O
governador João Azevêdo se reuniu, nesta quarta-feira (23/01), na Granja Santana,
com representantes do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), do
Instituto Qualidade do Ensino (IQE) e do Instituto Sonho Grande (ISG), que
apoiam a implantação das Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Na oportunidade,
o gestor discutiu a ampliação da oferta deste modelo de ensino e anunciou que o
Estado terá mais 53 Escolas Cidadãs Integrais, em 2019.
Participaram
da reunião o presidente do ICE, Marcos Magalhães; a diretora do IQE, Iran
Freitas; a analista de projetos do ISG, Natália Braga; além do secretário de
Educação, Aléssio Trindade.
O
governador João Azevêdo afirmou que o encontro teve o objetivo de estabelecer
metas para a educação integral na Paraíba e assegurou que irá trabalhar para
universalizar este modelo de ensino, permitindo que todos os municípios do
Estado sejam contemplados com as escolas integrais.
“Esse
é um projeto de uma importância muito grande para a educação; esse é um caminho
sem volta. Essa qualificação real da educação resulta em avanços na qualidade
do ensino, na formação do profissional e do cidadão e vem atingindo patamares
cada vez mais altos. Essa é a nossa meta porque nós sabemos o resultado que
isso trará para o ensino da Paraíba”, observou.
O
secretário de Educação, Aléssio Trindade, comemorou os dados apresentados na
reunião que colocam a Paraíba em segundo lugar no ranking de percentual de
ofertas de ensino integral no país. Ele também afirmou que cerca de 50 mil
estudantes devem ter acesso à Escola Cidadã
Integral
no ano letivo de 2019 e destacou o diferencial da grade curricular
disponibilizada aos alunos paraibanos.
“Nossas
escolas têm um currículo voltado para o desenvolvimento do projeto de vida do
estudante. Todo aluno tem um acompanhamento individualizado e a oportunidade de
escolher disciplinas em função de seu projeto de vida; isso estimula o aluno
que tem uma forma diferenciada de aprender as disciplinas. Nós não formamos
apenas pessoas que passam no Enem, mas nós formamos pessoas que sabem viver em
sociedade, que são protagonistas”, argumentou.
O
presidente do ICE, Marcos Magalhães, que trabalha com o planejamento e
implantação do modelo pedagógico das Escolas Cidadãs Integrais, enalteceu o
aspecto transformador do ensino na vida da juventude. “Os resultados são
transformadores porque desenvolvem o lado cognitivo e preparam o cidadão para a
vida. É uma formação muito intensa onde os alunos desenvolvem habilidades
sociais e educativas. Esse é o conceito e o objetivo da escola integral”,
disse.
A
diretora do IQE, Iran Freitas, que atua na formação das equipes escolares de
Língua Portuguesa e Matemática, destacou os resultados alcançados pela Paraíba
no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), após os investimentos
na Escola Cidadã Integral. Ela ainda destacou o trabalho desenvolvido pelos
professores para ampliar o nível de conhecimento dos alunos.
“O
IQE trabalha para nivelar os alunos que ingressam no Ensino Médio Integral à
condição que eles deveriam ter para cursar cada ano. É um reforço para a
redução da defasagem no ensino”, explicou.
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