A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, na noite deste sábado (9/01), a 16ª avaliação do Plano Novo Normal da Paraíba, que mostra que nenhuma cidade se encontra mais em bandeira vermelha, que representa o maior nível de contaminação e maior restrição em relação às medidas restritivas.
Na avaliação, caiu de 38% para 9% o número de municípios na bandeira laranja. Isso representa um aumento de cidades na bandeira amarela, que subiu de 56% para 87% dos municípios paraibanos.
Além disso, houve um discreto crescimento dos municípios em bandeira verde, que subiu de 3% para 4% das cidades. Nesta avaliação, não houve transição da bandeira laranja para a vermelha.
Ao todo, 21 municípios paraibanos encontram-se em bandeira laranja, esboçando uma importante redução de 29% em relação à 15ª avaliação. A avaliação apresenta 193 municípios da Paraíba na bandeira amarela, um crescimento de 31% em relação à avaliação anterior.
Constatam-se transições de algumas bandeiras para a bandeira amarela, sendo dois municípios da bandeira verde para a bandeira amarela. São também dois os municípios que tiveram transição da bandeira amarela para a bandeira laranja.
O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, o médico sanitarista Daniel Beltrammi, credita parte do sucesso desta avaliação às medidas adotadas pelo Governo do Estado da Paraíba, ratificadas pelos Ministérios Públicos e Poder Judiciário, entre os dias 24/12/2020 e 01/01/2021, que foram capazes de mitigar parte considerável dos efeitos negativos cumulativos das grandes aglomerações que se dariam em função das festividades de final de ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário