Equipe de futsal feminina de Pirpirituba |
Mesmo com a existência ainda de preconceito de algumas pessoas, o futebol de futsal feminino a cada ano vem ganhando adeptos ao esporte em todo Brasil. A cidade de Pirpirituba não poderia ser diferente. Atualmente, o município há um time amador feminino denominado União Futsal Clube, formado por 18 meninas entre 13 a 21 anos de idade. Três delas de cidades circunvizinhas da região. O grupo existe apenas há quatro e já demostra alguns talentos. A maior dificuldade da equipe no momento é de material esportivo para treino e patrocínio para se apresentar fora da cidade.
O time tem a coordenação de Erika Freitas, Michel Mendes e Heronildes Victor (Dão), este dois treinadores. Tanto Michel como Dão estão à frente da equipe desde 30 de agosto deste ano. Antes, o futsal feminino tinha como técnico o desportista Zé Braz. Hoje ele continua treinando outra equipe do bairro da Caixa D’água.
Conquista em competição recente |
Recentemente, o futsal feminino União Futebol Clube tem participado de várias competições pela região, a exemplo da competição da Independência em Duas Estradas, onde ficou em 3º lugar. Amistoso em Alagoa de Dentro, com a seleção de lá. Partida disputada no dia 28 de outubro deste ano e jogos realizados dentro da cidade, na Quadra de Esportes Humberto Lucena.
Um dos coordenadores, Michel Mendes, contou
que no próximo sábado (9) a equipe participará de um amistoso na cidade de
Bananeiras, aonde enfrentará o time feminino do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN). Já no dia 15 deste mês, as jogadoras vão disputa em Mari uma competição de nível estadual de futsal feminino,
cuja presença do time do Botafogo Feminino da Paraíba.
A União Futsal Clube Feminino se reúne todas
as terças e quintas na Quadra de Esportes da Escola Municipal Humberto Lucena,
das 17h30 às 19h, enquanto nos sábados, os treinos acontecem na Quadra de
Esportes da Escola Estadual Augusto de Almeida, sempre às 17h.Fique por dentro
A prática do futsal feminino, porém, só surgiu de forma oficial no Brasil em 1983, quando houve a liberação pelo Conselho Nacional de Desportos a prática do esporte para mulheres. A primeira competição oficial aconteceu em 1992, quando dez equipes, indicadas pelas federações, se reuniram na cidade de Mairinque (SP) e realizaram o torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário