Ministério da Saúde (MS) recomendou, por meio de nota técnica nesta quarta-feira(15/09) a suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades. A nota da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 afirma que a vacinação deve acontecer apenas em adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. No Ceará, ainda não há decisão sobre a recomendação.
Essa decisão contraria outra nota técnica, do dia 2 setembro. No documento, a pasta recomendou a vacinação dos adolescentes da faixa etária, mesmo sem comorbidades. Além disso, afirmou que haveria o envio de vacinas para imunização dessa faixa etária, começando na última quarta-feira, 15 de setembro.
No texto, o Ministério pontuou que a vacinação dos jovens seria possível após a conclusão do envio de vacinas Covid-19 para imunizar toda a população adulta brasileira com a primeira dose, prevista até a primeira quinzena do mês. "A partir da segunda quinzena de setembro, todos os estados e Distrito Federal começam a receber o quantitativo de doses destinado para esse público", afirmava a nota anterior.
A pasta já considerava que alguns estados já tinham iniciado a imunização desse público, entre 12 e 17 anos, contabilizando, na época, mais de 2 milhões de adolescentes. A recomendação era de que os Estados completassem a vacinação da população acima de 18 anos antes de começar a imunização deste público.
Por O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário