quinta-feira, novembro 28, 2019

Núcleo de Hemoterapia de Guarabira celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue

   
  A direção do Núcleo de Hemoterapia de Guarabira, sob a coordenação do diretor Antiógenes da Costa, promoveu, na manhã desta quinta-feira (28/11), uma confraternização entre doadores voluntários de sangue e funcionários da unidade em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue.   
  O evento que, além de reunir dezenas de doadores, contou também com  a presença de autoridades e profissionais da unidade, realizou dentro do próprio prédio do Hospital Regional de Guarabira, por trás do anexo onde funciona o Núcleo de Hemoterapia.  
Antônio Martins da Silva
  Um dos doares presente na confraternização era o sr. Antônio Martins da Silva, residente em Guarabira. Ele disse que há dez é doador de sangue no Núcleo de Hemoterapia de Guarabira. O casal Luiz Ribeiro e Glória Sousa, residente no sítio Utinga, Zona Rural de Mulungu, é outro voluntário na doação de sangue. Hoje, Luiz não é mais doar por problema de saúde, mas foi há 20. Já a sua mulher é doadora há 5 anos.
    Antes da distribuição da feijoadas e sorteio de brindes (doações), algumas pessoas discursaram entre elas o diretor Antiógenes da Costa, Gilson Cândido (diretor do Hospital Regional) e Kaline (coordenadora de enfermagem). 
O casal Luiz Ribeiro e Glória Sousa
   Em sua fala, o diretor Antiógenes da Costa enalteceu a importância do núcleo de Hemoterapia de Guarabira está passando por reforma para oferecer um melhor ambiente e um serviço de qualidade aos doadores voluntários de sangue. Ele lembra que o núcleo é o único do Estado da Paraíba que remete, semanalmente, 100 bolsas de sangue para os hospitais da grande João Pessoa. Ele lembra também que existe uma rede hospitalar conveniada com o núcleo de aproximadamente 11 cidades. 
Antiógenes e Gilson Cândido
   "Quando eu assumi o Núcleo de Hemoterapia de Guarabira o prédio precisava passar por uma reforma ampla e não apenas só de estrutura física, mas sim no processo de reciclagem de capacitação dos funcionários que há muito tempo não havia acorrido. Portanto, recebemos um total apoio da secretaria de Saúde do Governo do Estado, juntamente com todo o núcleo. Já estamos pronta para a reabertura na próxima terça-feira" completou o diretor do núcleo. 
  Núcleo de Hemoterapia
  Por causa da reforma, o Núcleo de Hemoterapia não estava recebendo doadores voluntários de sangue na unidade.
   Para ser um doador de sangue é preciso, segundo Vilma, do setor de triagem, possuir entre 16 anos e até 69 anos, com um peso acima de 50 quilos. Além desses requisitos, o doador ainda precisa passa por um processo de triagem clínica, pré-triagem para só então que esteja hábito para ser um doador. O homem após uma doação de sangue só realizar outra dois meses depois, enquanto a mulher a cada três meses.
  Caso alguém deseja fazer parte da família de doador de sangue no Núcleo de Hemoterapia de Guarabira é só procurar a unidade, cujo prédio está localizado em um dos anexo da área do Hospital Regional de Guarabira. O colhimento do doador sempre é das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. Mais informações é só entar em contato: 3271-3001.


 

 







 
 






 
 





 


 







 
 





 
 






 
 





 


 

 






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário