domingo, julho 22, 2012

'Caminhos do Frio' chega a cidade de Bananeiras nesta segunda


       A rota cultural 'Caminhos do Frio' chega nesta segunda-feira (23) ao município de Bananeiras, situado na região do Brejo do Estado da Paraíba. Lá, durante sete dias, o turista poderá desfrutar de shows, teatro, dança, cinema, poesia, literatura, artesanato, gastronomia, oficinas, exposições, trilhas, ecoturismo e visitar os engenhos da localidade.
        O primeiro dia do evento será dedicado ao cinema, com destaque para o lançamento oficial do curta-metragem “Flor”, adaptado do folheto de cordel 'Comadre Florzinha, pelo diretor Silvio Toledo.
      O filme, com aproximadamente 15 minutos de duração, faz uma releitura da lenda "Comadre Florzinha", e foi quase todo filmado na cidade entre fevereiro e março deste ano, em pontos como a Mata da Bica, Cachoeira do Roncador e Cruzeiro de Roma. 
       Dentro da programação do 'Caminhos do frio', o público poderá também conferir, durante uma semana, shows com Paulo Vinícios, Cabruêra, Gitana Pimentel, Sonora Sambagroove e Orquestra Sinfônica Infantil da Paraíba; e ainda exposição fotográfica, espetáculos de teatro infantil, trilha ecológica, festival gastronômico e oficinas culturais. 
A bela Cachoeira do Rocador
     Outras belezas que a cidade pode oferecer aos visitantes são as construções históricas como um túnel de trem de 1922 e um cruzeiro do final do século 19 localizado a 507 metros de altura, além da Cachoeira do Roncador, que há uma queda d’água de 45 metros, e sem deixar de esquecer o histórico engenho Goiamunduba, que abriga na região desde 1877. 
      Bananeiras é uma cidade de passado colonial recortado por ladeiras e sobrados do século 19. Foi o maior produtor de café de toda a Paraíba e abriga um casario com 80 construções catalogadas pelo IPHAEP. 
        Durante 42 dias de evento, a expectativa do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo da Paraíba é que sejam movimentados cerca de R$1,5 milhões, com a visita de aproximadamente 30 mil turistas. 
        Além de divulgar a cultura da região, o intuito do projeto também é lançar novos artistas e dinamizar a economia local. 
        Após Bananeiras, a sétima edição do roteiro segue para as cidades de Serraria (30 a 8 de agosto), Pilões (6 a 12 de agosto), Areia (13 a 19 de agosto), Alagoa Grande (13 a 19 de agosto), e chaga ao término na cidade de Alagoa Nova ( 27 de agosto a 2 de setembro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário