Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, o Núcleo de Hemoterapia de Guarabira não parrou de coletar sangue, mas para isso foi adotadas algumas medidas preventivas para evitar a propagação do vírus e garantir maior segurança aos doadores. A informação é do diretor da unidade Antiógenes Moura.
Antiógenes Moura, Diretor do Núcleo de Hemoterapia de Guarabira |
Antiógenes informou que semanal eram enviadas, entorno de 100 a 120 bolsas de sangue, para o hemocentro central de João Pessoa, e essa logística não vem ocorrendo por causa da diminuição de doar. Mas ele lembra que há doares fidelíssimos na unidade que vem mantendo o estoque para abastecer os hospitais da região, como o próprio Hospital Regional de Guarabira.
Para compor o quadro de doar de sangue no Núcleo de Hemoterapia, o diretor da unidade lembra que é preciso a pessoa está saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e portar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis.
Ainda segundo Antiogenes, o tempo da doação varia, em média, de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue, é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que totalizem até três doações por ano.
O Núcleo de Hemoterapia de Guarabira, Doutor Alberto de Pontes, localiza-se dentro do complexo do Hospital Regional de Guarabira e funciona das 7h às 13h.
O Núcleo de Hemoterapia de Guarabira, Doutor Alberto de Pontes, localiza-se dentro do complexo do Hospital Regional de Guarabira e funciona das 7h às 13h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário