Centro da cidade |
Hoje, domingo (4/12), o município de Pirpirituba completa 63 anos de independência. Na celebração do aniversário de emancipação política, administração não anunciou nenhuma entrega de obra à população e nem a realização de festa. A cidade tem como administrador atual, o prefeito Rinaldo de Lucena Guedes. O gestor encontra-se a quase oito anos à frente da administração.
No portal oficial da prefeitura de Pirpirituba não foi disponibilizada a programação de aniversário e nem à distribuição de folders com à população pirpiritubenses. Apenas circulou pela cidade, no sábado, um carro de som anunciando algumas competições esportivas e corridas, a serem realizadas no dia de hoje.
Nas redes sociais algumas pessoas estavam indignadas pela não comemoração do aniversário de 63 anos de emancipação política com festa, que é 'sempre esquecida’ pela administração. Cuja alegação dela falta de recursos financeiros.
Com a população de quase 11 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Pirpirituba, cidade situada no Agreste paraibano, é detentora de uma área de 75 Km2, onde há um clima quente e seco, que oscila entre 25º a 36º C. Tem como economia predominante a lavoura de subsistência, pecuária bovina, ovina e caprina.
O município limita-se com os municípios de Pilõezinho, Guarabira, Araçagi, Sertãozinho, Belém, Bananeiras, Borborema e Serraria. Um de seus pontos turísticos é a Cachoeira do Roncador, situada num área ricamente arborizada, nos limites territoriais de Pirpirituba, Borborema e Bananeiras. Distante a sete quilômetros da sede.
Na cidade há duas festas religiosas. Tratam-se do co-padroeiro de São Sebastião, comemora-se em janeiro; e padroeira de Nossa Senhora do Rosário, em outubro. Há anos as tradicionais festas de rua não são realizadas. Além disso, o município também foi palco de uma grandiosa festa, que atraia pessoas de toda à Paraíba e de outros estados, tratava-se da 'Micatuba'- carnaval fora de época.
Relevante histórico
A fundação, conforme dados
históricos, foi realizada por Luiz Correia de Melo, que iniciou as construções
do cemitério e da Capela de Nossa Senhora do Rosário, atual matriz. Em 1869, o
português João José Batista instalou-se na cidade e, naquela época fundou o
primeiro ponto comercial, que deixou sob os cuidados do seu filho, Antônio
Leopoldo Batista.
Antes de se emancipar, a cidade foi distrito
de Guarabira pelo decreto Lei Estadual
de 24 de maio de 1892, condição retificada nas divisões territoriais de
12 de dezembro de 1937, como também pelo decreto de nº1010, de 30 março de 1938.
O município
só alcançou sua independência por definitivo em 2 de dezembro de 1953, por
intermédio do decreto Lei estadual de nº 938, votado pela Assembleia e
promulgado por João Fernandes de Lima, na época governador do Estado. Só em 4
de dezembro daquele ano que foi oficializada a sua emancipação política. José
Fortuna foi o primeiro prefeito eleito da cidade.
ok. Muito obrigado
ResponderExcluirVc acha que eu não sei quem você é? Enganou-se. Realmente vc é uma pessoa doente e do mal... Vc pra mim não faz nenhuma diferença e principalmente com seus ataques...
ResponderExcluir