quarta-feira, fevereiro 13, 2013

'Madame Arara':Diva do bordel morre aos 82 anos em João Pessoa

     Morreu aos 82 anos, em João Pessoa, Maria de Lourdes Rocha Hayvanon, a famosa ‘Madame Arara’. Na década de 70, ela ficou conhecida por comandar uma casa de prostituição na cidade de Guarabira, Agreste paraibano, onde era bem frequentada por pessoas da alta sociedade. Ultimamente, Madame Arara se converteu evangélica e seguidora da Igreja Assembleia de Deus.
Na juventude
   Maria de Lourdes faleceu na terça-feira (12), Dia de Carnaval, por volta das 1h30 da madrugada. Ela  já se encontrava  muito debilitada devido à idade e  era doente de osteoporose. A evangélica, atualmente, residia no Bairro Funcionários 4, em João Pessoa, mas segundo uma sobrinha, o sonho dela era retornar para morar em Guarabira, onde gostaria de ser sepultada.
    O corpo da Irmã Lourdes, como ficou conhecida depois que passou a ser evangélica, foi velado e sepultado no Cemitério Bom Jesus de Guarabira, como era o seu desejo. Amigos e familiares deram os últimos a deus.
     Mary Almeida Lima, uma das moças que trabalhou com Madame Arara nos tempos áureos, contou ao repórter Juka Martins quando foi expulsa de casa aos 16 anos de idade pediu abrigo no cabaré dela e não a negou. “Eu vivi os melhores dias da minha vida no Lourdes Drink`s.”. Hoje, ela reside em Picuí (PB) e quando fala daquele tempo se emociona ainda.
      O escritor Guarabirense Jocélio Fidéles, autor do livro 'Estrela: O Parque do Prazer', onde relata história sobre os cabarés existentes na cidade daquela época, em destaque o de Madame Arara. Em sua publicação, ele conta a história dela em três etapas.
    Segundo o escrito, Maria de Lourdes chegou ao município em 1973, com 43 anos de idade. Naquela mesma época, ela montou o seu comércio de diversão, que  veio a funcionar no final do bairro Novo, cujo nome era  Lourdes Drink's. Além desse, Madame Arara também tinha outras casas noturnas de diversões instaladas em diversas cidades da região. 
Atualmente
      A musa das noitadas guarabirenses, como ficou conhecida também na época, conforme o escritor guarabirense,  era uma mulher muito respeitada e querida por todos e tida como  fina, educada e uma gentileza inquestionável. Ela sempre foi uma pessoa de estender a mão aquelas garotas que eram expulsas de suas casas pela família por algum motivo, as quais passavam a trabalhar na casa de prostituição dando diversão aos frequentadores.
      Lourdes Drink`s só veio fechar as suas portas 23 anos depois. O reinado da diva do bordel chegou ao fim em 1996. Dois anos após, em 1998, ela entrou para a vida evangélica até os dias atuais.

Com informações do Portal Mídia/ Fotos: Arquivo da família

Nenhum comentário:

Postar um comentário