Dos 123.820 candidatos inscritos no estado, cerca de 28 mil faltaram às provas deste domingo (23), dois mil a mais do que no sábado (22). De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério da Educação (MEC), o índice de abstenção na Paraíba ficou em 22,94%. No sábado, os faltosos inscritos ficaram em torno de 21,24%. Esta edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi encerrado na Paraíba por volta das 17h30 (horário local).
Em todo o país, a abstenção média foi de 26,4%. Segundo o MEC, este índice é menor do que a média do ano passado, de 28%. A abstenção média nacional deste domingo foi de 27,6%; a do sábado, de 25,2%. Isto coloca a Paraíba com uma média menor de faltosos em relação aos números nacionais.
Os locais que registraram mais faltosos foram o Distrito Federal (34,12% dos inscritos) e os estados do Amazonas (32,86%), Roraima (32,43%) e Bahia (32,41%). Foram aplicadas provas relativas a linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
A partir desta segunda-feira (24), as provas aplicadas neste fim de semana estarão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do Enem. Os gabaritos devem ser divulgados até quarta-feira (26), no mesmo endereço eletrônico.
No total, esta edição teve o número recorde de 5.367.092 inscritos. Conforme o MEC, o Enem de 2011 foi encerrado às 18h30 (horário de Brasília) sem ocorrências de incidentes. Em Campina Grande, o segundo dia de provas foi mais tranquilo que o sábado. "Não tivemos nenhum caso de eliminação por irregularidade. Ontem houve apenas uma pessoa que passou mal e precisou ser atendida pelo Samu na UFCG, mas o aluno passa bem", explicou Sônia Matias, representante do MEC na cidade.
No segundo e último dia de exame, três candidatos em Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA) foram excluídos por postar mensagens por celular via Twitter durante a realização das provas. No sábado, outros oito participantes foram excluídos pelo mesmo motivo.
Do G1/PB
Do G1/PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário