Uma iniciativa criada pela Prefeitura de Pirpirituba, por meio da Secretaria de Saúde e Espaço Crescer, tem se tornado um farol de esperança e conhecimento para pais e responsáveis que lidam com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Grupo Terapêutico para pais de crianças e adolescentes autistas, ou com outros transtornos intelectuais é oferecido como forma de apoio e suporte para os responsáveis.
O grupo terapêutico para pais é um espaço seguro e de apoio onde esses responsáveis podem compartilhar experiências, buscar orientações, e aprender a lidar com os desafios da criação dos filhos, especialmente em situações como o autismo ou outros transtornos intelectuais. Esses grupos podem ser de orientação parental, focando em melhorias na comunicação e interação entre pais e filhos, ou terapêuticos, com um objetivo específico de tratar alguma outra dificuldade.
“Não podemos cuidar apenas das crianças e jovens com autismo, mas devemos cuidar também de toda essa rede de apoio que faz o desenvolvimento e a melhora acontecer. O Espaço Crescer é um orgulho de nossa gestão, despertando o interesse de outros municípios que desejam também implementar esse serviço, baseado no sucesso e bons resultados já registrados”, afirmou a Secretária de Saúde, Erika Pontes. Os encontros do grupo acontece sempre às terças com o Psicólogo Thiago e às quartas com a psicóloga Jocelly. Esse serviço têm proporcionado um espaço seguro e informativo para pais e responsáveis que, após receberem o diagnóstico de TEA, muitas vezes se sentem sobrecarregados em relação aos desafios enfrentados.
O nosso diálogo com os pais é justamente para entender quais os melhores caminhos e melhorias que devemos implementar, e esse grupo terapêutico foi uma demanda que pensamos e elaboramos em comum acordo para suprir as necessidades desses pais”, destacou o prefeito de Pirpirituba, Danilo Rocha.
.jpeg)
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário