terça-feira, outubro 22, 2019

Mais de 30 famílias receberam Bolsa Família irregularmente em CG


  Pelo menos 32 famílias deverão ser convocadas para devolver o Bolsa Família que teriam recebido irregularmente em Campina Grande, conforme apurado nesta terça-feira (22/10) pela Polícia Federal na Operação Simbiose.
   Um prestador de serviço da Prefeitura de Campina Grande (PMCG) foi alvo de busca e apreensão na casa onde mora, suspeito de fraudar a concessão dos benefícios.
  O coordenador municipal do Bolsa Família em Campina Grande, Rubens Nascimento, concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (22/10), na qual informou que o prestador já foi desligado da gestão e que outras pessoas poderão ser investigadas na operação da Polícia Federal.
   Além de devolver recursos, as famílias que receberam o benefício de forma irregular terão ainda o Bolsa Família cancelado e estão sujeitas a outras penalidades legais.
  Fraudes no Bolsa Família
  Segundo a Polícia Federal, o investigado é lotado na Unidade do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social e desempenha a função de cadastrar e atualizar os dados das famílias que serão contempladas ou já recebem o Bolsa Família.
  As investigações apontaram que o servidor inseria dados falsos no sistema, com o intuito de gerar o pagamento ou aumentar o valor pago do benefício daqueles já contemplados pelo programa. A fraude acontecia mediante cobrança de valores indevidos ao beneficiado.
  A Polícia Federal foi acionada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Campina Grande que, há alguns meses, designou uma Comissão de Trabalho para apurar denúncias de fraude cadastral no Bolsa Família. Essa comissão desconfiou da atuação do servidor e, com isso, a Operação Simbiose foi desencadeada.
  A Polícia Federal não informou quanto o servidor investigado teria lucrado no esquema ilícito, nem divulgou a identidade do suspeito.
  O agente denunciado deverá ser indiciado por inserção de dados falsos e corrupção passiva, já que cobraria dos beneficiários pelos recursos pagos pelo programa. Ele estava na Prefeiura de Campina há cinco anos.

Por PortalCoreio

Nenhum comentário:

Postar um comentário