quarta-feira, agosto 12, 2015

ALPB aprova Projeto que regulariza Transportes alternativos na Paraíba

 A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (11/08), o Projeto de Lei nº 289/2015 que altera a Lei n° 10.340, de 02 de julho de 2014, que institui o Serviço de Transporte Público Complementar de Passageiros (STPC/PB). A Lei sofreu alterações para organizar o convívio entre o STPC/PB e o transporte convencional de passageiros, para não inviabilizar o trabalho dos taxistas e o transporte coletivo e intermunicipal.
 Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, a votação desta terça-feira foi histórica. “Eu quero cumprimentar e parabenizar os deputados pelo consenso e pelo diálogo. Quero parabenizar também o Governo do Estado pela coragem de abraçar esse projeto, porque muitos governadores prometeram resolver a situação e não tiveram coragem. Todos nós estamos de parabéns”, pontuou.
 Uma das principais alterações que a nova lei estabelece é que os veículos do Transporte Público Complementar de Passageiros tenham capacidade mínima de 15 passageiros sentados e, máxima, de 21 passageiros. No texto anterior da lei, a capacidade mínima era de 7 passageiros sentados, situação que gerava insatisfação dos taxistas. A idade da frota ficou estabelecida para ser de, no máximo, 10 anos desde sua fabricação.
 Outra mudança na redação anterior reduz de 6 para 4 anos o prazo para que os permissionários possam adequar seus veículos às normas do Serviço Transporte Público Complementar (TSPC/PB).
 O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) irá disciplinar, organizar e fiscalizar o STPC/PB, com base nos requisitos mínimos de segurança, de conforto, de higiene, de qualidade de serviços, entre outros itens: polos de convergências; a padronização e o quantitativo de veículos, valores das tarifas, percursos e horários.
 De acordo com o líder do governo, deputado Hervázio Bezerra, o assunto, apesar de complexo, foi bem apreciado. “Se fosse fácil, teria sido resolvido há cerca de 30 anos. Nenhum governador teve a coragem de puxar para si essa responsabilidade e o governador Ricardo Coutinho evocou para si esse desafio. O que parecia impossível ocorreu. A votação de forma harmônica e consensuada, preservando e respeitando o transporte  convencional e criando o espaço para o transporte alternativo. Ganharam todos com a decisão final”, pontuou.
 O deputado João Bosco Carneiro ressaltou que esse é um momento bastante esperado pelos trabalhadores paraibanos. “Há dez anos, quando eu era presidente da CCJ, conseguimos aprovar o projeto. Porém, foi barrado na justiça por liminar de iniciativa de empresários dos transportes convencionais”, relembrou o parlamentar.

Com Assessoria

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