As pessoas portadoras de telefones celulares pré-pagos que não
atualizaram seus cadastros, após terem recebido notificação das
operadoras, estão com suas linhas bloqueadas a partir desta
segunda-feira (18/11), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel).
De acordo com a Anatel, a medida vale para os clientes dos seguintes
estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo,
Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio
Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
A agência informou que menos de 1% dos 91 milhões de celulares
pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral. Alertou
também que é a última fase da campanha de comunicação aos consumidores
com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro,
Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago,
acompanhado pela Anatel.
Segundo a Anatel, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base
cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de
subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, assim, ampliar a
segurança dos consumidores.
Como atualizar o cadastro
Quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá atualizar os dados
cadastrais na sua prestadora pelos canais de atendimento disponíveis
como: call center e espaço reservado ao consumidor na internet.
A pessoa deve informar o nome completo e o endereço com o número do
CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e,
para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações
adicionais de validação do cadastro.
Da Agência Brasil
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