O Censo Demográfico 2022, que ainda está em curso, já demostra prejudicar a realidade financeira de pelos menos 19 municípios paraibanos, com a redução populacional e, com isso, perdas de verbas oriundas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Pirpirituba está na lista dessas cidades.
No município de Pirpirituba, quem não recebeu a visita do agente do IBGE ou por algum motivo omitiu dados, é só procurar à Secretária Municipal de Saúde de Pirpirituba, no período da manhã ou tarde, para atualizar o cadastro para que o município não seja prejudicado com a redução. É bom lembrar ainda que nenhum beneficiário de programas sociais, como Bolsa Família ou outros, residente na mesma casa não será prejudicado com o questionamento do Censo.
Com a diminuição no coeficiente populacional, além de Pirpirituba outros dezoito municípios estão na lista de perda mo repasse da verba do FPM. São eles: Água Branca, Araçagi, Arara, Barra de Santa Rosa, Bayeux, Belém, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Dentro, Cruz do Espírito Santo, Imaculada, Itabaiana, Itaporanga, Juripiranga, Natuba, Nova Floresta, Sumé e Tacima.
Uma liminar junto à Justiça Federal impede a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A ação foi impetrada pela Famup (Fundo de Participação dos Municípios) contra a União e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por conta do resultado preliminar do Censo 2022 já repassado ao Tribunal de Contas da União (TCU) e que afetou diretamente as cidades que apresentaram um número populacional menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário