Os alunos da escola Deputado Humberto Lucena, no município de Pirpirituba, participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) ontem (27/05) e hoje (28), quando mais uma etapa da competição foi realizada, se tornando, portanto, uma referência para os alunos da unidade escolar. Em 2024, o recorde de lançamento de foguetes foi de 76 metros de distância, enquanto este ano o recorde já foi batido no primeiro dia de lançamento.
A atividade de lançamento de foguetes experimental, que reuniu professores e alunos da instituição de ensino fora da sala de aulas, aconteceu numa área ao ar livre, no campo de futebol “Arena Lobão”. Os professores quem controlaram todo o percurso e medição das distâncias atingidas pelos foguetes lançados pelos alunos. Durante a competição, houve à distribuição de picolé, pipoca e lanches para todos os alunos.
Além dos diretores, o prefeito Danilo Rocha e o vice-prefeito Marcos Terto se fizeram presentes. O gestor ainda participou do lançamento de foguete. A competição promove a cultura espacial entre estudantes.
Durante semanas, os professores e alunos construíram seus próprios foguetes experimentais com garrafas pet, utilizando a criatividade e inovação na hora do trabalho manual, todos feitos com materiais recicláveis. A escola, Deputado Humberto Lucena, tem realizado atividades como esta em diferentes anos, envolvendo alunos de vários anos para construir e lançar foguetes.
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar foguetes a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.






Nenhum comentário:
Postar um comentário