As eleições municipais de 2024 acontecem neste domingo (6/06) e a coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor – do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) –, Alice Coelho, tirou algumas dúvidas que podem surgir pelos eleitores, nesta terça-feira (1º/10). Um dos pontos abordados por Alice foi a proibição de crianças na cabine, devido ao sigilo de voto que deve ser garantido pela Justiça Eleitoral.
“Com relação às crianças, elas não podem entrar nas cabinas de votação acompanhando os seus pais, por duas razões, primeiro, o voto é sigiloso e a gente sabe que criança, ela vai ver lá o papai e a mamãe votando e vai sair falando ‘meu pai votou'”, disse.
“A criança é curiosa, ela vai querer apertar as ‘teclasinhas’ pelo pai e pode inclusive induzir o pai, a mãe ou o adulto que tiver com essa criança, em erro”, continuou.
No entanto, em caso de crianças de colo, é permitida a entrada na cabine, desde que a mesma não digite os números dos candidatos pelos pais.
Alice também abordou outros questionamentos que são frequentes pelos eleitores, como o possível não reconhecimento da biometria. Nestes casos, o mesário é instruído a permitir o voto depois de um número de tentativa.
Do Wscom
Nenhum comentário:
Postar um comentário