Serão finalizadas às 23h59 desta sexta-feira, (9/02) as inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018/1. Podem participar os candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.
A consulta das bolsas já está disponível desde 30 de janeiro. A oferta de 242.987 bolsas por quase 3 mil instituições de ensino superior particulares do ProUni 2018 para o primeiro semestre é a maior da história do programa.
Além de ter feito as provas do Enem 2017, também é preciso ter alcançando a média mínima de 450 pontos em cada uma das provas e nota superior a zero na redação.
Em seguida, o participante precisa comprovar a renda para concorrer às bolsas. O valor da renda familiar mensal per capita (por pessoa) indica para qual tipo de bolsa o estudante pode concorrer, lembrando que o ProUni conta com oportunidades de 50% e 100%.
As bolsas de 100% destinam-se a candidatos com renda de até um salário mínimo por pessoa, enquanto as bolsas de 50% para aqueles que possuem renda de até três salários mínimos.
Preenchidos os critérios acima, é preciso estar em uma das situações abaixo:
* Ter estudado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular ou
* Ser pessoa com deficiência ou
* Ser professor da rede pública de ensino, em exercício do magistério da educação básica, que seja integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e pretenda concorrer para bolsas somente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, o candidato não precisa comprovar renda.
Inscrições
As inscrições no ProUni são totalmente gratuitas e online. O candidato precisa usar o seu número de inscrição no Enem 2017 e a senha mais recente que foi usada para acessar as notas do exame.
Esqueceu a senha? Veja aqui como recuperá-la
De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), até às 18h de ontem, dia 08, já haviam se registrado 1.032.680 inscritos, totalizando 1.985.571 inscrições.
E por falar em inscrições, no ato dela, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, turno e instituição em que desejam bolsas, obedecendo sempre a ordem de preferência para ser chamado. Esses dados ficam disponíveis para mudança até o prazo final de inscrições, ou seja, até às 23h59 de hoje.
O ProUni também possui reserva de bolsas para cotistas. As vagas por cotas são para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Os cotistas devem atender a todos os critérios de participação citados anteriormente.
Selecionados
Serão feitas duas chamadas regulares do ProUni 2018/1, assim como já aconteceu nas edições anteriores do programa. A primeira convocação será publicada em 14 de fevereiro, enquanto a segunda é esperada para 02 de março.
Os candidatos que forem convocados terão que apresentar a documentação comprobatória nas instituições de ensino para poder garantir a bolsa.
Os selecionados em primeira chamada terão que comprovar as informações de 15 a 23 de fevereiro. Os participantes que forem chamados na segunda lista devem comparecer às faculdades de 02 a 09 de março.
Vale lembrar que algumas instituições podem exigir um processo de avaliação complementar ao programa. Esses detalhes devem ser conferidos na própria faculdade.
Com Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário