As cidades de Mari, Cruz do Espírito Santo, Itabaiana e Guarabira
estão entre as que podem ter ramais do sistema ferroviário metropolitano
já instalado na Grande João Pessoa. A informação foi confirmada pelo
superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Wladme
Macedo.
Durante reunião com o prefeito de Mari, Marcos Martins, Macedo
afirmou que a CBTU tem interesse em esticar as linhas, mas esse
procedimento depende do governo federal. Segundo o superintendente, as
prefeituras estão de olho nos ramais da Transnordestina na Paraíba, já
descartados pelo governo federal, e que alcançam várias cidades do
estado, inclusive as quatro mencionadas acima. Também houve encontros e
discussões com outros prefeitos do Brejo e da Grande João Pessoa.
Wladme explicou que os prefeitos interessados em ampliar o sistema de
trens devem fazer solicitações formais aos ministérios das Cidades e
dos Transportes. Só depois desse procedimento burocrático vencido e com
as devidas autorizações, é que a CBTU poderá agir.
“A Companhia não tem autonomia para decidir sobre a utilização das
linhas da Transnordestina na Paraíba. O caso cabe ao governo federal,
por meio dos dois ministérios, mas a CBTU tem interesse na ideia e
orientou os prefeitos que procurem Cidades e Transportes para que seja
resolvido. Estando autorizado, a CBTU tem todas as competências para
seguir em frente com a ampliação das linhas da região metropolitana”,
explicou Wladme.
Hipótese de funcionamento
Wladme Macedo adiantou como poderia ser o funcionamento do sistema
ampliado de trens para outras cidades da Grande João Pessoa, como Cruz
do Espírito Santo, e municípios próximos, como Itabaiana.
A ideia inicial contemplaria uma estação de integração em Santa Rita que permitiria baldeação para os outros municípios.
Caso o sistema novo de VLTs não fosse suficiente para chegar até
esses locais, já com as oito composições, os trens antigos seriam
reformados, ganhariam ar-condicionado e as linhas também passariam por
reformas.
Transnordestina
O sistema de linhas férreas da Transnordestina começa no Porto de
Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), e segue para o Porto de Suape,
em Ipojuca (PE), com aproximadamente 1,7 mil km, passando ainda pelo
Piauí.
De acordo com Wladme Macedo, o trecho da Transnodestina que há na
Paraíba não será utilizado pelo governo federal e pode ser disputado
pelas cidades que têm interesse em instalar sistemas de trens.
Recentemente, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSB) disse que vai
trabalhar pela implantação do VLT em Campina Grande, a 130 km de João
Pessoa, no Agreste do estado.
Sistema atual
Atualmente, o Sistema de Trens Urbanos de João Pessoa é operado por
composições a diesel. Apenas uma linha férrea permite a operação do
sistema e tem 30 km de extensão, passando por João Pessoa, Cabedelo,
Bayeux e Santa Rita, com 10 estações em operação, transportando cerca de
10,1 mil passageiros/dia.
Ampliação confirmada
Conforme a CBTU, todo o sistema de trens da região metropolitana será
substituído por oito composições do VLT.Duas delas já estão na Paraíba,
sendo que uma está em operação de forma experimental.
Em quatro anos, a partir de 2015, todas as estações deverão ser
reformadas, novos pontos construídos e o sistema de trens metropolitano
definitivamente modernizado. O investimento inicial já chega a R$ 70
milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Equipamentos, do governo federal.
Com PortalCorreio
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