quarta-feira, agosto 30, 2023

Justiça decreta prisão domiciliar contra delegado preso em operação


  A Justiça decretou, nesta quarta-feira (30/08), a prisão domiciliar contra o delegado Elcenho Engel, preso durante uma operação por se apropriar de fianças e retardar a distribuição de inquéritos policiais no Sertão da Paraíba. 
   O servidor estava preso desde o dia 04 de agosto, no Batalhão da Polícia Militar, em Patos. De acordo com informações, o delegado teve a prisão preventiva convertida em domiciliar nesta quarta-feira (30/08) e vai continuar afastado das funções até o fim do processo.
 De acordo com as investigações, ele recebia valores referentes a pagamentos de fiança, em espécie, mas não repassava esse dinheiro à instituição financeira oficial, apropriando-se indevidamente dos recursos em benefício próprio, caracterizando o crime de peculato.
 Já a prevaricação acontecia quando o investigado retardava a distribuição do inquérito policial vinculado à autuação em flagrante, para ocultar a apropriação do dinheiro recebido como fiança policial. A implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), em meados de 2020, foi fundamental para revelar as atividades ilícitas do servidor policial preso no último dia 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário