O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira (25) que o ministério irá monitorar as redes sociais durante a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste fim de semana para identificar candidatos que usarem o celular na prova.
"Temos feito um monitoramento muito detalhado das redes sociais. No ano passado, quando o candidato postava uma foto, era identificado e retirado da prova. Vamos manter o acompanhamento. Se ele utilizou o celular depois de entrar na prova, ele cometeu uma infração", disse em entrevista coletiva. No ano passado, 65 candidatos que postaram fotos da prova nas redes sociais foram desclassificados.
"Não é tão eficiente quanto o do Obama, mas é bom", disse, argumentando que o sigilo do exame é importante para manter a igualdade entre os candidatos.
Para evitar o problema ocorrido em ano anterior em que uma candidata homônima foi retirada por engano da sala de prova, o ministério será ainda mais cuidadoso. "Quando isso aconteceu, oferecemos que ela fizesse o exame na outra data [junto com os presidiários]".
Ele ainda fez recomendações aos candidatos para que cheguem ao local de prova com antecedência. "É muito importante chegar com tranquilidade para que a gente não veja de novo as cenas que ocorrem todo ano (com retardatários de fora)", disse. Os portões serão aberto às 12h no horário de Brasília.
Recomendações
No sábado e no domingo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recomenda que o inscrito chegue com uma hora de antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Em todo o país, deve se seguido o horário de Brasília. Não serão aceitos candidatos atrasados.
Os candidatos também precisam providenciar caneta preta - de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova.
Com UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário