terça-feira, novembro 18, 2014

PB: Mais de 46 mil alunos realizam Avaliação Nacional da Alfabetização

  Mais de 46 mil alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participarão da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que será realizado na Paraíba no período de 17 a 28 de novembro deste ano. Ao todo serão avaliados 46.477 estudantes, sendo 9.613 da rede estadual e 36.854 da rede municipal, em 43 polos de apoio de aplicação. Segundo a gerente do Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação, Iara Andrade de Lima, desde 2013 a ANA vem sendo aplicada na Paraíba e está vinculada ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Ao todo serão avaliados 46.477 estudantes
 “A Secretaria de Educação considera que esta é uma importante avaliação para aferir o processo de alfabetização, uma vez que identifica as fragilidades encontradas junto aos estudantes, também identifica o contexto educacional em que se desenvolvem as atividades didático-pedagógicas, permitindo o realinhamento dos currículos escolares”, disse Iara.
  A Avaliação Nacional da Alfabetização é uma verificação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA deverá produzir indicadores que informem sobre o processo de alfabetização dos estudantes nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.
 A ANA foi incorporada ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que visa avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo dados para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

Com G1/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário