domingo, junho 21, 2026

Zé Cantor, Forro Amedôin e Ricardo Show abrem o São João Vespertino de Borborema


  O São João Vespertino de Borborema tem a sua abertura oficial neste domingo (21/06) e conta com as seguintes atrações: Zé Cantor, Forró Medôin e Ricardo Show. 
 A festa acontece de 21 a 24. Com o título de “O Maior São João Vespertino do Brasil“, o município de Borborema promete uma festa junina histórica, iniciando sempre suas atrações às 15h.

Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

 
  O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21/06). A estação mais fria do ano é marcada por temperaturas baixas e dias curtos e termina em 22 de setembro, quando abre espaço para a primavera. Este ano, no entanto, por conta do El Niño, o inverno deverá ter temperaturas mais elevadas no Brasil. O início do fenômeno foi confirmado pela Agência dos Estados Unidos para Oceanos e Atmosfera (Noaa, na sigla em inglês) 
 O El Niño, que significa O Menino, em espanhol, se caracteriza pelo aquecimento da região equatorial do Oceano Pacífico. O nome foi dado por pescadores do Peru e do Equador que apelidaram o aquecimento das águas em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus. 
  Impacto na Paraíba 
  Na Paraíba, os impactos mais preocupantes devem ser sentidos no Sertão, Cariri e Curimataú. Com menos chuvas, há risco de redução nos níveis dos açudes, dificuldades para a agricultura familiar e prejuízos para atividades ligadas à pecuária. 
 A escassez hídrica também pode exigir maior atenção com relação ao abastecimento de água, principalmente em municípios que dependem dos açudes e barragens para garantir o consumo da população. Já no litoral paraibano, os efeitos tendem a ser menos severos. 
  No entanto, o calor pode ficar mais intenso e as chuvas podem ocorrer de forma mais irregular, com períodos mais quentes do que a média histórica. 

 Da Agência Brasil

Residência tem princípio de incêndio; Corpo de Bombeiros são accionados


  Corpo de Bombeiros foram acionados na manhã deste domingo (21/06) para controlar um princípio de incêndio em uma residência, localizada no bairro Rota do Alto, na cidade de Guarabira, Agreste paraibano,
 Não houve até o momento informações o que teria provocado o início do fogo. Populares chegaram ao ouvir estrondo vindo do imóvel e, em seguida, o fogo.

Engenheiro guarabirense é assassinado a tiros em Lagoa Seca; suspeito do crime identificado

 
 O homicídio registrado neste domingo (21/06) na cidade de Lagoa Seca, na Paraíba, envolveu o empresário do ramo de construção civil Christian Dantas (02) como o suspeito dos disparos, da cidade de Santa Luzia, e o jovem Rubens Fernandes (01), natural de Guarabira, como a vítima. 
  De acordo com informações iniciais publicadas pelo portal de notícias Blog do Márcio Rangel, o crime ocorreu após desavenças motivadas por ciúmes na saída de um festa. 
  Rubens Fernandes, segundo o portal, foi baleado na saída de um evento no município de Lagoa Seca. Ele chegou a receber atendimento médico de urgência no Hospital de Emergência e Trauma, mas não resistiu aos ferimentos. 
  A polícia civil informou que a discussão começou devido ao relacionamento passado da atual companheira do suspeito com a vítima.
 Christian Dantas, que possui negócios baseados na cidade de Santa Luzia, foi detido pelas autoridades e encaminhado diretamente para a Central de Polícia de Campina Grande/PB.

sábado, junho 20, 2026

Paraíba apreende cerca de 65 mil fogos de artifício com estampido em ações de fiscalização


  Cerca de 65 mil fogos de artifício com estampido foram apreendidos na Paraíba durante ações de fiscalização feitas em diferentes regiões do estado. O material é proibido pela Lei Estadual nº 13.235/2024, que veda a fabricação, comercialização, armazenamento, transporte e utilização desse tipo de artefato. 
 As operações são conduzidas por órgãos estaduais em conjunto com instituições parceiras e incluem inspeções em estabelecimentos comerciais, além da verificação de denúncias encaminhadas pela população aos canais oficiais de fiscalização. 
 A legislação em vigor permite apenas o uso de fogos de artifício sem emissão de estampidos.

Mulher é presa em flagrante com 40 litros de "Lolo"


  Uma mulher de 31 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas na última sexta-feira (19/06), na cidade de Pocinhos. Com ela, a Polícia Civil apreendeu cerca de 40 litros de "loló", uma substância entorpecente ilícita. 
 A ação foi desencadeada após os agentes receberem uma denúncia anônima informando sobre a comercialização de drogas em uma residência localizada na região central do município.

segunda-feira, junho 15, 2026

Ônibus de passageiros capota na CE-187, em Tauá, e deixa ao menos 7 mortos e dezenas de feridos


   Um grave acidente envolvendo um ônibus de passageiros foi registrado na madrugada desta segunda-feira (15/06) na CE-187, na zona rural do município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns. O veículo, que havia saído de Sobral com destino a Juazeiro do Norte, transportava cerca de 41 pessoas, entre elas vários atletas de basquete. 
  De acordo com as primeiras informações obtidas pelo Portal @sobralonline , o ônibus capotou entre as localidades de São João e Massapê, no Distrito de Trici, a aproximadamente 35 quilômetros da sede de Tauá. Equipes de resgate foram acionadas por volta das 3h35 da madrugada, mobilizando profissionais do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e ambulâncias de diversos municípios da região. 
  Informações preliminares apontam que pelo menos sete pessoas morreram no local. Além disso, 24 vítimas foram encaminhadas ao Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, enquanto outras 10 deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tauá, onde recebem atendimento médico e passam por avaliação das equipes de saúde.

Dupla é detida ao tentar jogar drogas e celulares para dentro de presídio


  Uma ação rápida da Polícia Militar impediu a entrada de uma quantidade de materiais ilícitos na Colônia Penal Agrícola de Sousa, no Sertão da Paraíba. O caso foi registrado nesse domingo (14/06). 
  De acordo com informações da corporação, todo o material estava preparado para ser arremessado por cima do muro da unidade prisional. 
  Após a identificação da tentativa, os policiais realizaram buscas em uma área de mata próxima ao presídio e localizaram dois suspeitos envolvidos na ação. “Os dois suspeitos, um maior e um menor de idade, que tentaram arremessar os objetos e drogas foram detidos”, afirmou a PM em nota.

domingo, junho 14, 2026

Homicídio em Serra da Raiz: Homem é encontrado morto no sítio Lameiro


  Na noite deste domingo (14/06), um crime de homicídio foi registrado na zona rural do município de Serra da Raiz. A vítima, identificada como José Cícero, conhecido popularmente como "Kiko", de 41 anos, foi encontrada morta dentro de sua residência, localizada no Sítio Lameiro.
 De acordo com informações preliminares, o corpo foi localizado por um irmão da vítima. Ao chegar ao local e abrir a residência, ele se deparou com José Cícero já sem vida, com uma perfuração a faca desferida na região do pescoço.
 As circunstâncias levam a crer que o crime tenha ocorrido ainda durante a madrugada. As autoridades policiais já iniciaram as diligências para apurar a autoria e a motivação do homicídio. 
 A investigação contará com o apoio de imagens de câmeras de segurança instaladas no percurso e devem ser fundamentais para identificar os responsáveis pelo crime. 

Da Redação, com fonte do blog Felipe Silva

Pirpirituba ganha nova Unidade Básica de Saúde no Bairro Alto Damião

 
 A gestão municipal de Pirpirituba 
realizou a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde I (UBS I) do Bairro Alto Damião, na tarde desse sábado (13/06). O empreendimento representa um importante investimento para à saúde pública do município e é fruto de uma parceria estratégica entre município e o governo federal, por meio do Novo PAC.
 A nova unidade foi projetada para oferecer mais conforto, qualidade e eficiência no atendimento à população. O equipamento conta com espaços amplos e modernos, consultórios equipados, consultório odontológico e uma estrutura de alto padrão, garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e mais comodidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
  Durante a solenidade, o prefeito Danilo Rocha destacou a importância da obra para o fortalecimento da atenção básica no município. “Hoje é um dia muito especial para Pirpirituba. Estamos entregando uma unidade moderna, pensada para acolher bem nossa população e oferecer um atendimento cada vez mais humanizado. Essa UBS representa nosso compromisso com a saúde e com a qualidade de vida dos moradores do Alto Damião e de toda a cidade”.
    A secretária municipal de Saúde, Erika Pontes, ressaltou os benefícios que a nova estrutura proporcionará aos usuários e profissionais. “Essa nova UBS chega para otimizar os serviços de saúde, oferecendo mais conforto, acessibilidade e melhores condições de atendimento. É um espaço preparado para atender as necessidades da população com mais eficiência e qualidade, fortalecendo a atenção primária em nosso município”.
 A nova unidade permitirá a ampliação dos serviços ofertados à comunidade, proporcionando mais comodidade aos moradores e contribuindo para um atendimento mais ágil e acolhedor.
   A cerimônia de inauguração contou com a presença do deputado federal Ruy Carneiro, dos vereadores do município, secretários, lideranças locais e da população.
   Com a inauguração da UBS I do Bairro Alto Damião, a gestão municipal reafirma seu compromisso de investir em infraestrutura e na melhoria dos serviços públicos, garantindo mais dignidade, cuidado e qualidade de vida para todos os pirpiritubenses.



sexta-feira, junho 12, 2026

Pirpirituba ganha nova Unidade Básica de Saúde no bairro Alto Damião neste sábado


  O bairro Alto Damião, em Pirpirituba, receberá um importante reforço na área da saúde, com a inauguração, na tarde deste sábado (13/06), a partir das 15h30, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade. 
  O novo equipamento público está localizado na Rua São José e foi planejado para descentralizar os atendimentos, garantindo mais conforto, agilidade e dignidade aos moradores que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). 
  A nova UBS contará com uma estrutura moderna e equipes preparadas para oferecer serviços essenciais de atenção primária. 
  O gestor municipal de Pirpirituba, Danilo Rocha, juntamente da secretária de Saúde, Erika Pontes, faz o convite a todos os pirpiritubenses para participarem do ato solene de entrega da UBS Alto Damião.

MPPB mira uso irregular de quadriciclos em Bananeiras e pede blitz e apreensões


  O Ministério Público da Paraíba (MPPB) expediu uma recomendação às autoridades policiais de Bananeiras para fiscalizar o uso de quadriciclos em Bananeiras, no Brejo paraibano. A medida tem como foco principal os grandes condomínios residenciais da cidade, especialmente durante o período das festas juninas. 
 Na recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Erik Bethoven de Lira Alves, o MPPB cita preocupação com o uso desses veículos em condomínios como Sonhos da Serra, Águas da Serra, Monte das Cerejeiras, Caminhos da Serra e Yes Banana. Segundo o documento, há relatos frequentes de quadriciclos e veículos do tipo UTV (Utility Task Vehicle) “sendo conduzidos, muitas vezes, por menores de idade ou pessoas inabilitadas, transitando em alta velocidade ou executando manobras perigosas”. 
  No documento, o Ministério Público recomenda à Polícia Militar e à Semob a realização de blitz e operações de fiscalização nos acessos aos principais condomínios e nas ruas, especialmente durante as festas juninas. 
  A orientação inclui a apreensão de quadriciclos sem placa, sem licenciamento ou conduzidos por pessoas não habilitadas, além da remoção de qualquer UTV flagrado circulando em vias públicas.

quarta-feira, junho 10, 2026

Alto Damião celebra à tradicional Festa de Santo Antônio neste sábado, em Pirpirituba


 O município de Pirpirituba dá o grande pontapé inicial dos festejos juninos, neste sábado (13/06), com a realização da tradicional Festa de Santo Antônio no bairro Alto Damião. Um dos eventos mais aguardados pela comunidade local, promete atrair moradores e visitantes para uma noite de muita música, animação e celebração. 
  A festividade, que une a devoção ao santo casamenteiro com a alegria dos festejos juninos, contará com uma programação musical especial para não deixar ninguém parado. 
 Para comandar o show e garantir o arrasta-pé até altas horas, a organização do evento confirmou duas grandes atrações: Netinho Vaqueiro, com a pegada da vaquejada e do forró estilizado, o cantor promete animar o público com ritmo que o nordestino ama, e a banda A Deusa, para completar à noite com muito forró e deixar a energia dos presentes lá no alto. 
  A realização do evento conta com o apoio total e a organização da secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Pirpirituba, sob a gestão do prefeito Danilo Rocha.

Exemplo que vem do Brejo: Danilo Rocha, de Pirpirituba, prioriza o povo e celebra investimentos ao lado do governador adversário


  Em um cenário político marcado pela disputa feroz por espaço e pelas divisões partidárias, um gesto de maturidade e civilidade administrativa chamou a atenção durante o evento de autorização da licitação para a pavimentação asfáltica da rodovia PB-085, de Pirpirituba a Borborema, na tarde dessa terça-feira (9/06). O prefeito de Pirpirituba, Danilo Rocha (União Brasil), participou do evento liderado pelo governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP). Deu uma demonstração que o bem-estar da população está acima das divergências partidárias. Mesmo integrando o bloco de oposição ao governo estadual, Danilo atendeu ao convite institucional e subiu ao palanque para agradecer publicamente pelos investimentos destinados ao município que governa e a toda a região. 
  Durante o evento, o governador recém-empossado, Lucas Ribeiro, fez questão de elogiar a postura do gestor municipal, classificando-a como “uma demonstração de grandeza política". Ribeiro enfatizou que o asfalto e os benefícios sociais não escolhem partido: "Ninguém vai estar na porta da estrada perguntando se você é situação ou oposição. A estrada é para todo mundo, é para a Paraíba", disse o governador, enaltecendo a presença de Danilo e de seus correligionários.
  Povo em 1º Lugar 
  Ao fazer uso da palavra, o prefeito Danilo Rocha reforçou seu compromisso com o povo de Pirpirituba e disse que sua conduta reflete sua visão da forma moderna e responsável de fazer política, focada em resultados para a comunidade: "Como representante da cidade e representante do povo, se o benefício e o investimento vêm para o povo, é questão de honra minha estar aqui. Eu vivo aqui, eu moro aqui e sei da necessidade da população", afirmou o prefeito. 
  Danilo ressaltou que a obra foi atendida pelo governo do estado por meio de um pedido seu, realizado junto ao DER-PB (Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba), que foi amplamente divulgados nos meios de comunicação e que sua realização atende a um sonho antigo que beneficiará não apenas Pirpirituba, mas toda a região. Ele finalizou desejando que “o cronograma da obra siga conforme o planejado para que os moradores colham os frutos o quanto antes”. 
  O episódio, em pleno ano eleitoral, foi amplamente elogiado pelos presentes e repercute como um divisor de águas na política local, servindo de exemplo para que as parcerias administrativas em prol do desenvolvimento social prevaleçam sobre as disputas de palanque eleitoral.

segunda-feira, junho 08, 2026

Enem: prazo de inscrição é prorrogado até dia 12 de junho


  O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrição para o Enem 2026 até o dia 12 de junho, próxima sexta-feira. Com isso, os interessados ganham uma semana a mais para se inscrever na principal porta de entrada do ensino superior gratuito do Brasil. 
  Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante do Enem na internet e preencher as informações solicitadas. Para os estudantes não isentos, o prazo para pagar a taxa de inscrição vai até o dia 17 de junho. 
  A prorrogação não altera as datas de aplicação do exame, que permanece marcado para os dias 8 e 15 de novembro, em todo o país.

Da Agência Brasil

terça-feira, junho 02, 2026

Delegado é preso em operação contra envolvimento de policiais com tráfico


   Um delegado da Polícia Civil da Paraíba  e dois agentes da instituição foram presos na manhã desta terça-feira (2/06), durante uma operação que investiga envolvimento de policiais com o tráfico de drogas. Eles são suspeitos de repassar informações sigilosas para um grupo criminosos. 
  Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de cerca de R$ 10 milhões dos investigados. 
 O grupo teria atuação estruturada e contaria com a participação de agentes públicos.

segunda-feira, junho 01, 2026

Prefeito Danilo Rocha assina Ordem de Serviço para pavimentação do Santuário de Nossa Senhora de Fátima


  Na manhã do domingo (31/0), o prefeito de Pirpirituba, Danilo Rocha, assinou a Ordem de Serviço para a pavimentação do acesso à Capela de Nossa Senhora de Fátima, localizada na comunidade do sítio Dois Irmãos, considerada um dos cartões-postais do município e importante ponto de fé, cultura e turismo religioso da região. 
   O ato solene aconteceu no próprio santuário no fim da celebração da santa missa, e contou com a presença do padre Arimateia, fiéis e moradores da localidade, os quais celebraram o início de uma obra aguardada há anos. 
 O recurso destinado para a realização da obra foi uma emenda do senador Veneziano Vital do Rêgo, fortalecendo os investimentos em infraestrutura e valorização dos espaços religiosos do município. Com isso, vai garantir mais conforto, segurança e acessibilidade para os moradores e para os visitantes que frequentam o santuário, especialmente, durante as celebrações religiosas e eventos tradicionais que movimentam a comunidade ao longo do ano. 
  Durante a assinatura, o prefeito Danilo Rocha destacou a importância da execução da obra. “Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Estamos assinando esta ordem de serviço que representa respeito à fé do nosso povo, valorização da nossa cultura e incentivo ao turismo religioso. A Capela de Nossa Senhora de Fátima é um patrimônio afetivo e espiritual de Pirpirituba, e essa pavimentação vai proporcionar mais dignidade aos moradores e aos visitantes que chegam até aqui. Agradeço ao senador Veneziano pela parceria e pelo compromisso com o nosso município”. 
   O padre Arimateia também comemorou a conquista e ressaltou os benefícios que a obra trará a capela. “Recebemos esta notícia com grande alegria. Essa pavimentação era um sonho antigo da comunidade e certamente trará muitas melhorias para todos que frequentam a capela. É uma obra que facilita o acesso, fortalece a vivência da fé e valoriza ainda mais este espaço tão importante para nossa história e nossa religiosidade”. 
  Com mais esta ação, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o desenvolvimento das comunidades rurais, investindo em obras que promovem qualidade de vida, preservam a identidade cultural e fortalecem o potencial turístico de Pirpirituba.

Da Assessoria