Sob o tema: “Catadoras e Catadores Construindo Justiça Socioambiental: trabalho coletivo, inclusão e dignidade nos territórios solidários”, os catadore (a) s associados do município de Pirpirituba estão participando, durante toda a manhã e tarde desta quinta-feira (9/10), no Centro de Formação de Professores de Campina Grande, no bairro das Malvinas, do Iº Seminário Estadual de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos da Paraíba. São dois dias eventos, com encerramento nesta sexta-feira (10/10). Além de alguns catadore (a) s do município, também se fazem presentes no seminário o secretário Adjunto de Urbanismo e Meio Ambiente de Pirpirituba, Rinaldo Barbosa, e o diretor de Resíduos Sólidos, Junior Samba.
Representando 21 municípios do estado, o seminário reúne 26 associações de catadore (a) s, além de gestores estaduais e municipais, abordando questões como desafios enfrentados pela categoria, os avanços na legislação e as perspectivas para a construção de uma política estadual mais justa e eficaz no setor de resíduos sólidos.
O principal objetivo do seminário, segundo a organização, é fortalecer as políticas públicas de resíduos sólidos e promover o protagonismo dos catadore (a) s, fundamentais para a sustentabilidade urbana e a inclusão social nos municípios paraibanos.
“A presença de Pirpirituba no evento reforça o compromisso da cidade com a pauta da sustentabilidade e da economia solidária. A participação ativa no seminário também proporciona troca de experiências entre os municípios, fortalecendo redes de apoio e colaboração entre trabalhadores e trabalhadoras que desempenham papel essencial na cadeia de reciclagem”, reforça o secretário Adjunto de Urbanismo e Meio Ambiente do município.
“Além dos debates, o seminário também se configura como um espaço de valorização da categoria, incentivando o diálogo entre os catadores e o poder público, e contribuindo para a construção de políticas públicas inclusivas, que reconheçam o papel social e ambiental desses profissionais”, completa o diretor de Resíduos Sólidos.