O horário de verão, que começou em 16 de outubro de 2011, termina neste domingo (26). Por causa da mudança, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e Bahia, terão que atrasar os relógios em uma hora à meia-noite deste sábado (25). Assim, o sábado terá uma hora a mais.
Mesmo a Paraiba não fazendo parte do horário de verão, mas alguns serviços sofreram alterações durante este período a exemplo de horários de vôos para outros estados e funcionamentos de bancos.
O horário de verão neste ano gerou uma economia de R$ 160 milhões, informou o Operador Nacional do Sistema (ONS). De acordo com o órgão essa "economia tem como consequência a redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor."
De acordo com o ONS, os 133 dias de horário de verão em 2012 representaram uma redução da demanda no horário de ponta da ordem de 2.555 megawatts, sendo 1840 megawatts no subsistema que abastece as regiões Sudeste e Centro-Oeste, 610 megawatss no subsistema do Sul e 105 megawatts no subsistema do Nordeste, referente à participação da Bahia. A redução representa 4,6% da demanda máxima dos três subsistemas, segundo o ONS.
O órgão regulador informou ainda que redução de energia foi de 0,5% em todos os subsistemas envolvidos, o que equivale a 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro ou 10% do consumo mensal de Curitiba e 0,5% do consumo mensal de Feira de Santana (BA).
Com os dias mais longos, o objetivo é reduzir o consumo de energia e aproveitar mais a luz do sol durante o verão. A decisão de utilizar o horário é de cada estado e, neste ano a Bahia resolveu aderir.
A inclusão do estado era reivindicada por empresários do estado. Eles queriam sincronia com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do Sul e do Sudeste.
Da Redação com G1
Da Redação com G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário