domingo, março 29, 2015

Procissão de 'Ramos' abre Semana Santa no município de Pirpirituba

Momento da bênçãos aos ramos

  A procissão de Ramos, que aconteceu neste domingo (26/03),  abriu a programação da 'Semana Santa' no município de Pirpirituba, no Agreste paraibano. Um grande número de fiéis participou do evento, mesmo debaixo de intensa chuva. O calendário de encerramento está previsto para o próximo domingo (5/04) de Páscoa.
 Antes de sair em procissão, por volta das 15h30, o padre Demétrio Morais, juntamente com padre Paulo, realizou a bênção dos Ramos, na capela da Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, na rua Caiçarinha. Depois de percorrer as principais ruas da cidade, logo após aconteceu missa na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Procissão na saída 
da Comunidade da Caiçarinha
  A programação segue no dia seguinte (30/03). Às 6h, ofício divino na catedral. À noite, celebração penitencial para jovens. No dia posterior, às 6h, ofício divino. Às 9h, confissão individual. Já à tarde, às 15h, celebração penitencial para mulheres. À noite, às 19h, celebração penitencial para homens.
 Na quarta-feira (01/04), logo pela amanhã, às 6h, acontece ofício divino. Às 9h, confissão individual. Na parte da tarde, às 15h, celebração penitencial para crianças. À noite, às 19h, procissão do encontro entre mulheres e homens. Logo em seguida, às 19h30, celebração das dores de Maria. Às 20h, confissão individual. À noite encerra com procissão do 'Fogaréu' com via-sacra, a partir das 22h.
 No dia (2/04) posterior, a programação começa com ofício divino, às 6h. Logo depois, às 8h, missa dos Santos Óleos. Às 16h, missa da ceia do senhor. Às 18h, adoração ao santíssimo sacramento.
Mesmo debaixo de chuva forte,
 procissão prosseguiu pelas ruas 
 Na sexta-feira (3/04) Santa, às 5h da madrugada, acontece a via-sacra pelas ruas da cidade. Às 9h, celebração penitencial. Às 12h, ofício da agonia. Às 15h, terço da misericórdia. Em seguida, celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Logo após, procissão com senhor morto.
  Já no sábado (4/04), às 20h, vigília pascal ( benção do fogo) ao lado da casa paroquial. Em seguida, missa com o batismo dos catecúmenos e finalizando com procissão com a imagem de Jesus ressuscitado.
  Enquanto no domingo ( 5/04) de páscoa, encerrando a programação da Semana Santa, às 7h realiza-se missa da ressurreição, na igreja matriz. Às 15h, terço da misericórdia. À noite, precisamente às 19h, missa de ressurreição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário