quarta-feira, março 30, 2016

Campanha da Fraternidade é tema de sessão especial na Câmara de Pirpirituba



  A Câmara Municipal de Pirpirituba realizou, na noite desta terça-feira (29/03), uma sessão especial onde foi debatido a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano: Casa comum, nossa responsabilidade. A propositura foi do vereador e atual presidente da Casa Antônio Leopoldo Batista, Ronaldo de Abreu, conhecido como Ronaldinho.
 Para compor a mesa solene foram convidados os palestrantes Assis de Moura e Rafael San, como também os vereadores Josinaldo Gorge, Assis do Ônibus, Givanilson Lira, Dorinha Paulino, Luís Flávio e Josenildo Francisco (Sertãozinho), além  das secretárias Nalva Xavier (Educação) e Cida Amaro (Assistência Social); Maria do Céu (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pirpirituba)), sargento Carlos (representando a autoridade policial) e padre Demétrio Morais.
 Outras autoridades também se fizeram presentes, como a religiosa Irmã Socorro, vigário padre Paulo Roberto, representantes de comunidades e populares.
 O próprio presidente Ronaldinho quem abriu a sessão. Ele agradeceu a presença de todos e falou da importância do tema a ser discutido no plenário da Casa entre a sociedade. O parlamentar também coordenou todo o andamento do evento.
 Logo após, o presidente concedeu a fala ao padre Demétrio Morais, o qual é administrador paroquial de Pirpirituba, inclusive pároco na cidade de Sertãozinho. O religioso iniciou saudando a todos. Para o padre, é preciso que cada um se conscientize da necessidade de sua responsabilidade como cidadão perante o planeta para contribuir com os atos, pois o tema da Campanha da Fraternidade buscar 'sacudir' a sociedade para que possa refletir diante da situação e promova mudanças de comportamentos. 
Rafael San
 Em seguida, o radialista Rafael San quem comandou o tema da Campanha da Fraternidade com apresentação de data show. Através dele, o comunicador apresentou dados reais referentes ao saneamento básico no Brasil. Como também pontuou formas e métodos de preservação contra o meio ambiente, além dos benefícios coletivos que podem gerar a partir do saneamento básico.
 Outro palestrante foi o professor Assis Sousa de Moura, da UFCG/PB. Na sua explanação, Assis levou ao conhecimento dos presentes números e dados técnicos curiosos dos problemas existente no país, a exemplo do colapso de agua que há entre outros pontos. Para o professor, o saneamento básico deve ser uma política pública que tenha engajamento da sociedade, independente de lado político-ideológica ou de razões pessoais. Portanto, ele lembra que é preciso buscar atitudes responsáveis para o meio ambiente para viver num mundo melhor.
Professor Assis
 Com o término dos palestrantes, em seguida, foi facultada a palavra aos presentes. Alguns deles fizeram o uso da tribuna e exploraram os seus questionamentos sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano.  
 Ao final da sessão especial, já se aproximando das 22h, se constituiu uma comissão responsável para a elaboração de sugestões a ser encaminhadas ao poder executivo municipal, além de instituições responsáveis pela gestão ambiental, sanitária e social.
 Para esta comissão ficou escalada: Irmã Socorro, Rubens Júnior, Moisés, Fábio Gomes, Givanilson Lira e padre Paulo Roberto. 




































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário