Uma denúncia feita por um funcionário da Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na Paraíba, no Programa Caso de Polícia, da TV Tambaú, de João Pessoa (PB), na última semana repercutiu em todo Estado. Funcionários vinham se utilizando de um artifício conhecido como ‘Fio Preto’ para lesar os consumidores.
Segundo a denúncia, funcionários estariam sob pressão por resultados imposta pela empresa. Equipes eram ‘obrigadas’ a forjarem ligações irregularidades dos consumidores. Eles simulavam, na hora da fiscalização, um desvio de energia por parte dos proprietários sem nunca eles terem feitos isso.
O funcionário cujo denunciou o caso disse que a própria equipe fazia tudo. Ela quem tira fotos, notifica o consumidor e desfazia a ligação criada naquele momento, dando a entender que o crime era cometido pelo consumidor há muito tempo.
Conforme o denunciante, o crime seria praticado, principalmente, no interior do Estado, mas há casos também na cidade de João Pessoa.
Uma matéria feita pelo repórter da TV Tambaú, Richeli Bezerra, foi exibida no Programa ‘Caso de Polícia’ da última quinta-feira (7), em que são apresentados áudios de uma conversa com um gerente do Setor de Mediação da Energisa admitindo a prática do “Fio Preto”.
Ainda na reportagem, uma consumidora diz ter sido vítima do golpe e se defende da acusação de ter feito um ‘gato’ na residência.
Uma vez identificada à irregularidade, o cliente seria notificado posteriormente e teria que pagar uma multa.
O caso já foi encaminhado para o Ministério Público, que deve ouvir os envolvidos nos próximos dias.
Em nota, a Energisa disse que todas as denúncias e atividades feitas pela empresa são auditadas anualmente pela ANEEL e que todo consumidor que se sentir lesado deve se dirigir a Ouvidoria da Energisa e registrar a denúncia, para que esta seja apurada.
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