quinta-feira, outubro 31, 2019

Número de casos de sarampo sobe de 21 para 30 na Paraíba


  Os casos confirmados de sarampo subiram de 21 para 30 na Paraíba, conforme novo boletim divulgado nesta quinta-feira (31/10) pela Secretaria de Saúde do Estado. Os casos estão em 13 cidades da Paraíba. De modo geral, foram 286 casos notificados, 30 casos confirmados, 112 descartados e 144 em investigação.
   Os casos confirmados da doença estão nas cidades de Bayeux, Santa Cecília, Barra de São Miguel, Cabedelo, Imaculada, Lagoa Seca, Congo, Sousa, João Pessoa, Guarabira, Santa Rita, São Miguel de Itaipu. Conforme o boletim, a idade predominante é de adultos jovens de 20 a 29 anos. Nesta última atualização, seis casos confirmados foram em crianças menores de 1 ano.
  A paraíba atingiu, durante a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, 95,25% de cobertura vacinal das crianças de um ano de idade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a próxima fase da campanha de intensificação da vacina será de 18 a 30 de novembro para adultos de 20 a 29 anos sem comprovação da vacina.
 Vacina
 A Saúde do Estado reafirma que a vacina é a única medida preventiva eficaz contra o sarampo. “No entanto, se você já é um caso suspeito, é importante reduzir o risco de espalhar a infecção para outras pessoas. Para isso, deve-se evitar o trabalho ou escola por pelo menos quatro dias a partir de quando desenvolveu a primeira erupção, além de evitar o contato com pessoas que são as mais vulneráveis à infecção, como crianças pequenas e mulheres grávidas, enquanto estiver doente”, diz a SES.
  Em João Pessoa, cidade com o maior número de casos da doença em todo o estado, seis unidades de referência para vacinação contra o sarampo foram definidas pela Secretaria de Saúde da Capital.
  Para tomar a vacina tríplice viral, a população deve procurar as seguintes unidades: USF Integrada Cruz das Armas, USF Integrada Estação Saúde (Ernesto Geisel), USF Integrada Mangabeira, USF Integrada Viver Bem (Treze de Maio), USF Integrada Santa Clara (Castelo Branco) e Centro Municipal de Imunizações (Torre).
  As unidades de saúde da família funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já o Centro de Imunizações funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
  Sarampo
  Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.
  A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

Por PortalCorreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário