O dia de São José, comemorado nesta quinta-feira (19/03) é uma data especial para os agricultores da Paraíba. Como a tradição, eles esperam que a chuva traga prosperidade e uma colheita farta em 2015.A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) informou que chuvas fracas já foram registradas em algumas localidades do Litoral Norte, Sertão e Cariri, e a previsão é de que mais precipitações aconteçam no interior do estado durante o dia. .
Segundo o meteorologista Alexandre Magno, no entanto, as chuvas devem ter intensidade variada entre fraca e moderada. A crença popular de esperar por chuvas na semana em que se comemora o Dia de São José não é infundada, segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Carmem Becker.
Ela afirma que nessa época do ano é comum que haja precipitações, mas a razão para isso acontecer se deve a um fenômeno metrológico chamado de zonas convergentes intertropicais.
A previsão da Aesa é que hoje ocorram chuvas isoladas durante o dia no Litoral, Brejo e Agreste paraibano e chuvas isoladas no Sertão e Alto Sertão durante a noite.
Fiéis católicos celebram, nesta quinta-feira (19/03), o Dia de São José. Missas serão realizadas durante todo o dia, a cada duas horas, na Paróquia São José. Na Paraíba, pelo menos 14 municípios têm São José como padroeiro e promovem festas em comemoração à data, com programação religiosa e profana. No distrito de São José da Mata, em Campina Grande, por exemplo, a Festa de São José é realizada há 79 anos.
A programação começou na última sexta e segue até este domingo. Além do distrito de São José da Mata, o santo é padroeiro das cidades de São José do Sabugi, São José dos Ramos, Gado Bravo, São José de Caiana, São José do Bonfim, São José de Piranhas, São José de Lagoa Tapada, Coxixola, Montadas, Camalaú, São José de Espinharas, São José de Princesa, São José do Brejo do Cruz e Juazeirinho. Nas programações festivas em algumas destas cidades estão previstas cavalgadas, festivais beneficentes, missas, procissões e apresentação de bandas de forró, na festa considerada profana.
Com Aesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário