enfrentamento da sífilis, através de diálogos com os gestores e profissionais de saúde, campanhas para que a população use camisinha nas relações sexuais, seminários, palestras, tudo que leve informação para a população temos feito nos últimos anos”, comentou Joanna.
 Ainda assim, a SES não descarta a possibilidade de haver subnotificação da doença. “É um sistema de informação, então a gente sempre trabalha com a questão da subnotificação. Esses não são os dados reais, mas são os oficiais”, declarou Joanna Ramalho. A notificação compulsória para casos de sífilis congênita e em gestantes começou em 2007.

Com G1/PB

sexta-feira, novembro 25, 2016

Homem é acusado de abusar das enteadas de 10 e 11 anos, em Belém

 Um homem de 38 anos, residente na cidade de Belém, no Agreste do interior da Paraíba, foi preso em flagrante acusado de molestar a própria enteada de 10 anos de idade. Segundo a Polícia, a violência teria ocorrido num loteamento da cidade, na manhã desta quinta-feira (25/11). O pedófilo desmente que tenha abusado da criança. 
Acusado
 A prisão dele se deu após a guarnição policial da cidade, que realizava rondas, percebeu o homem em atitude suspeita saindo do matagal numa motocicleta. Ao ser indagado, ele apenas alegou aos policias que estava fazendo necessidade fisiologia (urinando). Logo após, a criança foi encontrada na mesma localidade chorando. No lugar, segundo o policiamento, havia algo semelhante a esperma. 
 O homem de imediato foi encaminhado para à Delegacia da cidade, onde foi ouvido e, em seguida, conduzido para a Cadeia Pública. Enquanto a menor, levada para o Cras da cidade, onde recebeu atendimento psicológico. 
 Durante conversa com a psicóloga, a garota relatou que houve abuso. Além de confessar, também, que sua irmã de 11 anos era molestada, já algum tempo, pelo padastro. No relato, ela disse que ele as levavam para passear, separadamente, e as davam presentes. Tanto elas eram acariciadas, quanto as meninas o acariciava o corpo dele. 
 Depois do depoimento, a menina de 11 anos também foi chamada e bastante tranquila confirmou a versão da irmã. 
  Ao Delegado Fábio Facciolo, o qual está à frente do caso, o padastro negou acusação. "Nunca varia isso com elas". O delgado disse que o papel dele é mesmo negar porque o caso é de extrema gravidade. Faciolo informou também cujo exame de conjunção carnal já foi realizado na menor e agora só aguarda o resultado. 

quinta-feira, novembro 24, 2016

Doze cidades paraibanas podem ficar sem prefeitos; veja a lista

 A homologação do resultado das eleições de prefeitos em 12 municípios paraibanos ainda depende do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos eleitos estão com registros questionados.
 Se a palavra final da Justiça Eleitoral for pelo indeferimento de suas candidaturas, eles não serão diplomados e quem vai assumir o comando das Prefeituras serão os presidentes das Câmaras, até que a Justiça Eleitoral convoque eleições suplementares.
 Conforme levantamento Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) dos 16 recursos que subiram para o TSE questionando registros de candidaturas dos eleitos, apenas quatro tiveram os recursos julgados e liberados: Lemoar Benício (PTB), de Catolé do Rocha; Dr. Verissinho (PMDB), de Pombal; Cláudio Freire (PMDB), de Gurinhém, e José Maurícelio (PSB), de São João do Rio do Tigre.
 Com exceção de Emerson Panta (PSDB), eleito em Santa Rita, que teve o registro barrado pelo TRE e ainda aguarda o julgamento de seu recurso, todos tiveram as candidaturas liberadas pela Corte Eleitoral paraibana, mas houve a interposição de recurso contra o deferimento para o TSE, por parte coligação adversária e/ou do Ministério Público Eleitoral.
 Além de Panta, estão com registros deferidos com recurso ainda pendentes de julgamento no TSE os candidatos eleitos dos seguintes municípios: Alhandra, Renato Mendes (DEM); Amparo, Inácio Luiz Nóbrega (DEM); Caturité, José Gervásio (PSD); Gurinhém, Cláudio Freire (PMDB); Massaranduba, Paulo Oliveira (PSDB); Maturéia, José Pereira (PDT); Picuí, Olivanio Dantas (PT); Riachão do Poço, Maria Auxiliadora; São José da Lagoa Tapada, Cláudio Antonio, o Coloral (PSD); Serraria, Petrônio de Freitas (PSD); e Uiraúna, João Bosco (PSDB). 
   Panta não será diplomado 
  Em Santa Rita, a juíza Flávia da Costa Lins Cavalcanti, da 2ª Zona Eleitoral, marcou para o dia 16 de dezembro a diplomação dos vereadores eleitos da cidade, excluindo o médico Emerson Panta (PSDB).
 Conforme despacho, a magistrada justifica que deixou de proclamar Panta como prefeito eleito de Santa Rita, porque seu registro de candidatura encontra-se sub judicie, restando a o reconhecimento da validade dos votos obtidos por ele em instância superior.
  Após ter o registro indeferido pelo TRE, que o considerou inelegível por uma suposta demissão da Prefeitura de João Pessoa por abandono de emprego, o tucano interpôs um recurso especial no TSE com o objetivo de reverter o acórdão da Corte Eleitoral paraibana. O Ministério Público Eleitoral (MPE) já emitiu parecer favorável ao provimento do recurso de Panta, que se encontra desde o último 15, no gabinete do ministro Luiz Fux, relator do processo, para julgamento. Emerson Panta disse que recebeu a notícia da exclusão do seu nome com naturalidade.

Com PoralCorreio

Novo Enem poderá excluir treineiros e certificado de conclusão do ensino médio

 O novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não deverá mais servir para certificar a conclusão do ensino médio. Os treineiros – aqueles que fazem as provas só pra treinar –  também deverão ser excluídos do processo e terão, em troca, um simulado nacional, aplicado em julho, antes do Enem, que ocorre no final do ano. As mudanças foram adiantadas pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, na reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
 O anúncio oficial do novo Enem será feito após a segunda aplicação do exame, que será nos dias 3 e 4 de dezembro. Algumas das mudanças podem começar a valer em 2017. Segundo Maria Inês, o Inep estuda formas de adequar o Enem à reforma do ensino médio, que consta na Medida Provisória 746/2016. As alterações ainda estão em discussão.
 Certificação
 Atualmente, o Enem pode ser usado para que os estudantes obtenham certificado de conclusão do ensino médio. Para isso, é preciso alcançar pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas e nota acima de 500 pontos na redação. Cerca de 11% dos inscritos conseguem esse resultado anualmente e obtêm a certificação.
"O exame não foi preparado para fazer esse tipo de avaliação", disse a presidente do Inep. No ano passado, segundo ela, dos 990 mil candidatos que fizeram o Enem com essa finalidade, 74 mil obtiveram a certificação.
 A intenção é que as certificações sejam concentradas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já aplicado atualmente no Brasil e no exterior. O Encceja pode ser usado para a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental para quem tem no mínimo 15 anos completos, e do ensino médio, para aqueles com 18 anos ou mais.
 A ideia de retirar a certificação do ensino médio do Enem vem desde a gestão passada do Ministério da Educação (MEC). O então ministro Aloizio Mercadante chegou a anunciar um novo exame voltado apenas para isso, que seria aplicado este ano. Isso não ocorreu.
 Treineiros
 O Inep quer aplicar um simulado nacional para os treineiros, ou seja, aqueles que ainda estão cursando o ensino médio. Atualmente, os treineiros fazem o exame na mesma data, mas não podem usar o resultado para ingressar no ensino superior.
 Maria Inês enfatiza que os direitos adquiridos pelos estudantes, de usar a nota para participar de seleção para o ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) serão mantidos no novo modelo.
 "Todas essas demandas e rumos que a reforma do ensino médio mostram para nós têm sido a preocupação do Inep na modernização do Enem, que em momento algum fará agressão ao currículo e não agredirá os direitos adquiridos na concorrência de vagas do Sisu e das bolsas do ProUni", disse a presidente do Inep.
 Reforma do ensino médio
 Pela MP 746/2016, parte da carga horária do ensino médio é voltada a um aprendizado comum, definido pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda está em discussão; e, na outra parte, o estudante poderá escolher entre cinco itinerários formativos: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas; e formação técnica e profissional.
A intenção é adequar o Enem a esse modelo. A presidente não adiantou as mudanças que serão feitas nesse sentido. Uma das possibilidades, cogitada por especialistas, é que haja modelos diferentes de Enem, mais direcionados para o que os estudantes aprenderam na etapa de ensino.

Com Agencia Brasil