sexta-feira, fevereiro 27, 2015

TCE-PB apresentará nesta segunda resultados de auditoria em escolas da PB

O Tribunal de Contas da Paraíba, em sessão extraordinária, apresenta na próxima segunda-feira (02/03), um diagnóstico da situação do ensino médio da rede pública estadual, resultados da Auditoria Operacional em Educação. A apresentação será feita pelo conselheiro Fernando Catão, de modo específico aos gestores públicos e a imprensa.
Na sessão extraordinária, que acontecerá no auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna, a partir das 14h, também será apresentada a nova versão do IDGPB (Indicadores de Desempenho dos gastos Públicos na Paraíba, em Educação).
A auditoria operacional faz parte de um acordo assinado nacionalmente entre os Tribunais de Contas e tem como objetivo identificar os principais problemas que afetam a qualidade e a cobertura do ensino médio nos estados brasileiros, bem como avaliar as ações governamentais para resolver essas questões.
 Para o relator do processo, conselheiro Fernando Catão, essa mobilidade de auditoria permite uma compreensão mais detalhada do tema que é o objetivo do trabalho, possibilitando, a partir dos seus resultados, que sejam formuladas políticas públicas mais eficazes e estratégias de planejamento e execução que otimizem o uso dos recursos públicos, aprimorando a qualidade dos serviços que são oferecidos à sociedade. "O que é uma questão prioritária sobretudo na área de educação", destacou.
 Entre os principais aspectos que foram analisados na auditoria coordenada no Ensino Médio estão a gestão da rede de ensino; a infraestrutura das escolas; a disponibilidade e a formação dos professores; a valorização da carreira; e financiamento e a cobertura escolar do ensino médio.
 Os resultados finais da auditoria serão apresentados detalhadamente na sessão extraordinária. O conselheiro Fernando Catão vai explicar como o trabalho se desenvolveu até chegar à Matriz de Achados, detalhando as fases anteriores, envolvendo planejamento coleta de dados, com visitação nas escolas do Estado e aplicação de questionários à comunidade escolar.

Com TCE/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário