quarta-feira, novembro 30, 2011

Marcelinho deixa presídio no início da noite desta quarta

       Por volta das 17h15 (horário local) desta quarta-feira (30), o jogador Marcelinho Paraíba deixou o Presídio do Serrotão, em Campina Grande, após decisão do juiz Paulo Sandro de Lacerda, da 5ª Vara Criminal de Campina Grande. O jogador Marcelo dos Santos, de 36 anos, foi preso na madrugada desta quarta-feira (30) e indiciado por estupro, suspeito de tentar beijar à força e agredir uma mulher.
      Marcelinho Paraíba saiu do presídio em um carro e não deu declarações. O jogador havia sido transferido para o Serrotão no começo da tarde, depois de passar a manhã na Central de Polícia de Campina Grande prestando depoimento. Antes de chegar ao presídio, ele ficou detido na carceragem da Polícia Civil.
        O advogado Afonso Vilar falou com a imprensa em nome do jogador. Segundo ele, o juiz considerou em sua decisão que Marcelinho Paraíba não apresentava perigo à sociedade, por isso concedeu o alvará de soltura. "Apesar do estupro ser um crime hediondo, o juiz considerou que não havia provas suficientes e por isso optou por libertá-lo. Se o Ministério Público enteder que ele cometeu um crime, ele responderá. Senão, o caso será arquivado", disse o advogado.
      A Polícia Civil tem um prazo de 30 dias para concluir o inquérito e encaminhá-lo ao Ministério Público da Paraíba, que decidirá se denuncia o jogador à Justiça. Enquanto isso, ele responde em liberdade.
     Edmilson Santos, supervisor de futebol do Sport, time onde o atleta paraibano joga, informou que o atleta seguiria viagem direto para Recife, onde descansaria esta noite. Segundo ele, Marcelinho só vai falar com a imprensa na quinta-feira (1).

Do G1/PB

Marcelinho Paraíba é transferido para o Presídio do Serrotão

Marcelinho é acusado de estrupo
Foto: Karoline Zilah/G1
     O jogador Marcelo dos Santos, de 36 anos, mais conhecido como Marcelinho Paraíba, foi transferido para o Presídio Padrão de Campina Grande, o Serrotão, no começo da tarde desta quarta-feira (30). Ele passou a manhã na Central de Polícia prestando depoimento e foi levado para a carceragem, de onde saiu às 12h30 (horário local).
    A defesa do atleta afirmou que vai aguardar o caso ser distribuído para um juiz para pedir o relaxamento de prisão. Segundo Afonso Vilar, apesar de ter sido condenado em 2005 por agressão física durante um show, Marcelinho é considerado réu primário porque a pena prescreveu e o processo foi extinto pela Justiça em 2010.
     "O jogador vai ficar agora a serviço da justiça. Preso em flagrante, porque o crime de estupro é inafiançável", declarou o delegado Fernando Zoccola. Segundo ele, caso condenado, o jogador pode passar de 6 a 10 anos preso. Ele considerou que, mesmo sem ter chegado ao ato sexual, devido às mudanças no Código Penal Brasileiro a tentativa de ter uma relação com a mulher pode ser interpretada como estupro.

Do G1/PB

Casa lotéria e correios são assaltados em Juarez Távora

      Nesta manhã de quarta-feira (30), dois homens armados em uma motocicleta assaltaram, por volta das 9h40, uma casa lotéria e Correios da cidade de Juarez Távora. Os bandidos renderam funcionários da agência e levaram o dinheiro, o qual era para pagar os aposentados. A polícia ainda trocou tiros com os assaltantes, mas mesmo assim eles conseguiram fugir. 
      Segundo informações de populares, dois homens chegaram em uma moto armados  trajando roupas escuras. Na primeira ação, eles assaltaram uma casa lotérica.  Em seguida, se dirigiram aos  Correios e de lá levaram todo o dinheiro. A investida dos ladrões foi muito rápida de um local ao outro.
     Na fuga, a polícia ainda efetuou vários disparos contra os ladrões que conseguiram escapar do cerco. Eles fugiram com direção a zona rural do município. Até o fechamaento desta edição, a polícia continuava em diligência na procura dos acusados.

Pirpirituba completa 58 anos de emancipação no próximo domingo

Igreja Matriz da cidade
   Com  uma população de quase 11 habitantes, estando 7 mil na zona urbana e 4 mil na rural, Pirpirituba completará no proximo domingo 58 anos de emancipação política num clima de muita festa.
    A cidade é detentora de uma área de 75 Km2, distante a 110 Km de João Pessoa, situada na microregião do Brejo paraibano, onde há um clima quente e seco, que oscila entre 25º a 36º C. Tem como economia predominante a lavoura de subsistência, percuária bovina, ovina e caprina, e limita-se com os os municípios de Pilõezinho, Guarabira, Araçagi, Sertãozinho, Belém, Bananeiras, Borborema e Serraria.
      Um de seus pontos turísticos é a Cachoeira do Roncador, situada num área ricamente arborizada, nos limites territoriais de Pirpirituba, Borborema e Bananeiras. O local fica a 7 quilômetros da sede. Além disso, a cidade foi palco de uma gradiosa festa, que atraia pessoas de toda Paraíba e de outros estados a 'Micatuba'- carnaval fora de época. Outras festividades comemorativas São Sebastião, em janeiro;  e Nossa Senhora do Rosário, outubro.
 A fundação, conforme dados históricos, foi realizada por Luiz Correia de Melo, que iniciou as construções do cemitério e da Capela de Nossa Senhora do Rosário, atual matriz. Em 1869, o português João José Batista instalou-se na cidade e, naquela época fundou o primeiro ponto comercial,  que deixou sob os cuidados do seu filho, Antônio Leopoldo Batista.
      O município só alcançou sua independência por definitivo em 2 de dezembro de 1953, por intermédio do decreto Lei estadual de nº 938, votado pela Assembleia e promulgado pelo Emo. Sr. João Fernandes de Lima, na época governador do Estado. Só em 4 de dezembro daquele ano que foi oficializada a sua emancipação política. José Fortuna foi o primeiro prefeito eleito da cidade.
   Antes de se emancipar, a cidade foi distrito de Guarabira, pelo decreto Lei Estadual  de 24 de maio de 1892, condição retificada nas divisões territoriais de 12 de dezembro de 1937, como também pelo decreto de nº1010,  de 30 março de 1938.
  Desde o último dia 28 desde mês, que a  prefeitura de Pirpirituba vem desenvolvendo uma vasta programação de aniversário da cidade.  No dia 4, quando o município completa  58 anos de emancipação, às 5h,  haverá alvorada pelas principais ruas da cidade. Logo após, às 9h, hasteamento das bandeiras, com a presença da banda de música da Polícia Militar da Paraíba. 
  Dando continuidade as comemorações, na parte da tarde, às 14h, uma partida de futebol  com uma equipe de profissional. À noite, às 17h, uma missa em ação de graça, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, às 19, show de calouros. Encerrando a festa, às 21, shows com o cantor Alcimar Monteiro e a Banda Aveloz, em praça pública.Confira abaixo fotos antigas do município:


 








 




terça-feira, novembro 29, 2011

MEC cancela cursos de três instituições na Paraíba

       O Ministério da Educação (MEC) cancelou 103 vagas de cursos de bacharelado em enfermagem de três instituições paraibanas. O despacho da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior foi publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (29).
        As faculdades afetadas foram a Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM-PB), que perdeu 8 vagas, a Faculdade de Campina Grande (FAC-CG), com menos 18 vagas, e a Faculdade Santa Emília de Rodat (Faser-PB), que teve o maior número de vagas cortadas pelo MEC, 77. Nos próximos processos seletivos, as instituições só poderão fornecer 42, 72 e 180 vagas, respectivamente.
       O corte de vagas faz parte das medidas cautelares tomadas contra as instituições em decorrência do desempenho insatisfatório no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010. Entre as penalidades está a perda de autonomia das instituições de ensino superior, mas apenas em relação ao curso que teve baixo desempenho. O CPC contínuo das faculdades paraibanas variam de 1,69 a 1,94.
      Além dos cortes, os cursos serão supervisionados e terão suspensos os prazos os processos de regulação em trâmite no MEC. As penalizações vigoram até que o ministério avalie o relatório final da supervisão.
      Em todo o Brasil, o MEC cancelou 3.986 vagas em 148 cursos superiores de odontologia, enfermagem e farmácia de instituições de 24 estados brasileiros. Na Paraíba, vagas dos cursos de odontologia e farmácia não foram reduzidas.
      Segundo o MEC, o CPC é calculado a partir das notas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e outros fatores, como infraestrutura e corpo docente. O índice varia de 1 a 5, sendo que qualquer resultado abaixo de três é considerado insatisfatório e passível de medida cautelar. Os únicos Estados brasileiros poupados dos cortes anunciados nesta terça-feira foram Acre, Piauí e Sergipe.

Do G1/PB

Colisão entre veículos deixa uma pessoa ferida na região do Brejo


        Um acidente envolvendo quatro veículos, nesta manhã de terça-feira (29), em Guarabira, na região do brejo paraibano, deixou uma pessoa ferida e o trânsito congestionado por quase uma hora. Um veículo do tipo caçamba, sem freio e desgovernada provocou a batida próximo ao posto de combustível Frei Damião.
Carros ficaram destruidos
       O condutor da caçamba, que provocou a colisão por volta das 6h30, de cor creme, placa KJL-0324, Antônio do Ouro, ia sentido Mari/ Guarabira, quando perdeu o controlo do carro ao descer a ladeira que  dá acesso aos postos de combustíveis Santiago e Frei Damião. Nessa hora, o veículo faltou freio e ele não conseguiu desviar dos demais carros e se chocou causando um grande estrago nas latarias dos mesmos.
      De acordo com populares, o motorista da caçamba ao chegar próximo à lombada não teve controle do carro por não conseguir frear e bateu primeiro na Parati azul, placa LAF-2418, dirigido por Raniery Ferreira de Almeida, residente em Guarabira. Em seguida, ele se chocou também com uma outra caçamba, de cor azul, placa KHA-7614/PE, dirigida por Juracy Silva de Oliveira, que mora em Cachoeira dos Guedes, e, por último, num Ford KA vermelho, de placa NQG-1965/PB, conduzido por João Crisostomo Santana, residente no bairro Primavera, em Guarabira. Este foi único que saiu ferido no acidente.
      Crisostomo ficou preso as ferragens após receber o impacto frontal da caçamba no lado do motorista. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e levado para a UPA da cidade. Crisostomo sofreu apenas alguns ferimentos pelo corpo, mas  passa bem.

segunda-feira, novembro 28, 2011

Mulher é encontrada amarrada e morta na zona rural de Santa Rita

      Uma mulher, de 43 anos, foi encontrada morta dentro de casa na zona rural de Santa Rita, cidade da Grande João Pessoa, na madrugada desta segunda-feira (28). Segundo a 6ª Delegacia Distrital de Santa Rita, ela estava com as mãos amarradas e foi assassinada com golpes de faca.
       Conforme informações da Polícia Civil, a mulher foi morta com três facadas. A polícia disse que ainda não sabe o que motivou o crime.
       A polícia informou também  que acredita que ela estava sozinha em casa quando foi     assassinada. Nenhum suspeito de envolvimento no crime foi preso até a manhã desta segunda-feira (28).

Do G1/PB

domingo, novembro 27, 2011

Mega Sena da Virada: Apostas começam nesta segunda-feira

       Nesta segunda-feira(27), em todo Brasil,  começam as apostas da Mega Sena da Virada, edição especial fim  de ano. Segundo previsões da Caixa Econômica Federal, o prêmio deve ultrapassar a marca dos 170 milhões de reais, um dos maiores da história no Brasil.
        O sorteio acontece na noite de 31 de dezembro e não há chances para o prêmio acumular. Se nenhum apostador acertar as seis dezenas, o dinheiro é dividido entre os ganhadores da quina ou da quadra.
As apostas poderão ser feitas até o dia do sorteio e o valor para cada jogo é de dois reais, o mesmo das apostas convencionais. Os demais sorteios continuarão sendo realizados paralelamente até o final do ano.
         O maior prêmio de uma Mega Sena de Virada foi pago em 2010. Na ocasião, 194,3 milhões de reais foram divididos entre quatro apostadores, que levaram para casa 48,5 milhões de reais cada um.
        Sorteio
        Na noite desse sábado a Caixa Econômica Federal sorteou, em Wenceslau Braz, no Paraná, as dezenas do concurso 1.340 da Mega Sena. Os números do sorteio são os seguintes: 36, 21, 13, 59, 60 e 30.
       Nenhum apostador acertou as seis dezenas e o prêmio no valor de 16 milhões de reais ficou acumulado. A estimativa para o próximo concurso, que será realizado no dia 30, é 20 milhões de reais.

Da Veja

Carreta tomba e pega fogo na BR 101 Sul, próximo ao Km 117

Veículo pega fogo e deixa BR interdita /Fotos: Aguinaldo Mota
       Um acidente na BR 101 Sul, próximo ao quilômetro 117, sentido Recife a João Pessoa,  deixa rodovia interditada nesta manhã de domingo(26). Uma carreta carregada de cerveja tombou na rodivia e em seguida pegou fogo, por volta das 11h30. Ainda não há informações a causa  da virada e se houve registro de feridos ou morte.
A carreta ainda continua no lugar
      Após cerca de duas horas, os bombeiros conseguiram apagar o fogo. Neste momento(14h13), parte da pista é liberada, mas ainda é lendo o fluxo de veículos na estrada, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal da Paraíba através do microblog do twitter.
       Conforme a PRF, a melhor alternativa para chegar à Capital é seguir para o município de Caaporã e de lá se deslocar para o litoral através da PB 008 ou ainda por Alhandra.

Garota de programa é presa em motel acusada de furtar cliente

      Uma garota de programa foi presa nesta madrugada de domingo, por volta das 2h , no Sertão da Paraíba, após ser acusada de furtar um cliente em R$ 220. O fato aconteceu em um motel da cidade de Sousa. O dinheiro da vítima estava na vagina da acusada.
      Maria de Fátima Oliveira, de 35 anos, residente no Conjunto Povo de Deus, em Sousa, havia  saído com o eletricista de automóvel Antônio Fortunato de Sousa, 57 anos, o qual tinha contratado a profissional do sexo para um programa em motel da cidade, onde foi roubado. Ele só foi perceber  o sumiço do dinheiro depois da relação.
      Segundo a vítima, após ter praticado a relação com a mulher, só então percebeu que havia sumido o dinheiro de sua roupa. No entanto, resolveu acionar à polícia. No motel mesmo, foi realizada uma revista pessoal na garota de programa pela polícia, na qual  foi encontrada, dentro da sua vagina, duas notas de R$ 100. Nos bolsos das roupas de Maria de Fátima também havia R$ 20,50. Ela foi conduzida à delegacia do município para esclarecimento.

Com informações do Sertão Informado

quinta-feira, novembro 24, 2011

Operação policial apreende drogas e armas na região do Brejo

      Uma operação deflagrada na madrugada desta quinta-feira (24) pela Polícia Civil, na região do Brejo da Paraíba, resultou na prisão de três pessoas. Elas são acusadas de praticarem tráfico de dogras, posse ilegal de armas e receptação de objetos de procedência duvidosas. As prisões aconteceram na cidade de Caiçara em locais diferentes. A operação contou com cerca de 25 policiais.
Protudos aprendidos pela polícia
      Na operação foram presos Antônio Fortunato da Silva, 46 anos, acusado de tráfico de drogas e posse ilegal de armas; Jorge Santana da costa, 50 anos, também por posse ilegal de arma, mas este foi liberado após o pagamento de fiança no valor de R$ 300,00; Carlos Menegídio está sendo acusado de receptação de vários objetos de procedência duvidosa.
      Na casa de Antônio foram apreendidas 10 trouxinhas de maconha, mais de 50 munições de vários calibres, um revolver 38, uma pistola tipo garrucha, 17 relógios, além de  uma motocicleta. Com Jorge foram apreendidas uma espingarda de soca a soca e uma espingarda calibre 32.
      O delegado Alarico Rocha disse que os elementos já vinham sendo  monitorados há dois meses. O trabalho em conjunto das policias facilitou as prisões dos acusados.

quarta-feira, novembro 23, 2011

Justiça Eleitoral da Paraíba cassa prefeito José Leonel de Mulungu

       A Justiça Eleitoral da Paraíba cassou o mandato do prefeito José Leonel de Moura (PSDB) da cidade de Mulungu, no Agreste paraibano. A decisão foi tomada em primeira instância pela juíza Thana Michelle Carneiro, da 46 ª Zona Eleitoral, no último dia 17 e publicada nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da Justiça. O prefeito foi condenado por abuso de poder político nas eleições de 2008. A defesa de José Leonel disse que vai recorrer para tentar lhe manter no cargo.
Leonel foi cassado por abuso de
 poder nas eleições de 2008
      A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) contra José Leonel de Moura foi movida pelo segundo colocado nas eleições Achiles Leal Filho. De acordo com a acusação, o prefeito teria utilizado um programa de rádio da Prefeitura de Mulungu para divulgar seus projetos eleitorais e pedir votos à população. Ele também teria destacado o seu número e destratado o candidato da oposição.
     Em sua decisão a juíza cassou os diplomas do prefeito e também do seu vice, Ricardo Bandeira Ferraz, e decretou as suas inelegibilidades. Ela ainda decidiu aplicar uma multa de 10 mil ufirs aos dois. A juíza Thana Michelle determinou também que o segundo colocado nas eleições seja empossado no cargo.
        O advogado Marcos Souto Maior Filho, que defende José Leonel, disse que a decisão da Justiça é um equívoco. Segundo ele, os dois candidatos tiveram o mesmo espaço no programa de rádio.
      Ele disse que vai recorrer na instância local e também junto ao Tribunal Regional Eleitoral para manter José Leonel no cargo. “Acredito que nossas medidas vão ser acolhidas rapidamente, essa decisão foi um equívoco”, afirmou. De acordo com ele, o recurso na 46 ª Zona Eleitoral deve ser impetrado ainda nesta quarta-feira.

Do G1/PB

Grupo detido na PB pode ter fugido da favela da Rocinha

      A Polícia Militar deteve na madrugada desta quarta-feira (23) um homem e três adolescentes na cidade de Santa Rita, localizada na região metropolitana de João Pessoa. O grupo supostamente seria de fugitivos da favela da Rocinha, do Rio de Janeiro. De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), eles estavam ocupando uma casa no terreno de uma usina. Os quatro teriam assumido ter envolvimento com o tráfico de drogas na comunidade carioca que recentemente foi ocupada pela polícia.
      De acordo com o capitão Farias, do Ciop, a polícia chegou até os homens a partir de denúncias de moradores que estranharam a movimentação na usina. Segundo o policial, os homens disseram que fugiram para a Paraíba, de ônibus, antes da Rocinha ser ocupada. De acordo com o capitão Farias, apenas o maior de idade apresentou documento comprovando que era do Rio de Janeiro.
      A polícia informou também que os suspeitos não tinham posse de drogas, nem de armas. Segundo o Ciop, os homens foram levados para o Batalhão da Polícia Ambiental para averiguação. Em contato com a polícia do Rio de Janeiro, a PM foi informada que não havia nenhum registro criminal ou mandados expedidos pela Justiça contra os quatro detidos. Eles podem ser liberados pelo fato de não haver provas contra os detidos.

Do G1/PB

Professora morre na sala de cirurgia com embolia pulmonar


Rejane morreu após se 
submeter a uma cirurgia plástica
      Uma professora de 38 anos de idade morreu na noite da terça-feira (22) quando era submetida a uma cirurgia plástica em Campina Grande. De acordo com o atestado de óbito emitido pelo Hospital Pedro I, onde o procedimento aconteceu, Rejane Lima dos Santos Nobre sofreu uma embolia pulmonar, insuficiência respiratória aguda e parada cardiorrespiratória. A direção do hospital informou que vai se pronunciar oficialmente na manhã desta quarta-feira (23), para explicar todos os procedimentos adotados.
      De acordo com Edson Nóbrega, amigo que a acompanhava durante a cirurgia em Campina Grande, Rejane iria fazer a cirurgia de redução das mamas por recomendação médica. Ela reclamava de dores na coluna devido ao volume dos seios. Ela teria aproveitado para fazer uma lipoaspiração no abdômen. Ainda segundo Edson, todos os exames pré-cirúrgicos da paciente haviam indicado que ela estava bem e que não haveria motivos para não se submeter ao procedimento.
      Funcionários do Hospital Pedro I e o amigo de Rejane informaram que ela deu entrada às 13h, mas sofreu as complicações durante a cirurgia e morreu às 18h30. O nome do médico envolvido nos procedimentos ainda não foi divulgado.
       Rejane trabalhava como professora em um programa social para jovens em situação de risco e também atuava como coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Alagoa Nova, cidade do Agreste paraibano. A família decidiu doar as córneas. O enterro acontece nesta quarta-feira no município.

Do G1/PB

Casal é executado na frente da filha de 2 anos em Mari

     O casal  Edmilson Soares 'orelha', de 20 anos, e Gilvânia Bezerra de Oliveira, 19 anos, foi executado com vários tiros de arma de fogo, na noite desta terça-feira (22), por volta das 20h20. O fato ocorreu na própria casa das vítimas, no Conjunto Novo Mari,  na cidade de Mari. A polícia ainda não tem informações do motivo do duplo homicídio, sabe-se que Edmilson era ex-presidiário.
      De acordo com as informações, o casal se encontrava em casa quando dois homens chegaram de moto e armados. Nesse momento, eles arrombaram a porta de entrada, se dirigiram até as vítimas e sem falar nada começaram  a descarregar o revólver contra Edmilson e Gilvânia. Eles morrem na hora.
       A filha do casal, de apenas dois anos de idade, presenciou a execução dos pais. Os assassinos não fizeram nada com a criança. Após o crime, os acusados saíram em alta velocidade em uma  motocicleta preta. Os moradores da localidade ouviram os disparos, mas não falaram nada com medo de represália dos homicidas. Mesmo assim, a policia  fez várias diligência na região, mas sem êxito.

terça-feira, novembro 22, 2011

Compra pela internet fica mais cara após aprovação de projeto

      Foi aprovado na manhã desta terça-feira (22) um projeto de lei, de autoria do Governo do Estado, que altera a cobrança do ICMS através da comercialização pela internet.
     O consumidor, a partir de agora, terá que pagar ICMS aos cofres da Paraíba - além do tributo recolhido junto ao Estado de onde comprou o produto.
    Com 15 votos a favor e 13 contra, os deputados da base governista na Assembleia Legislativa da Paraíba venceram a oposição.
     Para começar a valer, o projeto de lei aprovado hoje, ainda precisa ser sancionado pelo Governador Ricardo Coutinho e publicado no Diário Oficial.
     Odeputado estadual Janduhy Carneiro garantiu que com a aprovação da lei, o consumidor sairá perdendo. ‘Tentei convencer os deputados de que isso é ilegal e inconstitucional, mas infelizmente meus argumentos não foram aceitos’, declarou o deputado.
      Já o líder da bancada governista na ALPB, Hervázio Bezerra, acredita que a lei servirá para controlar a comercialização via internet e coibir ações ilegais.
        A jurisprudência em outros estados
       A maioria dos estados que estabeleceu a cobrança de ICMS nas compras online sofreram derrotas nos tribunais.
      No Piauí, a demanda foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), que acatou ação interposta pela Ordem dos Advogados do Brasil no Estado e derrubou a cobrança do tributo para produtos comprados no Piauí através da internet.
      A decisão da Corte, que analisou o caso nesta quinta-feira (07), foi unânime e tem efeitos retroativos. Assim, todo valor recolhido durante os sete dias de vigência da nova regra teve que ser que ser devolvido ao consumidor.

Do Correio da Paraíba

Ex-presidiário é assassinado com três tiros na cabeça no Brejo

Uma multidãocompareceu à casa de
Coronel/Fotos: Gilvonildo Targino
      O ex-presidiário Edimilson Teodósio da Silva "Coronel" , 39 anos, foi executado com três tiros na cabeça nesta manhã de terça-feira(22). O homicídio aconteceu por volta das 8h30, na própria casa da vítima, na rua São João, bairro da Caixa d'Água, em Pirpirituba. O também ex-presidiário Francisco de Araújo Pontes “Ito”, de 35 anos, está sendo acusado de ser o executor do crime.

A esposa da vítima está
esperando o segundo filho do casal
    Segundo um vizinho da vítima, que não quis revelar o nome, relatou que Ito ao chegar na casa da vítima foi logo invadindo. Neste momento, o seu cunhado assistia TV deitado no sofá quando o acusado aproveitou o momento de distração e efetuou três disparos de arma de fogo na cabeça.  Na fuga, o acusado obrigou o motorista Antônio Ferreira Santana "Caganeira" a ajudá-lo a fugir. O motorista disse que foi tudo muito rápido. Ele até foi ameaçado por Araújo se não o levasse. "Deixei na saída da piscina, com destino a cachoeira do roncador", zona rural, disse ele.  
      A esposa da vítima, Francisca Elivânia Pontes, de 26, que está grávida de dois meses, disse que estava tomando banho quando tudo aconteceu. Ela pensou que tinha sido o seu vizinho, que mora na outra rua, e sempre gosta de atirar de espingarda. Ao se dirigir até a sala, encontrou o seu marido deitado no sofá sangrando muito e sem vida.
O ex-presidiário foi
executado quando assistia TV
      “Naquela hora foi um choque pra mim ver meu marido deitado alí ensanguentado e eu não sabia o que fazer no momento.  Além disso o meu filho estava comigo e viu toda a cena”, revelou.  Segundo ela, não sabe o motivo que levou a morte do seu esposo. Elivânia disse  que não viu a pessoa que o matou apenas ouviu dizer que tinha sido o próprio irmão." Mas  não posso afirmar porque não vi", acrescentou.
     A polícia foi até o local do ocorrido, onde lá  já se encontrava uma aglomeração de gente. O subtenente Jailton e Soldado Wanderlei tiveram que solicitar reforço ao comando do 4º BPM, já que na cidade a guarnição não dispõe de viatura para se locomover. A polícia está em diligência para prender o assassino. Tanto a vítima quanto o acusado já cumpriram pena.

segunda-feira, novembro 21, 2011

População de Pirpirituba clama pela reabertura de hospital


      Com pouco mais de 10 mil habitantes, a população de Pirpirituba, no Brejo da  Paraíba, clama por atenção dos representantes políticos e faz apelo para  que o Hospital Público da cidade volte a  funcionar com eficiência. Segundo  moradores, existe toda infraestrutura pronta na unidade, no entanto, não existe mão de obra para atender à população.       
     Ainda segundo denúncias, o hospital está fechado há seis anos e foi construído há 18 anos na gestão  de  Humberto Manuel de Freitas. Mas só foi aberto na gestão posterior. Na atual gestão do prefeito Rinaldo Guedes (PSB), aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB), faltando apenas 13 meses para o fim do mandato, ele ainda continua fechado e sem previsão de reabertura.
        A população pede ajuda ao governo estadual para interceder junto a administração local para que a unidade volte a funcionar o mais rápido possível, já que o povo está sem atendimento na área de saúde. 
       Em contato com o site, um morador disse que o hospital está com toda infraestrutura necessária para seu funcionamento, mas a falta de mão de obra tem prejudicado a reabertura e funcionamento da unidade hospitalar. “Não existe gente para trabalhar isso está dificultando a reabertura”, disse ele que preferiu não se identificar.

Do PBAgora

Correios de Cuité de Mamanguape é assaltada nesta segunda


Polícia está no cerco dos assaltantes
Foto:Blog Lily Barbalho
      Nesta manhã de segunda-feira (21), por volta das 8h50, quatro homens fortemente armados  assaltaram os Correios  e   Telégrafos da cidade de Cuité de Mamanguape, no  Litoral  Norte da Paraíba.
      Segundo informações,  os assaltantes   chegaram  em duas motos. Um  deles  ficou no lado de fora  dando  segurança ao bando enquanto os outros três entraram na  agência. Neste momento,  renderam os  funcionários que não reagiram a ação. Ao saírem,  eles foram surpreendidos  pelos os policiais da CIA de Mamanguape.
     Na fuga, houve uma intensa troca de tiros. Mesmo assim os bandidos conseguiram fugir. Até o fechamento desta edição, a polícia tinha montado um cerco na área para tentar localizar e prender os acusados.
      De acordo com testemunhas, um dos indivíduo do bando usava camisa vermelha e calça jeans, enquanto que o outro usava camisa preta.  Os assaltantes chegaram na agência de motocicletas Honda Broz. Este ano não é a primeira vez que agência daquela cidade é alvo de assalto. 

Dois homens são encontrados mortos em matagal na Capital

      Dois homens foram encontrados mortos no início da manhã desta segunda-feira (21) um um matagal do bairro do Rangel, em João Pessoa. Segundo informações da Polícia Militar, as vítimas foram assassinados por disparos de arma de fogo.
     Conforme informou a Polícia Militar, a hipótese principal para o duplo homicídio é a de execução. Os moradores da região informaram para os policiais que não viram os suspeitos do crime. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios de João Pessoa, que ainda não tem suspeitos para o duplo homicídio.


Jovens são mortos na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Foto: Walter Paparazzo/G1)

Do G1/PB

Homem morre eletrocutado quando preparava iluminação

      Um auxiliar de serviços gerais morreu eletrocutado no domingo (20) no município de Aparecida, no Sertão da Paraíba. De acordo com testemunhas, Airton Lucas de Sá, de 39 anos, preparava a iluminação de uma festa quando sofreu a descarga elétrica.
      Os moradores da cidade disseram que Airton já havia instalado todas as luzes e faltava apenas fazer uma gambiarra, um tipo de instalação elétrica. O auxiliar então subiu  em uma escada de alumínio para fazer a instalação em um poste quando sofreu a descarga elétrica e morreu no local.
     Ainda segundo as testemunhas, Airton Lucas não usava nenhum tipo de equipamento de proteção. Uma equipe do Samu foi acionada, mas a vítima já estava sem vida. O corpo de Airton foi levado para o Instituto de Medicina Legal e em seguida foi enterrado no cemitério da cidade.

Do G1/PB

domingo, novembro 20, 2011

Cerca de 5 mil candidatos faltaram as provas do PSS-2012

      Neste primeiro dia do PSS-2012, da Universidade Federal da Paraíba, cerca de 5 mil candidatos faltaram as provas. Segundo o presidente da Coperve, João Lins, a informação é ainda preliminar."Esse número ainda tende a aumentar. Os dados oficiais só serão disponibilizados quando sair o resultado final", informou.
       59 candidatos foram desclassificadas do PSS por estarem portando celulares na hora das provas. Esse número, de acordo com João Lins, é apenas de João Pessoa (54) e Mamanguape (5). Ele disse que está aguardando ser contabilizado  o resultado exato de eliminados de outras cidades  onde  foram aplicadas as provas.
      Os candidatos inscritos para o conjunto de provas do PSS 1, das três séries, responderam a oito questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Inglesa, Espanhola ou Francesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História Geral e do Brasil, e Geografia Geral e do Brasil.
     Nesta segunda-feira (21) serão aplicadas as provas do PSS 2 com as mesmas disciplinas para o conjunto de provas dos PSS 1, 2 e 3. O gabarito do primeiro dia das provas já estão  disponibilizado no site da Coperve. Clique aqui.

O ator Adriano Reys morre com câncer no fígado neste domingo

Reys lutava há três anos
contra um câncer no fígado
      Morreu na manhã deste domingo (20) o ator Adriano Reys, de 77 anos. Ele estava internado no hospital Copa D´Or, na zona sul do Rio de Janeiro, desde o último dia 10. Reys lutava há três anos contra um câncer no fígado e já havia sido internado outras vezes por complicações no quadro clínico.
      Adriano estreou como ator no cinema, mas fez carreira na TV e atuou em novelas de várias emissoras: TV Tupi, Globo, Bandeirantes e Record. Fez papéis nos sucessos “A Viagem”, “Éramos Seis”, “O Preço de um Homem”, "Mulheres de Areia", "Ciranda de Pedra", "Ti-Ti-Ti" e "A Lua me disse".
     Reys interpretou Renato Filipelli, grande amigo de tia Celina, em "Vale Tudo", recentemente reprisada pelo canal Viva. Seu último trabalho na televisão foi no elenco de "Promessas de Amor", na Record.

Da Redação, com UOL

Vaqueiro é assassinado com dez tiros de pistola em Cabedelo

       Na noite deste sábado(19), o vaqueiro Danilo Miguel de Jesus, 25 anos, foi assassinado com dez tiros de pistola enquanto dormia. O fato aconteceu na comunidade Jardim Jericó, conhecida como “Favela do Lixão”, em Cabedelo. Ainda é desconhecido o autor do crime. 
Danilo foi executado quando
dormia /Foto: Aguinaldo Mota
     Segundo o comandante da Força Tática da 4ª CIA, Capitão Túlio, a vitima morava sozinho em um barraco na comunidade Jardim Jericó. A pesar da fragilidade do barraco onde Danilo morava, não há sinais de arrombamento, o que leva a policia acreditar que a vitima tenha deixado a porta aberta.
      De acordo com informações de populares, por volta das 22h foram ouvido diversos tiros, como o lugar é de pouca iluminação, ninguém viu quem assassinou Danilo. O corpo dele foi encontrado sem roupa em cima da cama com várias perfurações de arma de fogo.
       O vaqueiro passou o dia bebendo na companhia de um amigo que ninguém soube dizer quem era. Ele foi atingido com dez tiros no tórax e cabeça. Para a delegada Maria Rodrigues da homicídios, a vitima foi executada enquanto dormia.

Com informações do Correio da Paraíba

Vestibular da UFPB acontece neste domingo (20) e segunda (21)

       Os 38.152 candidatos inscritos no Vestibular da UFPB deram início neste domingo (20) ao Processo Seletivo Seriado (PSS 2012). As provas foram aplicadas em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Bananeiras, Areia, Mamanguape, Rio Tinto e Sousa. Este ano está sendo oferecido 6.240 vagas nos diferentes cursos da instituição.
      O gabarito oficial do PSS 1 será divulgado às 13h40 deste domingo. A previsão do desempenho dos candidatos nessa face será conhecido até o dia 13 de dezembro. Nessa data, será liberada a lista com os nomes dos inscritos aptos a fazer a segunda etapa do processo, composto por provas da 3ª série.
      O candidato que se achar prejudicado contra a resposta de qualquer questão abordada no teste do PSS 2012 terá dois dias úteis, a contar da data do exame, para ingressar com recurso. A informação é do presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), João Lins. “Ele precisa apresentar as alegações dele por escrito à Coperve, pessoalmente ou através de procuradores”, destaca Lins.
       Mais informações podem ser obtidas no site da Coperve (www.coperve.ufpb.br). Conforme o calendário da Coperve, a classificação final será divulgada em 25 de janeiro de 2012.

sexta-feira, novembro 18, 2011

Polícia desarticulação quadrilha que agia na região do Brejo

       Foi desarticulação nesta sexta-feira(18), na Paraíba, pelo serviço de inteligência do 4º Batalhão de Polícia Militar de Guarabira, uma quadrilha que vinha agindo na região do Brejo paraibano. A operação contou com o apoio da Polícia Civil e do Pelotão de Choque. A prisão se deu no Conjunto Mutirão, em Guarabira. A gangue foi conduzida à 3ª Superintendência de Polícia da cidade.
A quadrilha foi presa no Conjunto Mutirão
     Na ação da polícia, por volta das 15h de hoje, ao se dirigir até uma casa, localizada no Conjunto Mutirão, de propriedade da mãe de dois dos elementos pertencentes ao grupo, foram encontrados diversos objetos frutos das ações criminosas dos bandidos realizados na região do Brejo.
    Na operação, foram apreendidas duas espingardas calibre 12, com dois carregadores; uma pistola 765, com oito munições; oito celulares, oito relógios de pulso, quatro perfumes de diferentes marcas, dois punhais, três chips de operadoras distintas, um revólver calibre 38, uma máquina fotográfica e 10 pedras de crack.
     Os integrantes da quadrilha são Mayara Maria da Conceição, 18 anos, Lídia Costa Carlos, 18 anos, um menor de 16 anos, e Clisenaldo Lourenço da Silva, 23 anos, ambos residentes no Conjunto Mutirão. Já Adriano Pinheiro Batista “mosquito”, 18 anos, residente na Rua da Mangueira, no bairro do Rosário. Todos de Guarabira.
      Os envolvidos serão indiciados por porte ilegal de arma, formação de quadrilha, receptação e tráfico de entorpecentes, com exceção do menor. A última ação do grupo aconteceu este mês na fazenda Cumaru, no sítio Jacaré, zona rural de Alagoinha.

quinta-feira, novembro 17, 2011

UEPB lança concurso público para técnicos-administrativos

       A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou na tarde desta quinta-feira (17) um edital de concurso público para técnicos-administrativos. Estão sendo disponibilizadas 279 vagas nos níveis fundamental, médio e superior. As inscrições começam no dia 28 de novembro e vão até 7 de janeiro de 2012 e poderão ser feitas no site da Fundação Parque Tecnológico, organizadora da prova. Clique aqui e confira o edital no site.
       São oferecidas 27 vagas para o nível fundamental, 201 vagas para quem tem o ensino médio completo e 51 para o ensino superior. A data das provas está prevista para 12 de fevereiro de 2012. A divulgação do resultado deve sair entre março e abril do próximo ano.
      Os salários oferecidos variam de R$ 1.134, 54 a R$ 2.882,13. As taxas de inscrição serão: R$ 40 para nível fundamental; R$ 55 para nível médio, R$ 65 para cargo técnico de nível médio, e R$ 90 para os cargos de nível superior.
      Para o nível médio, há vagas previstas para assistente administrativo, auxiliar de biblioteca, almoxarifado, técnicos em laboratório, agroindústria, contabilidade, atendentes de consultório dentário, entre outros. Já para o nível superior, há oportunidades para arquivista, analista de sistemas, assistente social, administrador, arquiteto, bibliotecário, advogado, contador, engenheiro civil, engenheiro elétrico, comunicólogo e secretário-executivo.
     As vagas estão divididas entre os oito campi da universidade. Serão 190 para o campus de Campina Grande, 19 para Araruna, 19 para Catolé do Rocha, 13 para Lagoa Seca, dez para a unidade de João Pessoa, dez vagas para Patos, nove vagas para Guarabira e nove para Monteiro.
      Professor
     A Universidade Estadual da Paraíba também está com outro edital aberto para a contratação de 230 professores doutores e mestres para o quadro efetivo da instituição. Existem dois calendários distintos para as inscrições. O primeiro será encerrado no dia 28 de novembro. Já o segundo vai inscrever a partir do dia 30 deste mês e prosseguirá até o dia 17 de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. A prova está marcada acontecerá em janeiro.

Três pessoas são presas comercializando combustível

Gasolina estava sendo comercializada ilegalmente (Foto: Walter Paparazzo/G1)
A gasolina retirada do caminhão
era colocada em galões. Foto:
Walter Paparazzo/G1
     Três pessoas foram presas na tarde desta quinta-feira (17) por suspeita de comércio ilegal de combustível, em Cabedelo, município da Grande João Pessoa. Segundo a polícia, dois dos detidos estavam comprando a gasolina e o terceiro, que era motorista do caminhão da distribuidora, estava fazendo a transferência. 
       A operação foi realizada por policiais da 4ª Companhia da Polícia  Militar,  em Cabedelo. A  gasolina era retirada do caminhão da distribuidora e  colocada  em galões. De acordo  com o major Sena, o  litro era vendido entre R$ 1,50 a R$ 2  e  foram apreendidos 120 litros do combustível.
      O major Sena explicou que recebeu a denúncia de transferência ilegal de gasolina há três dias e a investigação foi feita pela inteligência da Polícia Militar.
      Os suspeitos foram encaminhados para a 10ª Delegacia Distrital, no bairro de Tambaú em João Pessoa, onde também estão retidos o caminhão que armazenava o combustível e os três carros dos clientes. Duas pessoas ainda tentaram comprar o combustível depois que a polícia chegou ao local, mas, como não efetuaram a compra, foram ouvidos apenas como testemunhas. O motorista deverá ser autuado por furto e o crime é inafiançável.

Do G1/PB

quarta-feira, novembro 16, 2011

Taxista é assassinado com vários tiros em frente a sua residência

      Nesta manhã de quarta-feira(16), por volta das 5h, o taxista Elenilton dos Santos Bezerra, 32 anos, foi assassinado de frente a sua residência. O fato aconteceu na rua do Tambor, no centro da cidade de Rio Tinto, no Litoral Norte paraibano. Contra à vítima foram disparos cinco tiros. O taxista não resistiu aos ferimentos e morreu ali mesmo. 
      Segundo informações da polícia, o taxista se encontrava lavando o seu carro, quando, de repente, um homem desconhecido chegou em uma moto Pop preta, trajando um blusão preto, de capacete e parou nas imediações da farmácia Aurileide. Nesse momento, ele desce da motocicleta, sem falar nada  saca uma arma e começou a disparar vários tiros contra à vítima. Elenilton não deu tempo de reagir e morreu no local.
      A Polícia Militar de Mamanguape fez várias diligências pela região, mas até o fechamento desta edição não havia conseguido prender o assassino. Ainda é desconhecido o motivo do homicídio.

terça-feira, novembro 15, 2011

Homem morre soterrado quando retirava areia de barranco

     Um trabalhador morreu soterrado em uma obra no município de Sousa, no Sertão paraibano. A morte, que está sendo considerada pela Polícia Civil como um acidente de trabalho, aconteceu às 17h da segunda-feira (14). De acordo com a delegacia da cidade, uma barreira desabou sobre Geraldo Celestino da Silva, de 41 anos.
     Segundo relatos de testemunhas à delegacia, ele trabalhava retirando areia de uma barreira. Quando estava carregando uma caçamba, ele foi atingido pelo desabamento da barranco. O trabalhador ainda teria tentado escapar, mas foi derrubado e ficou inconsciente. Colegas disseram que tentaram resgatá-lo, mas Geraldo morreu no local.
      A Polícia Civil esteve no local e ouviu depoimentos de testemunhas. Um inquérito foi aberto para apurar as responsabilidades. O corpo de Geraldo foi encaminhado para o Hospital Regional de Sousa e, em seguida, transferido para a Unidade de Medicina Legal (UML) de Patos. A delegacia solicitou uma necrópsia para confirmar as causas da morte.

Do G1/PB

segunda-feira, novembro 14, 2011

Técnico em refrigeração é executado com 7 tiros em Jacaraú

      Três homens não identificados assassinaram, por volta das 16h desta segunda-feira (14), o técnico em refrigeração, Lucenildo de Araújo “Geladeira”, de 36 anos. Contra a vítima foram efetuados sete tiros de pistolas. O fato aconteceu na rua Sebastião Ferreira da Silva, no bairro da Caixa d’Água, na cidade de Jacaraú, no Litoral Norte paraibano. A polícia ainda desconhe  o motivo que levou a execução de Geladeira.

Lucenildo morreu após sofrer sete disparos
      O técnico em refrigeração foi morto na casa de Ozelina Fernandes de Oliveira. Segundo ela, Geladeira estava em sua casa, quando três homens armados de pistolas, em duas motos, chegaram pedindo água e assim que ela entrou pra pegar, eles invadiram à residência e foram logo atirando contra ele. Araújo tentou correr, mas ação dos assassinos foi mais rápida. A vítima foi atingida principalmente na cabeça, que morreu ali mesmo em um dos cômodos da casa.
      De acordo com o delegado Ricardo Sena, tudo levar a ser um crime de execução, já que os assassinos só  abriram fogo  contra Geladeira. Ozelina que estava na hora do homicídio não sofreu qualquer de tipo de agressão. Além disso, a vítima tinha envolvimento com drogas.

Polícia Civil da Paraíba volta ao trabalho nesta terça-feira

      A Polícia Civil da Paraíba decidiu encerrar a greve após uma assembleia realizada nesta segunda-feira (14). De acordo com o presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba, Sandro Bezerra, a categoria decidiu voltar ao trabalho porque entendeu que todas as reivindicações foram atendidas pelo Governo do Estado. Ainda segundo ele, os trabalhos nas delegacias serão normatizados nesta terça-feira (15).  A greve já durava mais de 15 dias.
     Os agentes de investigação, escrivães e motoristas da Polícia Civil entraram em greve no dia 28 de outubro. A paralisação foi motivada principalmente por uma resolução do Conselho Superior de Polícia Civil que autorizava desvios de funções. A categoria também cobrava a abertura de inscrições para promoções funcionais e recomposição salarial.
      No início de novembro, o Governo do Estado lançou um edital para as promoções e na última sexta-feira (11) foi publicada no Diário Oficial do Estado, uma instrução normativa assinada pelo secretário de Segurança, Cláudio Lima, revogando a criticada resolução.
     “Além disso o secretário (de Segurança) nos confirmou a compra de coletes, pistolas, algemas e munições”, disse Sandro Bezerra destacando o atendimento de mais uma reivindicação, que seria a compra de material de trabalho. Ainda de acordo com o presidente da Aspol, foi firmado o compromisso de que em dezembro a categoria e o governo discutirão a questão das recomposições salariais.

Do G1/PB

domingo, novembro 13, 2011

Polícia Civil apreende 37kg de pasta base de cocaína na Paraíba

Polícia apreende 37kg de pasta de cocaína na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)
 A droga foi apreendida
em poder dos traficantes
     Uma operação da Delegacia de Entorpecentes, da Polícia Civil da Paraíba, apreendeu uma carga de 37kg de pasta base de cocaína, além de seis pessoas, três homens e três mulheres, suspeitos de tráfico de drogas no início da noite deste domingo (13) no bairro do José Américo, na capital.
      A ação, que ainda não foi concluída e deve durar toda a noite, conta com agentes infiltrados e está acontecendo sem que nenhum tiro seja disparado. A operação, comandada pelo delegado titular de Entorpecentes, Alan Murilo Terruel, é fruto de uma investigação de cerca de dois meses.
     De acordo com a delegada Daniela Vicuuna, gerente da Polícia Civil Metropolitana, esta é a maior apreensão de pasta base de cocaína do Estado. Ela está na Central de Polícia, para onde os detidos estão sendo levados.
     Além da droga, que se vendida poderia render até R$ 1 milhão, foram apreendidos, até às 20h20 (horário local) deste domingo, uma caminhonete cabine dupla Ford Ranger, uma balança de precisão, munição 9mm e R$ 7.025 em dinheiro.

Adolescente sequestra ônibus com 13 pessoas no trecho da BR-230

Policiais fazem cerco e param ônibus tomado em sequestro na BR-230 (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)
                                        Foto: Walter Paparazzo

      Um adolescente de 17 anos sequestrou um ônibus com 13 pessoas no trecho da BR-230 que corta o município de Rio Tinto, distante cerca de 40km da capital, na manhã deste domingo (13). Ele fugia depois de ter assaltado, junto com outra pessoa, um mercado na cidade.
       Logo que foi avisada, as polícias militar e rodoviária federal fizeram barricadas na estrada para deter o veículo que seguia na direção de Campina Grande. O primeiro bloqueio, em um posto da Polícia Militar foi furado pelo ônibus.
       No entanto, alguns quilômetros depois, novo bloqueio feito e conseguiu parar o veículo quando agentes da PRF estouraram seus pneus. No momento em que o carro parou, o motorista abriu a porta e fugiu. O sequestrador fez alguns disparos e uma das reféns, Ana Lúcia, de 45 anos, foi ferida na perna e precisou ser levada para o Hospital de Emergência e Trauma, na capital.
       O próprio adolescente ligou para uma irmã que se dirigiu até o local da barricada e passou a ser usada pelo sequestrador para negociar com a polícia.
       Toda a ação durou algumas horas e, após negociação com a polícia, o sequestrador entregou um revólver calibre 38, liberou os demais reféns e se entregou. Uma vez detido, foi encaminhados para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, na Grande João Pessoa, para onde o outro suspeito de participação do assalto também foi levado.
        Participaram da ação policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e SAMU. O Trauma informou que a vítima ferida precisou passar por cirurgia mas, até o meio dia (horário local) não havia divulgado o estado de saúde dela.

Do G1/PB