O professor do departamento de Serviço Social e presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB), Marcelo Siticovsky convocou a população para aderir ao Dia Nacional de Greve da Educação que acontece nesta terça-feira (13/08).
De acordo com Siticovsky, a paralisação é em defesa da Educação e das Aposentadorias e deve congregar não apenas estudantes e professores, mas trabalhadores de outras áreas. Ele explicou que as manifestações já vêm acontecendo contra a política de cortes e contingenciamentos na Educação, além de se colocarem contra também a aprovação da Reforma da Previdência em primeiro e segundo turno na Câmara dos Deputados.
“É um ataque sistemáticos às conquistas históricas dos trabalhadores”, disse.
O presidente ainda destacou que a manifestação se coloca contra o programa do Ministério da Educação, Future-se, que de acordo com Siticovsky é colocado como alternativa de financiamento às Universidades, mas prepara “a destruição da autonomia universitária e financiamento público de investimentos em pesquisa no país”.
A concentração do ato acontece em frente ao Lyceu Paraibano às 14h e vai ser marcada por manifestações culturais além da liberação de dois mil balões. Haverá também um cortejo fúnebre e uma aula em defesa da educação e aposentadorias.
A manifestação segue com destino ao Ponto de Cem Reis, contorna a Lagoa do Parque Solon de Lucena, sobe a Diogo Velho e vai em direção à Praça dos Três Poderes onde haverá um ato político. Artistas também estarão presentes. “Vamos apresentar para a população e demonstrar para o Governo, os deputados e senadores a nossa insatisfação com a política que está sendo imposta para a sociedade de redução e retirada de direitos importantes”, disse.
Nesta segunda-feira, a partir das 14h, grupos de professores irão sair pelos centros de ensino para fazer panfletagem e convocar a adesão de toda a categoria. Às 15h, representantes da ADUFPB vão participar de uma audiência pública para debater o programa Future-se na Assembleia Legislativa da Paraíba.
Na manhã da terça-feira, a partir das 8h, a comissão de mobilização vai circular o exterior do campus I uma faixa preta para simbolizar o luto da comunidade universitária e o repúdio aos cortes no orçamento, ao programa Future-se e à reforma da Previdência.
Em João Pessoa, o Dia Nacional de Greve da Educação e em Defesa das Aposentadorias está sendo organizado pelas seguintes entidades: ADUFPB, Sintespb, Sintefpb, Sintep-PB, Sintem, DCE UFPB, UNE, UBES, ANPG, CUT, CTB, FBP, MST, CPT e MTD.
Por paraiba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário