sexta-feira, outubro 23, 2015

A menos de 24 horas do Enem, mais de 1 milhão não viram local de prova

  A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa na tarde deste sábado (24/10), mas, a menos de 24 horas do fechamento dos portões, há mais de um milhão de candidatos que ainda não sabem onde farão as provas. Em entrevista coletiva, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que 1.048.003 candidatos ainda não tinham acessado o sistema para checar o cartão de confirmação, que contém o endereço em que eles devem fazer as provas.
 O ministro considerou o número positivo, comparado a exames realizados em anos anteriores. "Todos os anos, o número de participantes é inferior ao número de inscritos. Não será diferente esse ano. Mas já estamos aí com 6,7 milhões de inscritos que já acessaram o cartão de inscrição e continua crescendo essa participação, então é número bastante expressivo, quando comparado com outros Enems. Já estamos num excelente ritmo dos inscritos que deverão participar dessa prova", disse.
  Dois municípios de SC tiveram o Enem adiado até dezembro, por causa das chuvas. São os municípios de Rio do Sul e Taió, onde há cinco locais de provas, mas, segundo o MEC, não há condições seguras de realização das provas por causa de enchentes. Nos outros 167 municípios da Região Sul com problemas com as chuvas, as provas serão realizadas normalmente.
  De acordo com Mercadante, 915 mil pessoas trabalham na preparação e na aplicação da prova. "Temos, para distribuir as provas, 30 batalhões do Exército Brasileiro que armazenam as provas. Temos 30 mil profissionais da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, da Força Nacional. Fizemos um curso preparatório dos coordenadores, dessas forças de segurança, que trabalharão de forma integrada", disse.
 Recomendação 
 Mercadante afirmou que os portões serão fechados às 13h do horário de Brasília, e recomendou aos candidatos que não deixem para sair de casa ou para checar o local de provas.
  O ministro disse, ainda, que serão eliminados da prova os candidatos que usarem equipamentos eletrônicos (inclusive smartphones e celulares) na prova. Isso incluem os candidatos que publicarem fotos nas redes sociais dentro do local de provas do Enem.
Mercadante afirmou, também, que pessoas que não estão inscritas no Enem e tentem publicar imagens falsas de provas poderão responder criminalmente, "se classificar tentativa clara de atrapalhar concurso público".
Boatos e fotos de prova
O ministro comentou o boato que circulou nas redes sociais na última semana de que a prova teria vazado na internet. “Em todos os Enems tivemos problemas semelhante. Infelizmente, nós temos pessoas que não têm nenhuma responsabilidade ou respeito com os quase sete milhões de inscritos que estão confirmando sua participação e que estudaram muito, se preparam, se esforçaram e vão fazer uma prova muito importante em termos das oportunidades”, disse.
  “Apelo a gente faz. Não criar esse tipo de informação que só gera insegurança e instabilidade. Mas o MEC está pronto, o MEC está atento. Responderemos imediatamente, dando segurança para todos os participantes", afirmou. "Inclusive, todos os anos tem aqueles jovens que entram na sala para tentar tirar fotografias. A gente sempre identifica, põe para fora, ele perde a prova. Não sei qual a motivação, mas não é uma boa motivação”, diz.
 Segundo ele, pessoas flagradas tentando divulgar informações falsas já foram identificadas e podem ser punidas. "Nós já identificamos nome, RG e tomamos as providencias judiciais. Se caracterizar uma tentativa clara de prejudicar um concurso público, ele pode ser enquadrado no Código Penal. A Polícia Federal está 24 horas conosco."
  O Enem acontece neste sábado (24) e domingo (25) para 7,7 milhões de candidatos em todo o país.

Com G1/Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário