Com uma população de aproximadamente 11 habitantes, a cidade de Pirpirituba, localizada no Brejo da Paraíba, completa hoje (04) 59 anos de emancipação política. Nenhuma programa festiva foi divulgada pela administração pública. Informações, não oficial, dão conta que o poder executivo municipal não vai celebrar a data. Homenagem esta que fica, pela primeira vez, esquecida pelo gestor público. Tendo a frente o prefeito Rinaldo Guedes de Lucena e vice Hugo Simões.
A cidade é detentora de uma área de 80 km quadrado, distante a 110 km de João Pessoa, situada na microrregião do Brejo paraibano, onde há um clima quente e seco, que oscila entre 25º a 36º C.Tem como economia predominante a lavoura de subsistência, pecuária, bovina, ovina e caprina, e limita-se com os municípios de Pilõezinho, Guarabira, Araçagi, Sertãozinho, Belém, Bananeiras, Borborema e Serraria.
Tanto o depósito de algodão como a usina estão abandonados |
O município dispõe hoje de cinco escolas, sendo duas estaduais e três municipais, todas na zona urbana. Na localidade há uma Unidade Mista de Saúde 'Doutor José Pereira dos Santos Filhos' que serve de assistência à população e funciona na Rua da Rodagem. Numa época não muito distante, a cidade tinha uma usina de cana de acuçar, além de um depósito de algodão e várias cerâmicas, as quais empregavam dezenas de pessoas e impulsionavam a renda do lugarejo. Hoje, ambas desativas. O comércio sobreviver nos dias de hoje de recursos vindos do dinheiro de aposentados e funcionários do estado e do município.
Um de seus pontos turísticos é a cachoeira do Roncador, situada num área ricamente arborizada, nos limites territoriais entre Pirpirituba, Borborema e Bananeiras. O local fica a 7 quilômetros da sede. A cidade foi palco de uma grandiosa festa denominada de Micatuba - carnaval fora de época, que reunia milhares de pessoas vindas de vários recantos da Paraíba e de outros estados. Outras datas comemorativas do município são o dia de São Sebastião, em janeiro; e Nossa Senhora do Rosário, padoeira da localidade, em outubro.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário |
A fundação, conforme dados históricos, foi realizada por Luiz Correia de Melo, que iniciou as construções do cemitério e da Capela de Nossa Senhora do Rosário, atual matriz da cidade. Em 1869, o português João José Batista instalou-se na cidade e, naquela época fundou o primeiro ponto comercial, que deixou sob os cuidados do seu filho, Antônio Leopoldo Batista.
O município só alcançou sua independência por definitivo em 2 de dezembro de 1953, por intermédio do decreto Lei estadual de nº 938, votado pela Assembleia e promulgado por João Fernandes de Lima, na época governador do Estado. Só em 4 de dezembro daquele ano que foi oficializada a sua emancipação política. José Fortuna foi o primeiro prefeito eleito da cidade.
Antes de se emancipar, a cidade foi distrito de Guarabira, pelo decreto Lei Estadual de 24 de maio de 1892, condição retificada nas divisões territoriais de 12 de dezembro de 1937, como também pelo decreto de nº 1010, de 30 março de 1938.
Algumas imagens que mostram a evolução do município |
Querido dirigente do Blog "Classe A da notícia",estou postando esse comentários no seu Blog,mais com a certeza de que será excluído,pois você nunca publica a verdade!
ResponderExcluirFica um interrogação aos moradores Pirpiritubenses porquê não irá haver festas.Mais estou aqui para explicar como cidadão Honesto,trabalhador,e vejo a realidade do meu município,O prefeito Rinaldo vem fazendo um ótimo trabalho com Pirpirituba,pois para começo de conversa ele não planejou nenhuma comemoração pois a prefeitura está impossibilitada de gastar com a seca do nosso município como você diz no Blog,nosso município não tem ajuda de Deputado algum,como podemos realizar uma festa organizada??,o prefeito Rinaldo desde que assumiu em 2009 limpou o nome de nossa cidade que encontrava-se sujo por conta de administrações passadas,que tiveram seu governo desastroso,deixando buracos na saúde,educação,esporte,e cultura.Toda população sabe como e porquê,pois é cego aquele que não que ver.Pelo nosso prefeito Rinaldo teria sim uma boa festa como ele fez nos anos passados,mais por conta do rendimento ele está economizando,pois nos seu planos pelo Natal a prefeitura irá distribuir para cada Família do município uma fera contendo por fora frango e refrigerante,coisa que nenhum prefeito na história de Pirpirituba fez...Antes de falar ou criticar procure sabe da situação querido dirigente,pois quem fala o que quer,houve o que não quer.Uma coisa eu lé garanto é impossível ter feito uma melhor administração como esse quatros anos que estão acabando com "rombos" na prefeitura,o nosso prefeito é muito bom pois ele foi reeleito,coisa que ficou na história do nosso município.Eu lê garanto também que o progresso,desenvolvimento,começa agora 2013 com Rinaldo e Ivanildo,e também com uma câmara dos vereadores limpa,com vereadores honestos!
Pra começo de história, meu blog sempre será imparcial. Qualquer comentário que o internauta posta aqui nunca será retirado, só se colocar palavras de baixo escalão, ok. Vc não teve coragem de se expor, mas eu sei quem vc é. Quem tem coragem não fica na obscuridade. Isso mostra a sua personalidade. No seu comentário, vc diz que sempre faltei com a verdade. Mostre-me aonde? Nunca vou faltar com a verdade e respeito aos meus internautas postando matérias mentirosas. Não trabalho desse expediente. Acho que vc não me conhece a fundo. Não houve festa porque deram estado de calamidade pública. Se aqui fosse o Sertão paraibano tudo bem. Não estou sabendo que aqui tá sofrendo com a seca! Eu acho que não... Outra coisa, anunciou sim em carro de som, ouvi claramente, que o prefeito não ia fazer festa em comemoração a sua reeleição porque a comemoração ia acontecer junto com aniversário da cidade, dia 4 de dezembro. Vc faz parte da equipe e sabe disso que não estou com mentira. Agora vc ganhar pra isso... Eu não nunca vou trabalhar com a mentira, como vc diz no seu comentário. Agora dizer que não houve festa pra pagar o décimo e dar frango e refrigerante pelo natal. Isso quer brincar com a inteligência da população... A prefeitura tem condição não só pra isso, mas pra outras coisas mais. Vc acha que eu tenho lado político? Tá muito enganado... Eu quero progresso mesmo da minha cidade, mas até agora não vi uma obra de expressão. Falaram antes que estavam arrumando a ‘casa’ e era preciso mais 4 anos e o povo concedeu. Agora não há desculpa para não realizar as coisas. Lembre-se vc e outras pessoas que a prefeitura não é um patrimônio privada e sim público. Tem de dar explicação a população das coisas que não acontecendo. Nas minhas matérias postas, vc nunca vai ler falando mal da vida pessoal de seu ninguém, porque eu fui educado para não fazer isso. No seu caso não posso dizer o mesmo, porque vc sempre atacou sem medir as palavras pagar seu quase R$ 800. Não hoje. E por fim, agradeço por ser um dos seguidores assíduo do blog. Nunca faltarei com a verdade. Tenho ética. Seu comentário mostra que meu blog tem repercussão. Não é à-toa que apenas em 6 meses que coloquei o marcador de visitante, já chega a atingir 16 mil de acesso e porque não é muito divulgado. Um abraço!
ExcluirBom dia, Gilvonildo Targino
ResponderExcluirMe chamo Syene e tenho pesquisado sobre a cidade de Pirpirituba-Pb, terra onde minha mãe passou parte de sua infância, pois sua avó morava na cidade. Vi portando no seu blog fotos antiga da cidade. Gostaria de saber se você pode me enviar por email essas fotos para eu mostrar minha mãe. Fico no aguardando sua resposta! Obrigada (syenelima@gmail.com)