domingo, novembro 16, 2014

Pirpirituba realiza 1ª cavalgada em homenagem a 'Orlando Vaqueiro'


  Centenas de pessoas entre vaqueiros, cavaleiros e amazonas participaram da Iª Cavalgada de Pirpirituba em homenagem ao falecido Gonçalo Antônio dos Santos, conhecido popularmente como “Orlando Vaqueiro”. Na última quinta-feira (13/11), completou um ano de seu falecimento. A programação contou com café da manhã, cavalgada, vídeo, sorteio, feijoada, favada e show. O evento teve a organização do jovem Fábio Lourenço e da família de Orlando, como também apoios de alguns colaboradores do município.
Família de Orlando Vaqueiro
 A concentração do evento se deu na antiga vila de casas, localizada nas proximidades da Usina São Francisco, distante a poucos quilômetros da sede do município de Pirpirituba. Em um dos espaços do terreno foi instalada uma tenda, onde foi oferecido um café da manhã aos participantes com diversas frutas, sanduíches e refrigerantes. 
 Já se passavam das 10h40 quando deu início a cavalgada. Ao chegar à usina, onde Orlando Vaqueiro passava boa parte do tempo, todos os vaqueiros, cavaleiros e amazonas param e de mãos dadas rezaram o Pai de Nosso e Ave-Maria em sua homenagem. Depois prosseguiu o percurso.
Jany Deodato ao 
lado da mãe (preto)
 A cavalgada foi puxada por um nini-trio sobre a cantoria do repentista Antônio Costa. Diversas ruas da cidade foram percorridas, principalmente a rua Sólon de Lucena, aonde ele residia com a família. Por fim, os participantes se dirigiram ao ginásio poliesportivo ‘O Telsão’, ponto final da cavalgada.
 No interior do ginásio, por volta das 12h, foi iniciada a celebração de uma santa missa pelo padre José Anselmo, da paróquia de Pirpirituba. Depois, aconteceu uma rifa de uma sela para cavalo e dois pares de bodas. 
 Posterior, um vídeo foi exibido aos presentes onde mostrou um pouco da história de vida de Orlando Vaqueiro juntamente com sua família. Em seguida, houve distribuição de feijoada e favada ao público. Por fim, o forró 'Cabo a Rabo' encerrou a programação comemorativa.  
 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário