O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Veloso Gouveia, foi aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU 2022) para o curso de Engenharia de Produção na instituição, e virou alvo do Ministério Público Federal na Paraíba (UFPB).
Valdiney Veloso foi aprovado com 638,9 pontos pelo sistema de cotas, como “ingressante de escola pública”, conforme divulgação oficial de chamadas feita pela UFPB. Veja aqui.
Em uma rede social, o reitor disse que estudou em escola pública e postou uma foto de cópias da ficha de identificação de onde cursava e do certificado de conclusão do ensino médio, que na época era ‘segundo grau’ ou ‘científico’.
A procuradora Janaína Andrade assinou um despacho determinando a instauração de Notícia de Fato para apuração inicial da representação de eventual favorecimento e/ou violação de regras para o ingresso na UFPB pelo sistema de cotas, no qual se insere o SISU.
Segundo o MPF, a ‘Notícia de Fato’ é um procedimento inicial que tem por base a coleta de informações.
O documento impõe que a Pró-reitoria de Graduação (PGR) da UFPB deve se manifestar acerca do caso “de forma fundamentada”, o que deve ocorrer em até 10 dias a partir da data que a instituição receber um ofício do MPF.
A UFPB disse que poderá se posicionar oficialmente sobre o caso após receber o documento do MPF-PB.
Com PortalCorreio
Nenhum comentário:
Postar um comentário