A partir de abril deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran-PB) vai começar a fiscalizar o emplacamento das chamadas motos “cinquentinhas”, com base na resolução nº 002/2015. O documento do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) foi publicado no Diário Oficial de 9 de janeiro de 2015.
Como explicou o diretor de Operações do Detran-PB, Orlando Silva, os
municípios paraibanos têm 90 dias para comunicar ao órgão de trânsito
estadual se farão o emplacamento ou deixarão a cargo do governo do
Estado. Por isso é que só depois desse mesmo prazo começa a
fiscalização. “A partir dos 90 dias, como está na resolução, porque é o
prazo dos municípios para que eles se adequem”, enfatizou.
O Detran-PB informou que o órgão já está pronto para receber as
solicitações de convênio por parte dos municípios. Atualmente, apenas
10% dos municípios possuem esse convênio, já previsto em lei.
Diretor de Operações do Detran-PB, Orlando Silva/fotos: Assessoria) |
Durante as abordagens, os agentes de trânsito solicitam a ACC do
condutor, a nota fiscal do veículo para comprovar a propriedade, além
dos equipamentos de segurança utilização de capacetes e calçados. Também
é verificado se a moto sofreu alguma alteração de potência. Atualmente,
o pátio do Detran-PB em João Pessoa está abrigando cerca de 4 mil
ciclomotores apreendidos.
Custos do emplacamento
Com a resolução nº 002/2015, o condutor terá que fazer investimentos
para regularizar o veículo. Entre os procedimentos que vão gerar custos
está o licenciamento do ciclomotor junto ao Detran-PB; pagamento da taxa
do Corpo de Bombeiros; confecção da placa (uma unidade); e o seguro
obrigatório, que cobre o DPvat em caso de acidente.
Benefícios
Os benefícios trazidos pela obrigatoriedade do emplacamento estão ligados à segurança e saúde públicas, além da mobilidade urbana. “Uma pessoa que tomar (roubar) um veículo desse, fica muito mais fácil a gente ir atrás e localizar”, disse Orlando Silva. “Para nós, o custo que pagamos é altíssimo com relação à estatística que tem no Trauma. Nisso também vai ter um ganho muito grande”, exemplificou.
Exigências
Com a resolução, nada muda na exigência da habilitação para condutores da cinquentinha. Os pré-requisitos para adquiri-la são os mesmos para solicitar a CNH. “Todo e qualquer veículo automotor para circular tem que ter habilitação. O condutor tem que ser maior que 18 anos. Tem que passar pelo Centro de Formação de Condutor e fazer tanto a parte de legislação como a parte prática”, lembrou Orlando Silva.
Os benefícios trazidos pela obrigatoriedade do emplacamento estão ligados à segurança e saúde públicas, além da mobilidade urbana. “Uma pessoa que tomar (roubar) um veículo desse, fica muito mais fácil a gente ir atrás e localizar”, disse Orlando Silva. “Para nós, o custo que pagamos é altíssimo com relação à estatística que tem no Trauma. Nisso também vai ter um ganho muito grande”, exemplificou.
Exigências
Com a resolução, nada muda na exigência da habilitação para condutores da cinquentinha. Os pré-requisitos para adquiri-la são os mesmos para solicitar a CNH. “Todo e qualquer veículo automotor para circular tem que ter habilitação. O condutor tem que ser maior que 18 anos. Tem que passar pelo Centro de Formação de Condutor e fazer tanto a parte de legislação como a parte prática”, lembrou Orlando Silva.
Os acessórios de segurança também continuam a ser cobrados na
fiscalização de trânsito, segundo o diretor de Operações do Detran-PB.
“O capacete também é de uso obrigatório tanto em moto de grande porte
como em ciclomotor”, disse. “Ele (o condutor) tem que andar de acordo
com o que o Código de Trânsito diz, calçado adequado, não pode andar de
sandália, tem que andar de sapato”, acrescentou Orlando.
Com Secom-Pb
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