terça-feira, novembro 26, 2013

Guarabira completa nesta terça-feira 126 anos de emancipação política

Visão aérea do memorial e da cidade

  Com uma população de quase 58 mil habitantes, uma área entorno de 166 quilômetros quadrado e ocupando 115° lugar em extensão territorial do nordeste, o município de Guarabira, localizado no Agreste da Paraíba, completa nesta terça-feira (26) 126 anos de emancipação política com muita história. Uma grande festa foi  programa para celebra a data no dia de ontem, véspera do aniversário. 
 Com uma economia baseada no comércio, mas por outro lado, o setor industrial tem apresentado um grande desenvolvimento nos últimos anos, Guarabira é considerada uma das cidades mais populosas do Estado, ela também é conhecida como Rainha do Brejo, polarizada por mais de 30 municípios, aonde há um Campus da UEPB, situado no bairro de Areia Branca, além de outras particulares, como exemplo do IFPB.
 No município vem sendo construído um shopping denominado Luz, onde atualmente está em funcionamento duas  lojas. A sua área é entorno de 20 mil m² e com estacionamento para 800 carros. na agroindústria o destaca para a Guaraves genuinamente Guarabirense. Ela é a principal empresa do setor de produção de aves da Paraíba e também do Rio Grande do Norte. A Rainha do Brejo chama atenção também pelo setor de construção civil e é considerada a quarta maior do Estado no ramo de edifícios. 
 O Memorial de Frei Damião é o principal ponto turístico religioso da cidade, construído no ponto mais alto do município, localizado ao norte da Serra da Jurema, aonde faz divisa com a cidade de Pirpirituba a 300 metros de altitude. No lugar, além da estátua há uma capela para celebrações de missas e um museu com objetos do capuchinho e sem esquecer dos diversos painéis com referências à sua vida. Com uma área totalmente urbanizada e conta também com restaurantes e quiosques para comercialização de souvenir.
Igreja Matriz de Guarabira
 A cidade conta com dois terminais rodoviários: um estadual, Antônio Gentil de Amorim; e outro intermunicipal, nos quais desembarcam e embarcam diariamente passageiros que se deslocam entre as cidades brejeiras, bem como para outros centros do estado e do país. Ela está situada em um entroncamento de cinco rodovias paraibanas: a 110 km de Campina Grande, 96 km de João Pessoas, 199 km do Recife, 145 Km de Natal e 224 Km de Caruaru.
 O município de Guarabira tem como atual prefeito Zenóbio Toscano de Oliveira e  vice José Antônio de Lima. Enquanto que o quadro da Câmara Municipal "Casa Osório de Aquino" é representado por 15 parlamentares, são eles: Beto Meireles, Marcos de Enoque, Costinha, Jáder Filho, Lucas Porpino, Saulo de Biu (atual presidente), Armando Mallagutty, Gerson do Gesso, Severino da Costa (Bica), Lula das Molas, Michele Paulino, Adrina de Severo, Inaldo Júnior, Thiago do Mutirão e Zé Ismai.
 Guarabira está a 98 quilômetros da Capital João Pessoa e limita-se ao norte com Pirpirituba, ao sul com Mulungu e Alagoinha; ao leste com Araçagi, ao oeste com Pilõezinhos e Cuitegi. O município está localizado no Piemonte da Borborema, na messoregião de Agreste e do Brejo paraibano. A sua sede fica a 97 metros de altitude do mar, tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo 06º 51' 17" de altitude e 35º 29' 24" de longitude. 
 A Rainha do Brejo tem uma superfície bastante irregular, pois ela se localiza na região de transição entre planície litorânea e as elevações do planalto da Borborema. A cidade está situada em uma área de pressão cercada de morros. Tem um clima quente e seco no verão e úmido no inverno. A temperatura chega a 30º e a mínima 20º. A cidade é cortado por pequenos rios, como Guarabira, Araçagi e Mamanguape. 
  Histórico
 A fundação de Guarabira se deu no ano de 1694, em terras do Engenho Morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira. As primeiras residências edificadas dariam mais tarde origem a Vila da Independência (primeiro nome dado a Guarabira) em virtude de sua localização e da excelência de seu solo tornou-se dona de grande prestigio e influência nas cercanias. No entanto, em 1874, por lei 841 de 26 de novembro de 1887, finalmente foi elevada à categoria de cidade, considerada uma das maiores do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário