quinta-feira, dezembro 27, 2012

Brejo:Governador recebe caravana de prefeitos para falar sobre a seca


      Uma comissão formada pelos deputados estaduais Gervásio Filho, Hervázio Bezerra, além dos prefeitos de Belém, Logradouro e Tacima que foram recebidos pelo governador Ricardo Coutinho na noite desta quarta-feira (27), na Granja Santana. Cujo objetivo deles foram solicitar do gestor estadual providências emergenciais com a escassez de água da barragem da Lagoa do Matias.
     Durante a reunião, Ricardo determinou que representantes da Cagepa, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM) e da Defesa Civil visitem nesta quinta-feira (27) os municípios de Belém, Logradouro, Caiçara e Tacima para realizar um diagnóstico e elaborar um plano emergencial para resolver o problema nestas localidades.
     Na audiência, o governador também garantiu que adotará medidas de urgências como a renovação dos contratos, ampliação de carros pipa, perfuração e recuperação de poços neste período de estiagem.
      Outra possibilidade a ser avaliada pelo governador, através da Cagepa e a Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, estudos para se saber qual a melhor alternativa de resolver o problema: recuperar a barragem da Lagoa do Matias ou a construir uma adutora de 12 km que leve água do manancial de Canafístula I para os municípios. "Posso garantir que o governo não medirá esforços para resolver a médio prazo o problema de abastecimento na região", ressaltou Ricardo.     
      Gervásio Filho avaliou como positiva a audiência com o governador Ricardo Coutinho. "Tivemos uma audiência muito positiva com a garantia da ampliação do programa de carros pipas e a perfuração de poços como medidas mais emergenciais. 
       O deputado disse que os problemas ocasionados pela estiagem são uma realidade e o Estado e municípios devem tomar medidas preventivas para evitar que situações como estas aconteçam. "É por isso que buscamos realizar essa conversa entre o governador e os prefeitos na busca de parcerias para solucionar um problema tão grave", completou.
        O prefeito de Belém, Roberto Flávio, falou que os municípios de Belém, Logradouro, Caiçara e parte de Tacima vivem uma situação de calamidade pública com o desabastecimento d'água da zona urbana, mas enfatizou que a conversa com o governador foi positiva pela discussão de soluções de curto e médio prazo. "Recebemos a garantia de mais carros pipa e construção de poços para resolver o problema de forma emergencial", comentou.
      Na audiência, estiveram presentes o atual prefeito de Belém, Roberto Flávio; prefeito eleito Edgar Gama (Belém), prefeito eleito de Tacima, Erivan Bezerra; prefeito de Logradouro, Betinho Alves; prefeita eleita Célia Maria, vereador de Caiçara, Edilson Alves; e padre Joaquim, da paróquia de Tacima.

Com Secon

Nenhum comentário:

Postar um comentário