O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB), anunciou através de um perfil em uma rede social que vai decretar o fechamento da cidade, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, diante do aumento de casos de infectados pelo coronavírus (Covid-19). Segundo fontes consultadas pelo G1, o fechamento deve ocorrer na semana do dia 10 de maio.
Se a medida for efetivada, Santa Rita vai ser a primeira cidade da Paraíba e uma das primeiras do Brasil a determinar o fechamento total das atividades. A cidade de São Luís no Maranhão e outras três cidades que compõem a Região Metropolitana na capital maranhense anunciaram o bloqueio total no dia 30 de abril. O governador do Pará, Helder Barbalho, foi outro gestor público a sinalizar com a possibilidade de bloqueio total a depender da taxa de isolamento social do estado até o dia 5 de maio.
Emerson Panta explica que a prefeitura tem adotado todas as medidas de prevenção por meio do isolamento social desde o dia 17 de março, quando foi publicado o primeiro decreto pelo gestor municipal relacionado ao coronavírus. Com a decisão, passam a funcionar apenas estabelecimentos essenciais: alimentação, farmácias e postos de combustível. Os demais fecham com a determinação do lockdown.
“Fiz uma ligação para o governador do estado, João Azevêdo, assim como sua equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, para que possamos juntos trabalhar nesse sentido, do fechamento total. Precisamos do apoio, do planejamento, precisamos que esse lockdown seja feito de forma organizada. Precisamos agir agora, com cautela, com precaução, com cuidado enquanto temos tempo, com planejamento. É melhor fazer agora do que fazer mais a frente às pressas”, explicou na publicação.
O prefeito de Santa Rita afirmou ainda que todas as medidas adotadas até este domingo (3/05) não têm freado o avanço rápido no número de casos da Covid-19 na cidade. Mesmo com o distanciamento social decretado desde o dia 17 de março, apelos feitos canais oficiais, em meios de comunicação, por meio de carros de som e distribuição de cerca de 50 mil máscaras, Santa Rita atingiu a marca de 100 casos confirmados de Covid-19 no sábado (2/05).
“Preciso do apoio da população, que você é nosso item mais precioso nesse momento, você que está do nosso lado, que vê os números crescentes se transformando em nomes, de amigos, de familiares, de conhecidos, vizinhos, você que sente essa sensação de impotência sabe da necessidade de se fazer esse lockdown”, comentou Panta.
Embora seja a segunda cidade da Paraíba em número de casos, sendo a terceira em número de habitantes, Santa Rita conta com uma número ainda considerável de leitos disponíveis. Segundo levantamento disponibilizado pela SES, principalmente após a instalação do Hospital Solidário, tipo campanha no estacionamento do Hospital Metropolitano de Santa Rita, a cidade tem 136 leitos de enfermaria e 12 de UTI para tratamento exclusivo da Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário