quarta-feira, novembro 02, 2016

Centenas de famílias devem visitar o cemitério São Miguel de Pirpirituba


  Centenas de pessoas devem visitar os túmulos de familiares e amigos nesta quarta-feira (2/11), Dia de Finados, no Cemitério São Miguel, único da cidade de Pirpirituba, no Agreste da Paraíba. Nele, a movimentação começou logo cedo, às 5h da manhã.
 No cemitério, por volta das 6h, padre Demétrio Morais, administrador da paroquia de Pirpirituba, quem celebrou à missa em sufrágio as almas dos já falecidos. Hoje, ainda, haverá outra celebração, no fim da tarde, pelo padre Paulo Roberto. 
 As manifestações são diversas neste Dia de Finados. Quem vai até o local presta homenagens aos mortos com orações, arranjo de flores, velas, coroa de grinaldas e várias outras ornamentações, onde passam alguns momentos do dia reverenciando os entes falecidos.
 No interior dele, hoje pela manhã, ainda havia pessoas dando os últimos retoques nos túmulos, para só então depois realizarem as homenagens a entes queridos já falecidos.
 Na parte externa do cemitério, algumas barras foram montadas, já na chegada, para a comercialização de grinaldas, velas, lanches e outros produtos. 
 Durante o feriado, conforme a organização do cemitério, como em outros anos, o número de visitantes aumentam com o passar das horas. Portanto, a maior concentração de gente no cemitério acontece sempre na parte  da noite. 
 Cristãos 
 Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa.
 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário