sábado, dezembro 01, 2012

Homenagem: História de Rita é transformada em personagem de cordel

  ‘Rita de Cássia Soares, Paraibana Exemplar’. Este é o título do cordel do poeta norte-rio-grandense Marciano Medeiros, cujo lançamento acontece no próximo dia 13 de dezembro, às 19h, na Câmara Municipal de Pirpirituba ‘Casa Antônio Leopoldo Batista’, em homenagem a poetisa Rita de Cássia. O evento contará com a presença dos repentistas Antônio Costa e Jorge do Nascimento.
Rita de Cássia
   No folhetim de cordel, o poeta potiguar retrata em estrofes de forma simples a luta de vida da poetisa Rita de Cássia, desde a infância até sua fase adulta como ‘advogada’ permanente da cultura popular. Nele, consta também alguns aspectos biográficos da poetisa pirpiritubense.
  Em relação a homenagem, o cordelista potiguar contou que se tornou um admirador do trajeto de vida de Rita e por isso resolveu produzir este trabalho em forma de presenteá-la, então procurou transformá-la em uma personagem de cordel não fictício, mas sim, real. “Eu gosto trabalhar biografias em sextilhas”, esclareceu.
Poetisa em cordel
 Rita disse que ficou muito feliz quando soube da notícia de que o amigo Marciano ia retratar um pouco de sua história de vida em cordel. “Fiquei comovida com esta homenagem, já que muitos recebem esta homenagem quando morrem, enquanto que eu estou tendo-a em vida”, ressaltou.
 Além desse trabalho, o cordelista potiguar também irá divulgar um novo trabalho seu intitulado: ‘Luiz Gonzaga em Cordel’. Trata-se de um livro escrito por 14 componentes da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel (ANLIC), da qual eles fazem parte. 
  Marciano, que reside na cidade de Nova Cruz (RN), já publicou dezenas de cordéis, além de dois perfis biográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário