sexta-feira, janeiro 20, 2012

Serra da Raiz completa nesta sexta 53 anos de emancipação política

Vista aérea da cidade /Foto de Zamba

          Com uma população de quase 3.200 habitantes, o município da Serra da Raiz, localizado no Agreste paraibano, distante a 138 quilômetros da capital do estado, estará completando neste sábado (21) 53 anos de emancipação política. Para festejar o aniversário, as comemorações foram antecipadas para esta sexta-feira (20). Durante todo dia de hoje foi elaborada uma vasta programação festiva. O atual prefeito da cidade, Luiz Machado, como é mais conhecido na região, disse que mesmo com as dificuldades financeiras, a população não poderia ficar sem comemorar essa data tão importante.
          Dentro da programação, a partir das 5h, uma alvorada pelas principais ruas da cidade com a Banda Municipal Joaquim Meneses. Logo após, à 8h, uma missa em ação de graça na Igreja Matriz. Em seguida, às 9h, será realizado o hasteamento das bandeiras.
Prefeito da Serra da
Raiz, Luiz Machado
       À noite, por voltas das 22h, uma grande estrutura foi montada na praça de evento do município para a receber as atrações. Pelo palco vão passar Hélio dos Teclados, Forró da Curtição e Limão com Mel encerrando o show festivo. 

          Pequeno histórico
        O nome de Serra da Raiz  originou-se de uma raiz de propriedades medicinais que existia na localidade, a qual foi muito utilizada no passado pelos silvícolas. No entanto, em 31 de dezembro de 1936, o distrito passa a se chamar Barra da Raiz. Porém, com o decreto-lei estadual, de 15 de novembro de 1938, o toponômio do então distrito foi alterado novamente para Cupaoba, em alusão a primitiva denominação da região, mas anos depois volta a se chamar Serra da Raiz. Ela faz divisa com os municípios de Serra da Raiz são Belém, Caiçara, Duas Estradas e Sertãozinho.
         O município só foi elevada à categoria de Serra da Raiz, no dia 21 de janeiro de 1959, através da lei estadual nº 1962, o qual até então era distrito da cidade de Caiçara.
         Antes da emancipação político administrativa ela disputou acirradamente contra a cidade de Caiçara o domínio geopolítico da região. Esta rivalidade acarretou uma parcial paralisação do progresso dos dois povoados, fazendo com que os territórios da Serra da Raiz e de Caiçara fossem administrados pelo município de Guarabira até o ano de 1908, quando Caiçara foi emancipada e a Serra da Raiz ficou sendo figurada como distrito de Caiçara até o ano de 1959 quando foi definitivamente emancipada.
         Dentre os primeiros colonizadores do município destaca-se Major Costa que construiu, no pequeno aglomerado, uma rústica indústria de beneficiamento e fiação de algodão, conhecida como "Bolandeira", fator primordial para que ali fosse construido novos prédios em suas imediações, proporcionando o crescimento e o progresso do povoado daquele distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário